Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DISPUTA DAS FINANCEIRAS

Popularidade dos bancos digitais está em alta, mas maior parte dos brasileiros ainda não abandona as instituições tradicionais, mostra pesquisa do BofA

O banco de investimentos ouviu mil brasileiros para entender como anda a adoção de plataformas digitais, perfis de clientes e líderes do mercado

mãos masculinas usando telefone inteligente enquanto digita em ATM, caixa eletrônico de banco | Banco Central Bancos Digitais
Imagem: Shutterstock

Já chega a quase 100% o número de brasileiros com mais de 18 anos que usam os serviços de bancos e carteiras digitais, mas a maioria deles ainda não abre mão de suas contas em instituições financeiras tradicionais. É o que mostra uma pesquisa do Bank of America (BofA) sobre a presença dos neobancos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo terceiro ano consecutivo, o banco de investimentos ouviu mil brasileiros para entender como anda a adoção de plataformas digitais, perfis de clientes e líderes do mercado.

O resultado indica que 98% dos entrevistados possuem conta em fintechs, contra 89% na primeira edição do levantamento, em 2019. O número de usuários exclusivos dos neobancos cresceu cinco pontos percentuais, para 8%, na mesma base de comparação.

Já o número de clientes com conta apenas em bancos tradicionais caiu de 9% para 2%, mas 92% deles ainda mantêm, em paralelo, contas nessas instituições. E o percentual deve seguir alto: cerca de 80% dos usuários dos dois mundos não pretendem fechar sua conta nos bancões.

Demografia bancária

Entre os desconfiados com o universo financeiro digital, a maior parte possui mais de 45 anos e renda acima de cinco salários mínimos mensais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os clientes exclusivos de bancos digitais são mais jovens - predominantemente na faixa dos 18 aos 29 anos - e têm menor poder aquisitivo, de um a três salários mínimos. Veja abaixo:

Leia Também

IMPOSTO NO COPO

Reforma tributária pode virar dor de cabeça para a Ambev (ABEV3): BofA vê risco ainda ignorado pelo mercado

DÍVIDA NO RADAR

Braskem (BRKM5) busca fôlego com credores, e recuperação extrajudicial entra no radar, diz agência; ações caem na bolsa

Essa última característica pode ser explicada, segundo o BofA, pelo Auxílio Emergencial. O pagamento do benefício social, criado no início da pandemia de covid-19 para cidadãos de baixa renda, foi feito por meio do Caixa Tem, plataforma digital da Caixa Econômica Federal.

Líderes do mercado

Além das estatísticas gerais sobre o mercado, o Bank of America também monitorou as dez principais fintechs nos últimos três anos. No período, PayPal, Nubank e PicPay assumiram a dianteira no quesito de penetração dos aplicativos entre a população digital.

E a coexistência de mais de um banco digital na liderança deve seguir nos próximos anos, pois cresceu também o número médio de apps por usuário. O indicador saltou de 2,1 em 2019 para 4,5 no ano passado e quase 70% dos entrevistados usam três ou mais aplicativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Celular com logo Nubank 1 de junho de 2026 - 19:30
Arte mostra bandeira da China e bolsa 1 de junho de 2026 - 14:00
Reag Investimentos 30 de maio de 2026 - 16:08
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 30 de maio de 2026 - 14:30
Fachada de agência Select do Santander Brasil (SANB11). 29 de maio de 2026 - 11:02
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 28 de maio de 2026 - 20:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar