Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Adiantada

Petrobras (PETR3; PETR4) antecipa início da operação do navio-plataforma P-71, no campo de Itapu

Começo da produção de óleo e gás na unidade estava previsto somente para 2023

Plataforma P-71 da Petrobras
Plataforma P-71 da Petrobras: capacidade de processar até 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Imagem: Felipe Gaspar/Divulgação Petrobras

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou que colocou em operação, nesta quarta-feira (21), o navio-plataforma P-71, instalado no campo de Itapu, na Bacia de Santos, a 200 km da costa do Rio de Janeiro. O início da produção foi antecipado, pois a previsão original era para 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A P-71 é uma plataforma própria, do tipo FPSO (sistema flutuante, de produção, armazenamento e transferência), com capacidade para processar, diariamente, até 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás, além de armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo.

"Vamos conseguir antecipar também o ramp-up (evolução da produção), o que é uma excelente notícia não só para a Petrobras como para o país, que receberá mais cedo os royalties desta produção", destacou o diretor de desenvolvimento da Produção da Petrobras, João Henrique Rittershaussen, em comunicado ao mercado.

Posicionada em profundidade de água de 2.010 metros, a P-71 será a única a produzir no campo de Itapu, operado integralmente pela Petrobras nos regimes de cessão onerosa e partilha de produção. A previsão da companhia é de que a unidade alcance sua capacidade máxima de produção já em 2023.

Ainda segundo o comunicado, a P-71 é a sexta e última da série de plataformas replicantes operadas pela Petrobras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Essas unidades são caracterizadas por um projeto de engenharia padronizado, alta capacidade de produção e tecnologias avançadas de operação e redução de emissões de gases de efeito estufa. Uma das tecnologias de baixo carbono da unidade é o chamado sistema de FGRU (Flare Gas Recovery Unity), que contribui para um maior aproveitamento do gás produzido e redução das emissões", diz o texto.

Leia Também

ESQUEÇA OS MENUS? 

O novo plano do Itaú (ITUB4) para ganhar a guerra da principalidade: agora, o banco quer conversar com você

AÇÕES DEFENSIVAS

Por que o Safra acredita que Copasa (CSMG3) e Sabesp (SBSP3) podem entregar mais ao investidor

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O bilionário Warren Buffett, dono do conglomerado de investimentos Berkshire Hathaway (BERK34) 27 de julho de 2026 - 11:00
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 26 de julho de 2026 - 14:04
PicPay. 24 de julho de 2026 - 11:59
Isa Energia 24 de julho de 2026 - 10:16
Ânima 23 de julho de 2026 - 13:57
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 23 de julho de 2026 - 11:20
Cartões da Revolut e do Nubank. 22 de julho de 2026 - 17:40
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 22 de julho de 2026 - 16:08
Fachada de loja da Tim (TIMS3) 22 de julho de 2026 - 13:32
Indicador do mercado de ações com agenda ao fundo. ID da foto: 641926932 22 de julho de 2026 - 10:00
20 de julho de 2026 - 20:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar