Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FAÇA-SE A LUZ

EDP Brasil (ENBR3) aumenta distribuição de energia em 2021, mas vê queda no trimestre; confira detalhes da prévia

Consumo de energia distribuída no trimestre refletiu condições climáticas mais amenas e a menor recuperação das atividades econômicas

Logo da EDP Brasil
Veja os destaques financeiros da EDP Brasil no terceiro trimestre. - Imagem: Divulgação

Apesar de a pandemia ter limitado o crescimento econômico em 2021, a retomada gradual em algumas atividades fez com que a EDP Brasil (ENBR3) vendesse mais energia em todos os segmentos em que atua no ano passado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com prévia operacional divulgada nesta segunda-feira (17), a empresa encerrou o ano com um crescimento de 5,5% na energia distribuída quando comparado com 2020, para um total de 26 milhões de megawatts/hora (MWh). 

Indústria foi o segmento com o maior avanço percentual no período, com aumento de 8,9%. Na sequência aparece o setor rural, com 8,0%; o comercial, com 5,8%; concessionárias e geradores, com 5,0%; permissionárias, com 2,1%; e residencial, com 1,1%.  

Considerando o total do mercado livre, houve aumento de 11,6% em 2021 ante 2020, para 12,4 milhões de MWh, enquanto o mercado cativo viu uma alta de 0,5% na mesma base de comparação, para um total de 13,5 milhões de MWh. 

EDP Brasil distribui menos no trimestre

Embora tenha fechado o ano com um crescimento maior, a distribuição da EDP Brasil não apresentou a mesma performance no quarto trimestre de 2021. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre outubro e dezembro de 2021, a empresa viu o total de energia distribuída cair 1,5% quando comparado com 2020, para um total de 6,5 milhões de MWh. 

Leia Também

TOUROS E URSOS #282

Natura, Azzas, Hapvida: o que explica o fracasso dos conglomerados brasileiros?

CHECK-UP

Aos 100 anos, Grupo Fleury (FLRY3) cresce como startup e lucro salta 45%; CEO dá diagnóstico

Em comunicado, a EDP Brasil diz que o consumo de energia distribuída no trimestre refletiu as condições climáticas mais amenas e a menor recuperação das atividades econômicas quando comparado com o mesmo período de 2020, quando houve o melhor resultado entre trimestres daquele ano. 

O setor rural liderou a baixa em termos percentuais, com queda de 14,1% em base anual. Na sequência aparecem as permissionárias, com -10,0%; concessionárias e geradores, com -5,8%; residencial, com -5,5%; e comercial, com -0,6%.

Na contramão, a indústria foi o único segmento que cresceu em distribuição: 2,1%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando o total do mercado livre, houve aumento de 5,0% no quarto trimestre de 2021 ante o mesmo período do ano anterior, para 3,1 milhões de MWh, enquanto o mercado cativo viu uma queda de 6,9% na mesma base de comparação, para um total de 3,3 milhões de MWh. 

Desempenho por região

A EDP São Paulo viu um aumento de 5,2% no total de energia distribuída em 2021 ante 2020, para 15,8 milhões de MGWh. No trimestre, no entanto, houve queda de 3,0%, para 3,9 milhões de MGh.

A EDP Espírito Santo registrou crescimento de 6,0% no ano, para 10,2 milhões de MGWh, enquanto no trimestre a alta foi de 0,9%, para 2,5 milhões de MGWh. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foto do aplicativo do ChatGPT na tela do celular 5 de agosto de 2026 - 15:16

PUBLICIDADE DIGITAL

Em busca de receita, OpenAI inclui anúncios no ChatGPT

5 de agosto de 2026 - 15:16
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 5 de agosto de 2026 - 15:03
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 5 de agosto de 2026 - 12:02
executivos trabalhando empresa reunião 5 de agosto de 2026 - 11:00
Navio-plataforma de petróleo em construção em um estaleiro, com guindastes realizando a instalação de módulos sobre a embarcação ao pôr do sol 5 de agosto de 2026 - 10:40

O QUE MUDA PARA O INVESTIDOR

Vender ou ficar com BRAV3? Leilão da OPA da Brava Energia acontece hoje (5)

5 de agosto de 2026 - 10:40
Fachada de uma agência do Bradesco com arquitetura moderna, destacando painéis vermelhos e brancos, logotipos do banco em ambas as laterais do prédio, amplas paredes de vidro na entrada, corrimãos de acessibilidade e paisagismo com árvores e arbustos ao redor. 5 de agosto de 2026 - 7:08
Montagem ilustrativa mostra o logotipo da SpaceX em primeiro plano ao lado de pilhas de dólares, com o prédio da Nasdaq ao fundo. A imagem representa a abertura de capital da empresa de Elon Musk e sua estreia na bolsa americana. 4 de agosto de 2026 - 17:51
ônibus da marcopolo 4 de agosto de 2026 - 14:25
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar