2022-07-03T17:15:35-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
No céu

Cielo dá volta por cima, e ações CIEL3 têm a maior alta do Ibovespa no semestre; privatizada, Eletrobras (ELET3; ELET6) também se destaca

Turnaround da empresa de maquininhas agrada, enquanto concorrência passa a sofrer em ambiente de juros em alta; veja o ranking completo das melhores ações do Ibovespa no semestre

3 de julho de 2022
16:47 - atualizado às 17:15
Cielo (CIEL3)
Mesmo com alta de 65%, ações da Cielo (CIEL3) ainda estão longe das máximas. - Imagem: Divulgação

O primeiro semestre foi duro para o Ibovespa, que amargou desvalorização de 6% no período, após um início de ano estelar. Mas enquanto as ações que mais sofreram viram quedas de quase 70% no período, o destaque positivo teve uma alta da mesma ordem, mas com o sinal trocado: com a maior valorização do índice em 2022, as ações da Cielo (CIEL3) terminaram o semestre com alta de 65,49%.

Trata-se de uma espécie de redenção para a empresa, que vinha sofrendo nos últimos anos com o aumento da concorrência no segmento de maquininhas de cartão e perda de participação de mercado.

No entanto, a cotação de R$ 3,75, na qual as ações da Cielo terminaram o semestre, ainda está longe das máximas históricas, na faixa dos R$ 30, atingidas em 2015 e 2016.

De patinho feio na bolsa nos últimos anos - com bem mais recomendações de venda e manutenção do que de compra, por parte dos analistas -, a Cielo agora passa por um turnaround que vem agradando os investidores. Recentemente, a companhia recebeu boas avaliações, por exemplo, do JP Morgan e do BTG Pactual.

Por um lado, a concorrência vem sofrendo com a alta global das taxas de juros, enquanto a Cielo ainda é líder de mercado, o que a deixa mais resiliente numa situação de crise como a atual.

Por outro, a queda de participação de mercado da Cielo parece ter se estabilizado, e a companhia vem se mostrando bem-sucedida em elevar seus preços em razão da alta da Selic, movimento espinhoso num cenário macroeconômico mais difícil. Ao mesmo tempo, a empresa tem conseguindo manter seus custos sob controle.

Privatização da Eletrobras agradou os investidores

Outro acontecimento de destaque na bolsa brasileira no primeiro semestre foi a privatização da Eletrobras, que finalmente saiu do papel.

Com isso, as ações preferenciais (ELET6) e ordinárias (ELET3) da agora ex-estatal tiveram o segundo e o terceiro melhores desempenhos do Ibovespa no período, com altas de 46,85% e 40,27%, respectivamente.

Outra companhia que viu uma "libertação" que lhe proporcionou uma forte valorização no primeiro semestre deste ano foi a Hypera (HYPE3), quarta colocada entre as melhores ações do Ibovespa em 2022 com uma alta de 35,46%.

Além de ser uma companhia de um setor resiliente em crises - a Hypera é dona de marcas de medicamentos -, a companhia também fechou um acordo de leniência com a Controladoria Geral da União (CGU) que a livrou de uma multa bilionária.

Finalmente, em quinto lugar no ranking das melhores ações do semestre vêm os papéis do BB Seguridade (BBSE3), outra empresa que atua num segmento resiliente e que ainda se beneficia do ambiente de juros em alta. A valorização das ações BBSE3 foi de 29,51% no acumulado do ano até 30 de junho.

As melhores ações do Ibovespa no primeiro semestre de 2022

EmpresaCódigoDesempenho
CieloCIEL365,49%
Eletrobras PNBELET646,85%
Eletrobras ONELET340,27%
HyperaHYPE335,46%
BB SeguridadeBBSE329,51%
MinervaBEEF327,69%
CPFL EnergiaCPFE325,76%
Banco do BrasilBBAS321,11%
Petrobras PNPETR419,18%
Petrobras ONPETR318,95%
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um mundo tomado pela inflação: entenda ao que é preciso prestar atenção para saber se os preços vão finalmente parar de subir

9 de agosto de 2022 - 6:10

O processo de normalização dos preços será fundamental para que consigamos ter maior previsibilidade quanto ao futuro dos ativos de risco

COMBUSTÍVEIS

Mudou de ideia? Bolsonaro diz que política de paridade de preços da Petrobras (PETR4) pode ser mantida como está

8 de agosto de 2022 - 20:43

Bolsonaro anunciou que vai manter os impostos federais dos combustíveis zerados no próximo ano

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) perde um pouco de tração, mas segue operando em alta; saiba o que mexe com a maior criptomoeda do mundo

8 de agosto de 2022 - 20:04

O destaque do dia foi para o ethereum (ETH), mas não pela alta de preços e sim pelo volume negociado nas últimas 24h

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro alfineta banqueiros e diz que ações do governo contam mais do que “assinar cartinha”; confira o recado enviado pelo presidente

8 de agosto de 2022 - 18:49

Chefe do Planalto fez referência aos manifestos em defesa da democracia articulados em reação à ofensiva sem provas do governo sobre a lisura do sistema eleitoral brasileiro — e que contou com a assinatura de banqueiros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os melhores FIIs do mês, cinco razões para comprar Weg (WEGE3) e o prejuízo do Softbank; confira os destaques do dia

8 de agosto de 2022 - 18:40

Depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a Selic a 13,75% ao ano e deixou claro que, caso um novo aumento ocorra, será apenas um ajuste residual, o mercado financeiro comprou a ideia de que o ciclo de aperto monetário chegou ao fim e já começa a sonhar até […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies