Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2022-01-06T16:32:09-03:00
Carolina Gama
ERA UMA VEZ UM SUPER APP

Governo chinês junta-se ao WeChat para popularizar sua criptomoeda; saiba os detalhes

País dá novo passo para que cidadãos possam usar amplamente o yuan digital como forma de pagamento no dia a dia

6 de janeiro de 2022
13:43 - atualizado às 16:32
china dragão
Imagem: Shutterstock

O governo chinês ganhou um aliado de peso na sua empreitada para popularizar sua criptomoeda: o WeChat. O maior aplicativo de mensagens da China — e um dos maiores serviços de pagamento do país — começará a oferecer suporte ao yuan digital.

Os mais de 1 bilhão de usuários do app agora podem optar pelo yuan digital depois que um ponto de acesso foi recém-adicionado ao WeChat Pay para a realização de pagamentos. 

A China está trabalhando no yuan digital desde 2014, mas sua implementação não está amplamente difundida no país. Por isso, a novidade do WeChat pode apoiar a criptomoeda do governo e dar um grande impulso se as pessoas começarem a usá-la. 

Com funciona

Para usar o yuan digital via WeChat, os chineses precisam primeiro passar pela autenticação de identidade por meio do e-CNY, o aplicativo de carteira digital em yuans desenvolvido pelo banco central. Confira o lançamento da versão piloto do aplicativo.

Uma vez ativada, a função permite que os usuários recebam e paguem com moeda digital no WeChat.

O super aplicativo e seus rivais

O super aplicativo, como o WeChat é apelidado, pode não ser muito conhecido para usuários fora da China, mas dentro da segunda maior economia do mundo ele é onipresente. Com o app, as pessoas podem usar desde funções de mensagens até fazer pagamentos via WeChat Pay, ou chamar táxis e pedir comida.

O WeChat Pay permite que os usuários mostrem aos comerciantes um código de barras em seus telefones para pagar por itens na loja. Também pode ser usado para compras on-line. 

Além do WeChat, da Tecent, o Alipay, administrado pelo Ant Group, afiliado do Alibaba, domina os pagamentos móveis. No ano passado, Alipay também começou a testar pagamentos digitais em yuans. 

Com o WeChat planejando lançar o e-CNY e o Alipay também a bordo, o banco central chinês terá mais chance de fazer os cidadãos usarem a moeda digital.

A e-CNY é uma carteira digital (wallet) que também será desenvolvida pelas autoridades chinesas e estará dentro de uma mesma rede (blockchain) que o yuan digital. Diferentemente de outras criptomoedas como o bitcoin (BTC), por exemplo, ambos serão controlados pelo governo.

Criptomoeda para uso doméstico

Todo o esforço do governo chinês para expandir o uso de sua criptomoeda acontece em um momento no qual o país tem acelerado os esforços para manter o controle fiscal sobre os cidadãos. 

Em setembro, as autoridades chinesas chegaram a banir atividades relacionadas à mineração de cripto ativos, prejudicando a atividade de diversas corretoras.

Quando esse cerco começou a se fechar, alguns especialistas chegaram a cogitar que a China estaria tentando abrir espaço para o yuan digital. Dessa forma, a Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) do país não teria concorrência forte direta. 

Apesar disso, as autoridades monetárias da China já afirmaram que o yuan digital deve ser voltado majoritariamente para o uso doméstico e não como moeda usada em transações internacionais. 

Veja também - Vale a pena comprar Bitcoin (BTC) a qualquer preço; entenda por que

*Com informações da CNBC

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

PRECAUÇÃO EXTRA

Cautela demais atrapalha os negócios? Não para o Bradesco (BBDC4): banco cria nova vice-presidência focada na gestão de riscos

A nova vertical abrangerá as áreas de compliance, conduta, ética e demais setores ligados à gestão de ameaças corporativas

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa ignora tensão pré-Fed e sobe mais de 2%, fechando no melhor nível desde outubro; dólar volta aos R$ 5,43

O dia tinha tudo para ser como ontem, mas o Ibovespa encontrou forças para voltar aos 110 mil pontos e recuperar as perdas da semana

CRIPTOMOEDAS HOJE

Bitcoin (BTC) sobe forte e apaga parte da queda brusca na semana; veja como operam as principais criptomoedas do mercado

Como outros ativos do risco, a moeda digital também foi afetada pelas tensões entre entre Ucrânia e Rússia nos últimos dias, mas encontrou fôlego para avançar hoje

INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA

Banco Central suspende sistema para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos; veja o que está por trás do bloqueio

O BC precisou interromper o funcionamento do sistema lançado ontem após enfrentar instabilidades geradas pelo grande volume de acessos

NOVA DEBANDADA?

Mais um técnico da área de Orçamento da Economia deixa cargo e expõe novo desgaste na equipe de Paulo Guedes

O movimento de saída é comum no último ano de governo, mas agora tem ocorrido mais cedo, ainda no primeiro mês de 2022

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies