O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-03-29T14:04:14-03:00
Camille Lima
TUDO NO DIGITAL

Já é possível comprar criptomoedas com Pix; saiba como funciona a nova ferramenta da Smartpay com a corretora Bitfinex

A princípio, só é possível fazer o “swapix”, um swap (troca) de criptomoeda, de Tether (USDT) para o real — e vice-versa; empresa pretende aceitar outras criptos no futuro

29 de março de 2022
14:03 - atualizado às 14:04
tether criptomoeda lastreada em dólar
É possível comprar a criptomoeda Tether com Pix - Imagem: Shutterstock

As criptomoedas representam cada vez mais uma fatia importante no cotidiano e na vida financeira dos brasileiros. Mesmo assim, existe uma certa burocracia para adquirir os ativos digitais. É aí que entra o novo projeto da empresa de soluções de pagamento Smartpay, que pretende unir o Pix ao blockchain.

O lançamento foi feito em parceria com a corretora britânica de criptomoedas Bitfinex, marcando a entrada da controladora do token Tether no Brasil.

Compra de criptomoedas via Pix

A ferramenta vai permitir a compra de moedas virtuais com o Pix, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central.

Basicamente, a solução vai fazer o “swapix”, que é o swap (troca) da criptomoeda Tether (USDT) para o real — e vice-versa — utilizando a API (Interface de Programação de Aplicação, em português) do Pix.

A Bitfinex vai ser a primeira empresa a implantar essa solução, porém, a companhia espera alcançar um número cada vez maior de pessoas. 

Swapix (swap através da API do Pix) da Smartpay com Bitfinex
Swapix da Smartpay com Bitfinex

A princípio, a ferramenta permitirá a troca apenas de Tether para real. Mas, segundo Rocelo Lopes, especialista em blockchain e criador da Smartpay, a ideia é passar a aceitar outras criptos.

De acordo com o dono da Smartpay, a plataforma ainda não está operando com todas as funcionalidades, mas algumas soluções sob medida já começaram a ser implantadas.

A solução de swapix, por exemplo, deve ficar disponível para os clientes da Bitfinex a partir de abril. 

Comprar e vender moedas digitais sem burocracia através do Pix

O intuito das novas soluções é revolucionar o mercado de criptomoedas e eliminar a burocracia na hora de realizar as transações.

A empresa destacou como “o Pix revolucionou a vida de quem precisa realizar pagamentos e transferências com o real”, e afirmou que, agora, a ferramenta também possibilita a compra de tokens e criptomoedas sem burocracia.

“O Swapix é a ponte de ligação entre o ‘bankchain’ e a ‘blockchain’”, afirmou Rocelo Lopes.

Além de ser um processo rápido via Pix, a ferramenta não obrigará o usuário a criar uma conta para fazer a troca.

“A  tecnologia que o Pix trouxe possibilitou o desenvolvimento de novas soluções para o mundo cripto e, agora com a solução da Smartpay, o usuário consegue fazer o swap (troca de real para cripto). Isso democratiza o acesso às criptomoedas sem se tornar refém do modelo financeiro tradicional”, afirmou Lopes.

Quem é a Smartpay

A Smartpay foi criada com o objetivo de ser uma carteira digital. 

Mas, atualmente, a plataforma permite mandar e receber dinheiro rapidamente, além de possibilitar o envio de recursos entre contas Smartpay e transações de compra, venda e troca (swap) de criptomoedas.

Ainda faz parte das suas funcionalidades as recargas de celular, saques em caixas eletrônicos e realização de pagamentos com QR Code e boletos. 

Leia também:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

ESFRIOU

Ano deve ter queda de fusões e aquisições, mas 2022 conta com negócios de grante porte até o momento; relembre algumas delas

Entre os fatores que causaram essa freada, estão a guerra entre Rússia e Ucrânia e a expectativa de desaceleração na China, após lockdowns para conterdos casos de covid

SEU DIA EM CRIPTO

Terra (LUNA) não acompanha recuperação do bitcoin (BTC) neste domingo; criptomoedas tentam começar semana com pé direito

Mesmo com a retomada de hoje, as criptomoedas acumulam perdas de mais de dois dígitos nos últimos sete dias

A COISA VAI ESQUENTAR

Novo capítulo da guerra? Vizinhos da Rússia, Finlândia e Suécia devem se juntar à Otan e tensão na região aumenta

Vladimir Putin, presidente russo, já havia dito que a entrada dos países na Organização exigiria retaliações

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies