A cerimônia do Oscar foi marcada pelo primeiro prêmio de Will Smith como melhor ator, por sua atuação no filme “King Richard: Criando Campeãs”. Mas a cena que ficou marcada na noite de domingo foi o tapa na cara do comediante Chris Rock — agora eternizado no formato de NFT e criptomoeda.
A notícia entrou nos trending topics do Twitter e fez disparar uma criptomoeda que leva um nome peculiar. A Will Smith Inu (WSI), uma moeda digital meme em homenagem ao ator, avançou 474,98% nas últimas 24h, depois de disparar mais de 600% durante a madrugada no Brasil.
No entanto, mesmo que seja uma das maiores altas do dia em termos percentuais, a WSI ainda tem um preço unitário de apenas US$ 0,0000004356, de acordo com o CoinMarketCap.
Dogecoin, Shiba Inu e Will Smith Inu: as criptomoedas-meme
O próprio nome da WSI faz referência à Shiba Inu (SHIB), a criptomoeda de cachorro que veio para competir com o Dogecoin (DOGE). E, vale ressaltar: nenhuma das três pode ser considerada um investimento.
A supervalorização desses ativos é uma característica típica dos projetos em criptografia. O efeito em rede de uma comunidade engajada consegue fazer as cotações dispararem, mas são criptomoedas sem finalidade, a não ser a diversão.
Os NFTs de Will Smith
Além da criptomoeda Will Smith Inu, uma coleção de NFT, os certificados digitais que dominaram o mundo das artes, também surgiu no OpenSea e no LooksRare.
Não é divulgado se o ator tem conhecimento da produção dessas artes ou se embolsa qualquer valor dos NFTs ou da criptomoeda.
Uma nova “empresa sem CEO”?
Mas o fato de a coleção se chamar Will Smith Slap DAO remete à ApeCoin DAO, a empresa descentralizada (decentralized autonomous organization, ou simplesmente DAO) dos NFTs da Bored Ape Yatch Club (BAYC).
A ApeCoin DAO permitirá que os usuários que possuem uma arte do BAYC participem de decisões da comunidade. No entanto, não é certo se a Will Smith Slap DAO fará o mesmo.