🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Um ano depois da bolha das meme stocks, algumas lições para você investir melhor na bolsa

Investir bem é esperar ativos de qualidade atingirem preços baixos o suficiente para oferecer um grande potencial de valorização

14 de janeiro de 2022
6:01 - atualizado às 6:41
Gamestop retail company logo on the smartphone
Imagem: Shutterstock

No início de 2021, um movimento completamente bizarro começou a acontecer nas bolsas de valores mundo afora.

Ações de companhias atoladas em problemas e/ou praticamente quebradas passaram a subir loucamente, sem qualquer mudança de fundamentos que explicasse esse movimento.

Como acabamos descobrindo mais tarde, as "meme stocks", como ficaram conhecidas, subiam por conta de recomendações feitas em fóruns sobre investimentos.

O objetivo era incentivar milhares de pequenos investidores a comprar loucamente ações com alto índice de vendedores a descoberto (short sellers), provocando um primeiro movimento de alta dos papéis.

Para se proteger dessa primeira onda, os vendedores a descoberto seriam obrigados a fechar suas posições comprando mais ações, o que ajudaria a fazer os papéis subirem ainda mais numa segunda onda – um fenômeno conhecido como short squeeze.

E a moda quase pegou no Brasil. Papéis queridinhos dos fóruns brasileiros, como IRB, Cogna e Via SA, que estavam cheias de problemas na época, até ensaiaram uma disparada com um movimento parecido que começou a se formar por aqui.

Eu escrevi sobre isso na época, sugerindo aos meus leitores ficarem bem longe dessa tramoia que tinha tudo para dar errado.

O que aprendemos um ano depois?

Dia 29 de janeiro de 2021…

Esse foi o dia que escrevi sobre as meme stocks americanas e outras ações brasileiras que estavam passando por uma situação parecida.

No caso mais conhecido e emblemático, o da Game Stop, as ações despencaram desde aquele dia, reflexo de resultados fracos que vierem em seguida e que não ajudaram a sustentar  os preços daquela época.

Fonte: Bloomberg

É verdade que, apesar da derrocada, as ações ainda continuam bem acima dos níveis de quando tudo isso começou.

Mas é bom lembrar que isso só aconteceu porque o management foi bastante esperto e aproveitou aquele momento de euforia para emitir novas ações por preços elevados, o que trouxe um enorme alívio financeiro e capacidade de investimento para a companhia.

Não fosse isso, é muito provável que os preços estariam ainda mais baixos. Mesmo assim, a queda desde então já está em cerca de 60%.

Aqui também

Mas o "fenômeno" não se restringiu apenas aos Estados Unidos.

No dia 28 de janeiro de 2021, um dia antes daquela fatídica coluna, as ações do IRB (IRBR3) fecharam o pregão com uma alta de incríveis 17,8%.

O motivo? Os fóruns de investimento brasileiros começaram a incentivar a compra enlouquecida de ações da resseguradora para provocar um movimento de short squeeze nos papéis, assim como estava acontecendo com as meme stocks lá fora.

Muitos investidores pequenos viram ali uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil.

Mas eu espero que você não tenha embarcado nessa onda, porque desde então as ações despencaram 50%.

Fonte: Bloomberg

Como você pode ver no gráfico, o oba-oba não foi capaz de proteger as cotações de mais quedas que ainda viriam pela frente, provando que as ações continuavam caras mesmo depois de já terem caído 76% em 2020.

Vitória dos fundamentos mais uma vez!

A espera é a parte mais difícil

A verdade é que não existe jeito fácil de ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Você até pode dar sorte de vez em quando, investindo numa bolha ou em algum ativo da moda que não carrega valor intrínseco algum mas que não para de subir.

Assim como os gráficos de Game Stop e IRB nos mostram, normalmente essas histórias terminam mal.

Investir bem é esperar ativos de qualidade atingirem preços baixos o suficiente para oferecer um grande potencial de valorização.

Essa espera pode demorar meses, anos ou até décadas em alguns casos. Essa é a parte mais difícil no processo de investimento. A paciência.

No entanto, quando elas finalmente aparecem, precisamos aproveitá-las.

Depois da derrocada de várias ações desde a metade do ano passado, muitas companhias de grande qualidade passaram a negociar com múltiplos que não víamos há anos.

Por exemplo, o gráfico abaixo mostra o múltiplo EV/Ebitda da Hypera (HYPE3) nos patamares mais baixos dos últimos cinco anos.

Fonte: Bloomberg

Outro exemplo. A companhia abaixo, que tem foco na produção de calçados femininos e está presente na série Oportunidades de Uma Vida, está no menor patamar de EV/Ebitda dos últimos cinco anos, mesmo alcançando resultados e crescimento recordes nos últimos trimestres.

Fonte: Bloomberg

Chegamos no fundo do poço? Impossível saber!

Mas o bom investidor sabe que seu objetivo não é adivinhar o fundo do poço.

Seu objetivo é comprar ações por preços interessantes o bastante para oferecer uma boa relação entre risco e retorno.

Em outras palavras, adquirir ações por preços nos quais ele perde pouco se errar e ganha muito se acertar.

Se você é do tipo que gosta de ganhos rápidos gerados por modismos, neste momento de pessimismo generalizado é bem provável que as ações não sejam um bom lugar para colocar o seu dinheiro.

Mas se o seu objetivo é ganhar dinheiro com a melhora do cenário no médio e longo prazos, esta janela nos parece um momento especial para comprar ótimas ações por ótimos preços.

No Empiricus Pass você encontra várias séries de renda variável que estão recomendando ações com grande potencial neste momento, como aquela calçadista presente no Oportunidades de Uma Vida.

Se quiser ter acesso a todas as séries essenciais da Empiricus com uma única assinatura, fica aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Opção é apenas para investidores profissionais? O fundo dos sobrinhos de Armínio Fraga acaba de nos mostrar que você pode se sair bem melhor do que eles

16 de setembro de 2022 - 6:03

Um desastre recente tratou de mostrar que, no mercado financeiro, todo mundo pode cometer erros, até os profissionais

SEXTOU COM O RUY

Tudo tem preço, até mesmo aquela ação ‘pra vida inteira’ que você tem na carteira

9 de setembro de 2022 - 6:03

Como nos ensinou Benjamin Graham, o Senhor Mercado é um sujeito bipolar, disposto a pagar preços absurdamente baixos ou altos por suas ações, dependendo do humor

SEXTOU COM O RUY

Por que a Gerdau acertou mais uma vez ao segurar aquele caminhão de dividendos que todos estavam esperando

2 de setembro de 2022 - 5:43

Um ano depois, a Gerdau continua ensinando os analistas sobre a gestão disciplinada de recursos que diferencia as boas empresas do mercado

SEXTOU COM O RUY

Se Warren Buffett fosse brasileiro, qual ação ele compraria? Um investimento recente do mago de Omaha dá uma pista

26 de agosto de 2022 - 5:40

O megainvestidor está interessado em uma petroleira norte-americana, mas um nome brasileiro do setor é ainda mais atraente

SEXTOU COM O RUY

Você é um pequeno investidor? Descubra as vantagens que você tem sobre o resto do mercado e ainda não sabia

19 de agosto de 2022 - 6:40

Investidores institucionais muitas vezes são obrigados a abrir mão de oportunidades das quais nós, pequenos investidores, podemos obter ganhos vultosos

SEXTOU COM O RUY

Investir em estatal vale a pena? Uma reflexão sobre como o Banco do Brasil (BBAS3) subverteu as máximas dos manuais de investimentos

12 de agosto de 2022 - 5:57

Banco do Brasil (BBAS3) negocia com múltiplos baixos demais para a qualidade dos resultados que tem apresentado e ainda guarda um bom potencial de valorização

SEXTOU COM O RUY

Com a Selic em 13,75%, ainda vale a pena investir em ações?

5 de agosto de 2022 - 6:03

Com essa renda enorme de mais de 1% ao mês, sem riscos e sem sustos, será que ainda vale ter ações na carteira?

SEXTOU COM O RUY

A armadilha dos dividendos: cuidado para não cometer o maior erro dos investidores que buscam ‘vacas leiteiras’ na bolsa

29 de julho de 2022 - 6:01

Quem não gosta de ver um dinheirinho pingando na conta? O problema é que muitas vezes os dividendos prometidos são insustentáveis; entenda

sextou com o ruy

Bolsonaro venceu? Petrobras enfim reduz o preço da gasolina, mas até que ponto vai a influência do presidente?

22 de julho de 2022 - 6:34

Se a Petrobras tivesse baixado os preços por mera pressão do governo, as ações teriam desabado; entenda o que está por trás da redução

SEXTOU COM O RUY

A Vivo (VIVT3) e sua estabilidade à prova de crise nos mostram: negócios chatos não são maus negócios

15 de julho de 2022 - 6:11

A Vivo (VIVT3) manteve suas receitas praticamente estáveis nos últimos anos. Ainda assim, esse ‘negócio chato’ gera muito valor ao acionista

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies