IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Ruy Hungria
Sextou com o Ruy
Ruy Hungria
É formado em Física e especialista em bolsa e opções na Empiricus
Cotações por TradingView
2022-08-26T12:24:34-03:00
SEXTOU COM O RUY

Se Warren Buffett fosse brasileiro, qual ação ele compraria? Um investimento recente do mago de Omaha dá uma pista

O megainvestidor está interessado em uma petroleira norte-americana, mas um nome brasileiro do setor é ainda mais atraente

26 de agosto de 2022
5:40 - atualizado às 12:24
Warren Buffett com uma lâmpada perto do rosto | Ações, Suzano, Vivara
O bilionário Warren Buffett - Imagem: Reprodução

Nos últimos dias, uma companhia virou a sensação do mercado financeiro norte-americano: a Occidental Petroleum.  Depois de comprar cerca de 20% das ações da petroleira, Warren Buffett pediu permissão à agência reguladora dos Estados Unidos para poder aumentar a sua participação para até 50%.

Após o anúncio, as ações chegaram a subir 10% no dia, com investidores interessados em pegar carona na aposta de Buffett. 

Mas o que mais me surpreendeu foram os motivos pelos quais o mago de Omaha fez essa aquisição. 

Cara de uma, focinho da outra

Lendo uma matéria em um site de investimentos gringo sobre essa aquisição, me deparei com o seguinte trecho:

"Impulsionada pelos preços crescentes das commodities, a Occidental reduziu substancialmente a sua dívida e está gerando muito caixa. A empresa agora parece ser uma boa opção para Buffett, dizem investidores e analistas. Ela está fortalecendo seu balanço e retornando a geração de caixa para os acionistas; e detém a maior posição no campo de petróleo mais ativo dos EUA."

O trecho é, obviamente, sobre a norte-americana Occidental. Mas troque Occidental por Petrobras e EUA por Brasil no trecho acima e o sentido será perfeitamente mantido:

"Impulsionada pelos preços crescentes das commodities, a Petrobras reduziu substancialmente a sua dívida e está gerando muito caixa. A empresa agora parece ser uma boa opção para Buffett, dizem investidores e analistas. Ela está fortalecendo seu balanço e retornando a geração de caixa para os acionistas; e detém a maior posição no campo de petróleo mais ativo do Brasil."

Cada dia melhor

A Petrobras tem aproveitado muito bem a alta nos preços das commodities. Assim como a Occidental, ela tem vendido barris de petróleo por preços absurdamente altos. 

Além disso, a estatal possui posição dominante no pré-sal brasileiro, onde a produtividade está entre as três melhores do mundo e os custos são extremamente baixos. Na linguagem do setor, dizemos que os campos da Petrobras são ativos de "classe mundial", dadas as qualidades. 

Essa combinação tem permitido à Petrobras uma geração de caixa de dezenas de bilhões de reais trimestre após trimestre, o que tem se traduzido em uma enorme redução da dívida...

Fonte: Petorbras

… e proporcionado distribuições de dividendos gigantescos para os acionistas. O yield esperado para 2022 é de mais de 40% (!). Para os anos de 2023 e 2024 o mercado espera mais de 20% de yield

Fonte: Bloomberg

Melhor que a Occidental

Mas as semelhanças não param por aí. Esses papéis estão muito baratos em relação à média dos seus mercados. E Warren Buffett adora ações baratas!

A Occidental está precificada hoje por 4 vezes o seu fluxo de caixa, níveis muito mais descontados do que o índice norte-americano S&P 500, que negocia por 12 vezes. 

A Petrobras, por sua vez, negocia por apenas 2 vezes a sua geração de caixa, também muito mais barata do que o Ibovespa, que negocia por 6 vezes. 

Na verdade, se analisarmos friamente, vemos que a Petrobras é ainda mais atrativa. Ela paga mais dividendos, é mais barata, está menos endividada e atua em ativos que proporcionam melhores margens.

Aliás, a decisão de vender ativos de baixa rentabilidade para focar os investimentos no pré-sal mostra uma enorme capacidade de alocação de capital da companhia, qualidade que Warren Buffett também aprecia muito. 

No entanto, outro trecho dessa mesma reportagem mostra que o nosso sonho de ver Buffett colocar seu dinheiro na Petrobras é muito difícil de se tornar realidade. 

Ainda falando sobre o aporte de Buffett na Occidental, ​​um outro analista comentou: “Ela preenche uma série de requisitos que ele gosta. Ela tem um bom fluxo de caixa, é uma ótima alocadora de capital e é norte-americana".

Azar o de Warren Buffett

Dadas as qualidades até superiores da Petrobras, é provável que se o Warren Buffett fosse brasileiro ele olharia com bastante carinho para as ações da companhia. 

Mas ele não é, fazer o quê? Azar o dele. 

Com uma enorme evolução operacional nos últimos anos, foco no rentável pré-sal e capacidade de distribuir enormes dividendos para os seus acionistas, a Petrobras é uma das estrelas da série Vacas Leiteiras, e uma das grandes responsáveis pela valorização de 19% da série no ano, mais que o dobro do Ibovespa.

Se quiser conferir o portfólio completo das melhores pagadoras de dividendos do Brasil, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

DIA 32

Eleições no Congresso: das favas contadas à vitória de Lula contra o avanço bolsonarista

1 de fevereiro de 2023 - 20:25

Rodrigo Pacheco foi reconduzido à presidência do Senado com 49 votos, enquanto Arthur Lira foi reeleito para o comando da Câmara — mas os números não contam o que estava em jogo

LUCRO NO EXTERIOR

Petrobras (PETR4) sofre derrota bilionária no CARF, mas garante que irá recorrer; entenda o caso

1 de fevereiro de 2023 - 19:44

A estatal perdeu em um julgamento de recursos contra duas cobranças que totalizam cerca de R$ 5,7 bilhões

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Jerome Powell encanta Wall Street, mas Ibovespa não acompanha; confira os destaques do dia

1 de fevereiro de 2023 - 19:34

Chamado de Eros no Monte Olimpo e de Cupido na Roma Antiga, o deus da paixão é fruto da união entre os deuses da guerra e do amor. Ainda que ganhe novos nomes por onde passa, a imagem de um ser angelical armado com a flecha dos enamorados é universalmente reconhecida — e parece ter […]

é hora de dizer adeus

Stone embolsa R$ 218 milhões com venda de ativos e dá adeus ao Inter

1 de fevereiro de 2023 - 19:30

Cada BDR negociado na B3 sob o ticker INBR32 corresponde a uma ação de Classe A negociada em Nova York. Nesta quarta-feira, o ativo recuou cerca de 6% após a operação.

MERCADO DE TRABALHO

Você quer mudar de emprego? Saiba por que a maioria dos brasileiros também quer um novo trabalho em 2023

1 de fevereiro de 2023 - 19:00

Busca por maior salário move busca por novo emprego, mas o medo da demissão do atual trabalho também é grande, diz pesquisa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies