O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

Ruy Hungria
Sextou com o Ruy
Ruy Hungria
É formado em Física e especialista em bolsa e opções na Empiricus
2022-04-07T19:22:34-03:00
sextou com o ruy

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

8 de abril de 2022
6:53 - atualizado às 19:22
aposentadoria idoso previdência
Embora o principal objetivo seja a aposentadoria, muita gente resgata sua previdência quando o mercado atravessa uma crise. - Imagem: Shutterstock

Com a intenção de não depender exclusivamente da previdência paga pelo governo, que, convenhamos, não costuma ser lá grande coisa, João passou anos tentando entender como funcionava a previdência privada e se essa seria uma boa alternativa para garantir um futuro mais tranquilo para ele e sua família.

Ele leu milhares de vezes que esse investimento deve ser mantido por um longo período de tempo e que, por isso mesmo, não poderia ser uma grana que ele precisaria sacar tão cedo.

Mas ele nem se importou muito com esse "detalhe" sobre o resgate. Primeiro porque achava que estava preparado para qualquer tipo de investimento e, segundo, porque ele só conseguia pensar nas promessas de rentabilidade daquele fundo, que tinha um slogan mais ou menos assim: "Mais retorno para quem está disposto a mais riscos".

Depois de pensar mais um pouco, ele finalmente decidiu aplicar. Na verdade, colocou até mais do que tinha planejado: "O longo prazo que me aguarde!", pensava ele, já fazendo milhares de planos.

A renda variável varia

Só tinha um problema nessa história toda. A tal da renda variável varia mesmo, e não é só para cima, como ele acabou descobrindo na segunda metade de 2021.


Depois de ver seu investimento desabando e já preocupado com seu futuro e o de sua família, ele resolveu resgatar toda aquela grana depositada no fundo de previdência e colocar cada centavo na poupança.

"Chega disso. Quero baixo retorno com baixo risco mesmo. Dane-se!"

Infelizmente, isso costuma acontecer com muita frequência e se torna uma das piores decisões financeiras que alguém pode tomar na vida.

Tirar da previdência só por causa das oscilações do mercado é receita para perder muito dinheiro

Desde a segunda metade de 2021, quando o clima começou a piorar para os ativos brasileiros, o ritmo de resgates nos fundos de previdência aumentou bastante, como mostram os dados da FenaPrevi.

Os resgates em 2021 já foram muito superiores aos de 2020. E janeiro de 2022 mostrou os maiores resgates desde março de 2020, mês em que começou a pandemia.

Eu sei que existem vários motivos para alguém resgatar um fundo de previdência.

Às vezes o sujeito perde o emprego e o salário deixa de existir, às vezes pinta alguma emergência médica, ou qualquer outra urgência que torna o saque daquela grana a única saída. Faz parte.

Mas resgatar um fundo de previdência apenas porque o mercado piorou e as cotas estão se desvalorizando é um duplo tiro no pé.

Primeiro porque é bem provável que você tenha de pagar alíquotas enormes ao resgatar antecipadamente um fundo de previdência, dependendo do tipo de contribuição. 

Mas não é só isso. O pior momento para vender as ações é justamente quando elas estão caindo, e é exatamente isso o que você faz quando pede o resgate no momento em que o mercado estiver em baixa.

Vender ações por preços baixos e ainda pagar enormes alíquotas ao fazer isso é uma ótima receita para perder dinheiro.

Dica para conduzir a previdência ao longo prazo

Se você está disposto a investir agora o dinheiro da sua aposentadoria, precisa estar claro na sua cabeça que muita coisa boa e ruim vai acontecer até você chegar lá.

O Brasil é essa mesma bagunça há séculos e não vai mudar de uma hora para outra. Parece que nós, investidores brasileiros, tomamos um susto a cada dois ou três anos, e você precisa estar ciente disso.

Infelizmente, não é porque você decidiu investir o dinheiro da sua aposentadoria que o país vai entrar nos eixos de uma hora para outra.

Ainda assim, mesmo com essa bagunça danada, o Ibovespa – nosso principal índice de ações – entregou um retorno de quase 8.000% desde o início do Plano Real.

E olha que o Ibovespa nem é um investimento tão bom assim, já que tem muita porcaria ali dentro.

Mas apesar desse retorno espetacular no longo prazo, tivemos inúmeras janelas de curto prazo com quedas drásticas, como os recuos de cerca de 50% de 1997 até o fim de 1998 e depois de março de 2000 até setembro de 2002, das derrocadas de mais de 40% na crise de 2008, depois novamente entre 2010 e 2016, e mais uma vez no início da pandemia.

Isso porque eu nem estou considerando episódios de menor duração como o Joesley Day e a greve dos caminhoneiros, que também puniram severamente as ações.

Não existe segredo

Se você quiser surfar valorizações absurdas e aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila é preciso aguentar essas crises de curto prazo, porque é certo que elas vão existir.

Quer saber como tornar mais suportável o fato de ver as suas ações caindo? Colocando nos fundos de previdência de ações apenas uma grana que não vai fazer falta no curto prazo.

Somente isso vai te dar a tranquilidade necessária para manter os seus investimentos quando o mercado estiver desabando e fazer você resistir à tentação de vender as suas ações na baixa – o erro mortal de 9 a cada 10 investidores de renda variável.

Estamos no meio de uma janela de oportunidade

Se você quer o potencial explosivo de valorização que o longo prazo pode te proporcionar no mercado de ações, combinado com as vantagens tributárias de uma previdência e, mais importante, tem a disciplina necessária para não vender a cada chacoalhão do mercado, os fundos previdenciários de ações são a solução perfeita para você chegar mais cedo na aposentadoria.

Ainda mais agora, com várias ações de qualidade negociando por múltiplos descontados depois da desvalorização vista desde a segunda metade do ano passado.

Nos Melhores Fundos de Investimento, Bruno Mérola e sua equipe indicam vários fundos previdenciários de ações de gestoras consagradas no mercado brasileiro, e todas elas estão encarando a queda desde o meio do ano passado como uma ótima oportunidade de compra pensando no longo prazo.

Eu gosto do Brasil Capital 100 Prev Ações, que você consegue encontrar nas plataformas da Vitreo, BTG e XP. Mas a série Melhores Fundos de Investimento traz muito mais alternativas excelentes para você.

Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas as séries essenciais da Empiricus pelo preço de uma, incluindo os Melhores Fundos de Investimento. Se quiser conferir essa oportunidade, fica aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

DE VOLTA DAS CINZAS

Nova esperança da Terra (LUNA)? Criador do projeto tenta salvar criptomoeda que desapareceu com proposta de atualização; é o suficiente?

O relançamento da Terra inclui distribuição gratuita de novas criptomoedas para alguns investidores; saiba se você pode receber

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies