🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

8 de abril de 2022
6:53 - atualizado às 19:22
aposentadoria idoso previdência
Embora o principal objetivo seja a aposentadoria, muita gente resgata sua previdência quando o mercado atravessa uma crise. Imagem: Shutterstock

Com a intenção de não depender exclusivamente da previdência paga pelo governo, que, convenhamos, não costuma ser lá grande coisa, João passou anos tentando entender como funcionava a previdência privada e se essa seria uma boa alternativa para garantir um futuro mais tranquilo para ele e sua família.

Ele leu milhares de vezes que esse investimento deve ser mantido por um longo período de tempo e que, por isso mesmo, não poderia ser uma grana que ele precisaria sacar tão cedo.

Mas ele nem se importou muito com esse "detalhe" sobre o resgate. Primeiro porque achava que estava preparado para qualquer tipo de investimento e, segundo, porque ele só conseguia pensar nas promessas de rentabilidade daquele fundo, que tinha um slogan mais ou menos assim: "Mais retorno para quem está disposto a mais riscos".

Depois de pensar mais um pouco, ele finalmente decidiu aplicar. Na verdade, colocou até mais do que tinha planejado: "O longo prazo que me aguarde!", pensava ele, já fazendo milhares de planos.

A renda variável varia

Só tinha um problema nessa história toda. A tal da renda variável varia mesmo, e não é só para cima, como ele acabou descobrindo na segunda metade de 2021.


Depois de ver seu investimento desabando e já preocupado com seu futuro e o de sua família, ele resolveu resgatar toda aquela grana depositada no fundo de previdência e colocar cada centavo na poupança.

"Chega disso. Quero baixo retorno com baixo risco mesmo. Dane-se!"

Infelizmente, isso costuma acontecer com muita frequência e se torna uma das piores decisões financeiras que alguém pode tomar na vida.

Tirar da previdência só por causa das oscilações do mercado é receita para perder muito dinheiro

Desde a segunda metade de 2021, quando o clima começou a piorar para os ativos brasileiros, o ritmo de resgates nos fundos de previdência aumentou bastante, como mostram os dados da FenaPrevi.

Os resgates em 2021 já foram muito superiores aos de 2020. E janeiro de 2022 mostrou os maiores resgates desde março de 2020, mês em que começou a pandemia.

Eu sei que existem vários motivos para alguém resgatar um fundo de previdência.

Às vezes o sujeito perde o emprego e o salário deixa de existir, às vezes pinta alguma emergência médica, ou qualquer outra urgência que torna o saque daquela grana a única saída. Faz parte.

Mas resgatar um fundo de previdência apenas porque o mercado piorou e as cotas estão se desvalorizando é um duplo tiro no pé.

Primeiro porque é bem provável que você tenha de pagar alíquotas enormes ao resgatar antecipadamente um fundo de previdência, dependendo do tipo de contribuição. 

Mas não é só isso. O pior momento para vender as ações é justamente quando elas estão caindo, e é exatamente isso o que você faz quando pede o resgate no momento em que o mercado estiver em baixa.

Vender ações por preços baixos e ainda pagar enormes alíquotas ao fazer isso é uma ótima receita para perder dinheiro.

Dica para conduzir a previdência ao longo prazo

Se você está disposto a investir agora o dinheiro da sua aposentadoria, precisa estar claro na sua cabeça que muita coisa boa e ruim vai acontecer até você chegar lá.

O Brasil é essa mesma bagunça há séculos e não vai mudar de uma hora para outra. Parece que nós, investidores brasileiros, tomamos um susto a cada dois ou três anos, e você precisa estar ciente disso.

Infelizmente, não é porque você decidiu investir o dinheiro da sua aposentadoria que o país vai entrar nos eixos de uma hora para outra.

Ainda assim, mesmo com essa bagunça danada, o Ibovespa – nosso principal índice de ações – entregou um retorno de quase 8.000% desde o início do Plano Real.

E olha que o Ibovespa nem é um investimento tão bom assim, já que tem muita porcaria ali dentro.

Mas apesar desse retorno espetacular no longo prazo, tivemos inúmeras janelas de curto prazo com quedas drásticas, como os recuos de cerca de 50% de 1997 até o fim de 1998 e depois de março de 2000 até setembro de 2002, das derrocadas de mais de 40% na crise de 2008, depois novamente entre 2010 e 2016, e mais uma vez no início da pandemia.

Isso porque eu nem estou considerando episódios de menor duração como o Joesley Day e a greve dos caminhoneiros, que também puniram severamente as ações.

Não existe segredo

Se você quiser surfar valorizações absurdas e aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila é preciso aguentar essas crises de curto prazo, porque é certo que elas vão existir.

Quer saber como tornar mais suportável o fato de ver as suas ações caindo? Colocando nos fundos de previdência de ações apenas uma grana que não vai fazer falta no curto prazo.

Somente isso vai te dar a tranquilidade necessária para manter os seus investimentos quando o mercado estiver desabando e fazer você resistir à tentação de vender as suas ações na baixa – o erro mortal de 9 a cada 10 investidores de renda variável.

Estamos no meio de uma janela de oportunidade

Se você quer o potencial explosivo de valorização que o longo prazo pode te proporcionar no mercado de ações, combinado com as vantagens tributárias de uma previdência e, mais importante, tem a disciplina necessária para não vender a cada chacoalhão do mercado, os fundos previdenciários de ações são a solução perfeita para você chegar mais cedo na aposentadoria.

Ainda mais agora, com várias ações de qualidade negociando por múltiplos descontados depois da desvalorização vista desde a segunda metade do ano passado.

Nos Melhores Fundos de Investimento, Bruno Mérola e sua equipe indicam vários fundos previdenciários de ações de gestoras consagradas no mercado brasileiro, e todas elas estão encarando a queda desde o meio do ano passado como uma ótima oportunidade de compra pensando no longo prazo.

Eu gosto do Brasil Capital 100 Prev Ações, que você consegue encontrar nas plataformas da Vitreo, BTG e XP. Mas a série Melhores Fundos de Investimento traz muito mais alternativas excelentes para você.

Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas as séries essenciais da Empiricus pelo preço de uma, incluindo os Melhores Fundos de Investimento. Se quiser conferir essa oportunidade, fica aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

IR 2022

Como declarar aposentadorias e pensões da Previdência Social no imposto de renda

8 de março de 2022 - 7:00

Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito à isenção de imposto de renda sobre uma parte de seus rendimentos. Veja os detalhes de como declará-los no IR 2022

IR 2022

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2022 já está disponível – a partir de hoje, até por chat; veja como baixar

22 de fevereiro de 2022 - 14:08

Documento auxiliará aposentados, pensionistas e outros contribuintes que tenham recebido benefício no ano passado a preencher a declaração de IR 2022 e comprovar rendimentos junto à Receita; é possível baixar em site, app ou por chat

Aposentados e pensionistas

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

2 de janeiro de 2022 - 16:55

Procedimento volta a ser obrigatório após três meses de suspensão. Pagamentos de aposentadorias e pensões começarão a ser suspensos em fevereiro

Fácil, prático e seguro

Tesouro Previdência vem aí? Tesouro Direto lançará, em 2022, título específico para a aposentadoria

27 de dezembro de 2021 - 14:40

Em entrevista ao Estadão, secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que nova modalidade de título público permitirá ao poupador saber quanto investir a partir da renda mensal que ele pretende receber no futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por uma vida longa e próspera: veja uma seleção de planos de previdência privada para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 8:46

Afinal, de que vale envelhecer sem a segurança de uma existência minimamente confortável e digna

Onde investir

Qual previdência privada escolher? Veja uma seleção de planos para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 5:30

Bons planos de previdência devem ter boa gestão, taxas baixas e não ser necessariamente ultraconservadores; a seguir, veja algumas sugestões de fundos de previdência nesse perfil

Planeje-se!

Fuja do Paulo Guedes! Como pagar menos imposto para o governo e ainda aumentar a sua renda para a aposentadoria

2 de dezembro de 2021 - 5:30

Não fique à mercê das reformas do Ministério da Economia. Utilizada da maneira correta, previdência privada pode te ajudar a pagar menos imposto de renda e a não depender totalmente da Previdência Social

EXILE ON WALL STREET

O tom da sua aposentadoria: descubra agora se você deve optar pela declaração completa do Imposto de Renda e aportar em um PGBL

26 de novembro de 2021 - 11:20

Baixe ao fim da matéria a planilha que desenvolvemos para você saber se e quanto deve aportar em um PGBL

Armadilhas

Não seja um idiota na hora de investir para a sua aposentadoria: veja os 5 erros mais comuns na previdência privada

24 de novembro de 2021 - 5:30

Previdência privada só é cilada se você não souber como usar. Conheça os erros mais comuns de quem entra num plano desavisado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar