Às vezes a gente fica sem entender algumas reações do mercado, não é mesmo? Mesmo depois de divulgar resultados muito ruins do primeiro trimestre de 2022, as ações da Vale (VALE3) chegaram a subir mais de 3% durante o pregão de ontem.
Receita em queda, Ebitda em queda e lucro em queda na comparação com os primeiros três meses de 2021, e mesmo assim as ações dispararam.
O grande responsável por esse bom desempenho foi o anúncio de um programa de recompra gigantesco de ações. Mas porque isso é bom para os acionistas?
Para entender, vamos usar um exemplo muito simples.
Maior fatia do bolo
João é dono de uma padaria junto com seus outros nove irmãos.
O patrimônio da padaria era dividido em dez ações. Cada irmão tinha uma. Sendo assim, cada irmão possuía 10% do estabelecimento e, consequentemente, 10% dos dividendos distribuídos no fim do ano.

O problema é que metade dos irmãos já não queria mais ter o dinheiro investido ali. Eles preferiam vender as suas ações para realizar outros planos.
João decidiu então usar o caixa da padaria para recomprar a parte deles e depois cancelar essas cinco ações.
O que tudo isso significa?
Que agora o patrimônio da padaria está dividido em cinco partes iguais; apenas cinco ações.
E mesmo sem gastar um centavo, cada um dos cinco irmãos remanescentes passará a ter direito a 20% dos lucros, ao invés de 10%.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui

Recompra implica em mais dividendos
Esse é o efeito da recompra de ações para os acionistas remanescentes.
No caso da Vale, que anunciou um programa de recompra de 500 milhões de ações, o resultado é um incremento importante na remuneração dos acionistas remanescentes.
Com cerca de 5 bilhões de ações em circulação, o programa de recompra abrange aproximadamente 10% do capital da companhia.
Isso significa que os lucros passarão a ser divididos por um número 10% menor de ações.
O que também significa que cada acionista remanescente receberá 10% a mais de dividendos mesmo sem ter investido mais na companhia.
Agora dá para entender o motivo de tanta alegria.
- ESTÁ GOSTANDO DESTE CONTEÚDO? Tenha acesso a ideias de investimento para sair do lugar comum, multiplicar e proteger o patrimônio.
Vale (VALE3): fica ainda melhor
Mas o fato de a Vale abrir um novo programa de recompra implica em mais do que um simples aumento nos dividendos para cada acionista.
Isso também significa que a gestão acredita que as ações estão extremamente descontadas.
Por isso, ao invés de usar o caixa para fazer novos investimentos ou distribuir diretamente na forma de dividendos, a companhia recompra ações pois vê nelas um retorno muito melhor.
Quer saber o que eu penso disso? Eu compartilho da mesma opinião que a gestão!
Hoje a Vale negocia por apenas 5 vezes lucros e 3,7 vezes o seu Ebitda, e ainda gera um caixa absurdo.
Além de tudo isso, paga um dividend yield (retorno com dividendos) acima de 10% e que irá aumentar após o programa de recompra.
Por essas e outras, a Vale é figurinha carimbada na série As Melhores Ações da Bolsa.
Se quiser conferir essa e todas as outras oportunidades, deixo aqui o convite.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy