🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Um negócio da China às avessas: como os lockdowns podem afetar a economia global

Há espaço para exposição na bolsa brasileira, mas impacto de lockdowns na China sobre commodities deve provocar volatilidade

19 de abril de 2022
6:28
China derruba cotações do petróleo hoje
Lockdowns na China afetam cerca de 400 milhões de pessoas. Imagem: Shutterstock

Internacionalmente, dois temas acabam ofuscando os demais: a guerra na Ucrânia e o aperto monetário nos países desenvolvidos, em resposta à inflação. A relação perversa entre os dois, na qual o conflito acaba elevando ainda mais os preços, tem feito com que os investidores só consigam conversar sobre isso nas últimas semanas. Assim, temas de grande relevância, como os lockdowns na China, apesar de importantes, são resguardados a um segundo plano.

O temor aqui reside na permanência das restrições chinesas para endereçar a alta de casos de covid-19 em diferentes regiões do país e nos desdobramentos de tal manutenção na segunda maior economia do mundo.

Os esforços para conter o pior surto de coronavírus em dois anos devem se provar um duro golpe na atividade econômica de março em diante, inclusive em Xangai, o centro financeiro e industrial do país. Lembre-se que já vínhamos de uma realidade na qual governo chinês havia estabelecido uma meta de crescimento para 2022 de 5,5%, a menor em três décadas.

PIB da China cresce - desemprego também

Nesta segunda-feira (18), porém, tivemos uma surpresa positiva. O PIB do primeiro trimestre subiu 4,8% na comparação anual, superando as expectativas de aumento de 4,4%. Adicionalmente, o investimento em ativos fixos no primeiro trimestre aumentou 9,3% em relação ao ano anterior, superando as expectativas de crescimento de 8,5%.

Parece ótimo, mas é o suficiente para ficarmos despreocupados? Negativo.

A taxa de desemprego em 31 grandes cidades chinesas subiu de 5,4% em fevereiro para 6% em março – a maior já registrada por dados oficiais desde 2018. Em outras palavras, a economia chinesa até teve um bom primeiro trimestre, mas agora está oscilando, muito por conta de as restrições só terem entrado em vigor principalmente em março.

Ou seja, o crescimento foi impulsionado por um desempenho econômico surpreendentemente bom em janeiro e fevereiro, enquanto a queda recente nos gastos do consumidor e o aumento do desemprego sugerem meses difíceis à frente (vendas no varejo caíram em março e a produção industrial desacelerou). Por isso, os dados econômicos de abril devem piorar.

Lockdowns na China atingem 400 milhões de pessoas

Cerca de 400 milhões de pessoas em 45 cidades da China estão sob lockdown total ou parcial como parte da rígida política de "covid zero" do governo chinês. Juntas, as regiões com restrições representam 40% do produto interno bruto anual da segunda maior economia do mundo (US$ 7,2 trilhões). Entretanto, nem tudo é o que parece.

A política de "covid zero" já não significa zero casos locais. Se fosse esse o caso, os moradores de Xangai poderiam ficar presos por anos. Em vez disso, as autoridades estão se concentrando em uma nova métrica chamada “zero infecção na sociedade”. Com isso, a dinâmica das restrições foi flexibilizada. Abaixo, podemos ver os diferentes tipos de lockdown.

Isto é, o governo redefiniu suas restrições. O objetivo indica que as medidas de lockdown começarão a ser afrouxadas assim que a propagação zero da comunidade for alcançada, mesmo que ainda haja um alto número de infecções em instalações de isolamento. Dessa forma, isso também significa que os moradores podem sair do bloqueio mais cedo.

É melhor do que antes? Sem dúvida, sim. Se trata da solução do problema? Negativo.

Ainda não começamos a sentir os efeitos da nova quebra na cadeia de suprimentos, sendo que nem havíamos nos recuperado totalmente do choque anterior. Para ilustrar, tomemos Xangai como exemplo: uma cidade de 25 milhões de habitantes e um dos principais centros financeiro, de fabricação e exportação da China.

Porto de Xangai está parado

O Porto de Xangai, que movimentou mais de 20% do tráfego de carga chinês em 2021, está praticamente parado. Alimentos presos em contêineres sem acesso à refrigeração estão apodrecendo, enquanto a carga de entrada agora está presa nos terminais marítimos por uma média de oito dias antes de ser transportada para outro lugar.

Xangai produz cerca de 6% das exportações da China e o lockdown está abalando ainda mais as cadeias de suprimentos. A seguir, podemos observar como o supply chain global ainda está comprometido e deve piorar (por conta da China e da Rússia) — o índice abaixo é baseado na diferença entre o tempo de entrega e no tempo de fabricação, ambos componentes do PMI.

Entendo que os mercados globais ainda possam subestimar o impacto real do lockdown, dado que muita atenção segue sendo focada no conflito entre Rússia e Ucrânia e nos aumentos das taxas de juros dos países desenvolvidos, em especial do Federal Reserve dos EUA. Além disso, parece que muita esperança tem sido depositada sobre os estímulos do governo chinês.

O primeiro-ministro Li Keqiang emitiu um terceiro alerta sobre os riscos de crescimento econômico em menos de uma semana, estimulando os investidores a apostar em estímulos maiores e mais rápidos nos próximos dias. Dito e feito. Atendendo às expectativas, o Banco do Povo da China cortou a taxa de juros de sua linha de crédito de médio prazo.

Será suficiente?

Difícil dizer, mas meu entendimento é que apenas parcialmente, não integralmente. O impacto na China é grande e os efeitos na economia global são bastante significativos, em especial para o universo das commodities. Em um relatório recente, a Organização Mundial do Comércio (OMC) alertou que o pior cenário poderia reduzir o PIB global de longo prazo em 5%.

O mercado global ainda é dependente do crescimento chinês, o mesmo que aqueceu o ciclo econômico entre a década de 90 e o início do século 21. Um arrefecimento dessa atividade terá efeitos duradouros em uma economia que já tem que enfrentar o temor de estagflação. O Brasil, que tem como seu principal escape as commodities, está sob risco.

O cenário para o resto de 2022 é desafiador, assim como será em 2023 e 2024. A janela para o início da década se mostrou muito mais complexa do que esperávamos. Ainda há espaço para ganhos e otimismo, mas a oportunidade se mostra cada vez mais difícil — o ciclo de preços atual é impulsionado em grande pela quebra na cadeia de suprimentos.

Para o Ibovespa, o impacto também pode ser significativo, uma vez que temos a presença considerável de commodities no índice. O fluxo de estrangeiros ainda pode nos ajudar, claro, bem como a possibilidade de ganhos com bancos (historicamente, alta dos juros beneficia o setor na média), mas deveremos sentir a volatilidade nos preços das commodities.

Sim, há espaço para exposição na Bolsa brasileira. Tudo isso, claro, feito sob o devido dimensionamento das posições, conforme seu perfil de risco, e a devida diversificação de carteira, com as respectivas proteções associadas. Que fique claro aqui: não será um passeio no parque. A longo prazo, deveremos ter ganhos, mas o curto promete bastante risco.

Compartilhe

MAKE IT RAIN

Xi Jinping preocupado? China inicia novas medidas para tentar salvar a economia e a colheita; entenda

22 de agosto de 2022 - 9:10

O país asiático não só tenta apagar as chamas do dragão da desaceleração econômica, como também salvar a colheita do verão mais quente e seco de Pequim em 61 anos

EM FORTE QUEDA

China derruba preços do petróleo internacional e pode ajudar na redução da gasolina no Brasil; entenda

15 de agosto de 2022 - 11:06

Desde as máximas em março deste ano, o barril de petróleo Brent já recuou cerca de 26% com a perspectiva de desaceleração — e, possivelmente, recessão — global

COM PASSAGENS DE SAÍDA

Cinco empresas chinesas vão retirar seus ADRs da Bolsa de Nova York — saiba por quê

12 de agosto de 2022 - 17:02

As estatais anunciaram planos de retirada voluntária de seus ADRs ainda neste mês; a decisão acontece em meio à desacordo entre os órgãos reguladores da China e dos EUA

BOMBOU NAS REDES

A catástrofe na Rússia que Putin não quer que o Ocidente descubra: Estados Unidos e aliados estão causando um verdadeiro estrago na economia do país; veja os maiores impactos

11 de agosto de 2022 - 8:37

Enquanto algumas matérias derrotistas apontam a Rússia ‘à prova’ de sanções, um estudo de Yale afirma que os efeitos são catastróficos; entenda detalhes

ALERTA LARANJA

China contra-ataca: entenda o recado que Xi Jinping mandou ao lançar mísseis que caíram no Japão

4 de agosto de 2022 - 14:29

Governo japonês diz que cinco mísseis balísticos lançados por Pequim durante exercícios militares em torno de Taiwan caíram na zona econômica exclusiva do Japão pela primeira vez

TENSÃO NO AR

Tambores de uma nova guerra? Entenda por que Taiwan coloca China e Estados Unidos em pé de guerra

2 de agosto de 2022 - 14:56

Visita de Nancy Pelosi a Taiwan acirra tensões entre Estados Unidos e China em meio a disputa por hegemonia global

Tensão no ar

Após alertar Pelosi para não visitar Taiwan, China realiza exercícios militares na costa em frente à ilha

30 de julho de 2022 - 12:37

O Ministério da Defesa chinês alertou Washington, na última semana, para não permitir que a presidente da Câmara dos Deputados americana visite Taiwan

QUEDA DE BILHÕES

Como a crise imobiliária na China pulverizou metade da fortuna da mulher mais rica da Ásia

29 de julho de 2022 - 11:35

Yang Huiyan viu sua fortuna de US$ 23,7 bilhões cair pela metade nos últimos 12 meses; a bilionária controla a incorporadora Country Graden

BOM PARA OS DOIS

Enquanto Rússia corta gás para a Europa, gasoduto que leva a commodity à China está perto da conclusão

27 de julho de 2022 - 17:12

O canal de transporte do gás natural está em fase final de construção e interliga a Sibéria a Xangai; a China aumentou o fornecimento da commodity russa em 63,4% no primeiro semestre deste ano

TREASURIES NA BERLINDA

Por que a China e o Japão estão se desfazendo – em grande escala – de títulos do Tesouro do Estados Unidos

20 de julho de 2022 - 14:30

Volume de Treasuries em poder da China e do Japão estão nos níveis mais baixos em anos com alta da inflação e aumento dos juros nos EUA

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar