🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

SEGREDOS DA BOLSA

Esquenta dos mercados: Medo da inflação pesa e bolsas estrangeiras iniciam a semana em queda generalizada

Expectativa em relação aos dados da inflação nos Estados Unidos pressiona as principais bolsas de valores do mundo nesta segunda-feira

Renan Sousa
11 de julho de 2022
6:31 - atualizado às 8:03
O dragão da inflação voando pelos céus
O voo do dragão da inflação vem envolto numa nuvem de riscos políticos e assusta as bolsas nesta segunda-feira. Imagem: Shutterstock

Um enorme dragão desponta no horizonte e quem olha de baixo procura por abrigo. Poderia ser uma cena de Game of Thrones, mas são apenas os investidores se preparando para os números da inflação nos Estados Unidos em junho. Temores relacionados ao avanço do índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI) pressionam as bolsas nesta segunda-feira (11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inflação nos Estados Unidos encontra-se nos níveis mais elevados em 40 anos. Em maio, o CPI avançou 8,6% no acumulado em 12 meses. A expectativa dos analistas é de que a leitura referente a junho venha ainda mais elevada.

O pessimismo com uma ação mais agressiva do Federal Reserve, o Banco Central americano, também é sustentado pelos dados do payroll da semana passada. O relatório de emprego dos EUA mostrou um crescimento do número de vagas maior do que o esperado. 

Isso dá sinal verde para o Fed de que a situação do emprego norte-americana é confortável, o que dá margem para um aumento de juros mais intenso e por mais tempo.

A reação das bolsas não poderia ser diferente: os índices da Europa e futuro dos EUA operam em queda nas primeiras horas desta segunda-feira. As praças asiáticas também encerraram o pregão em queda, mas por outros motivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alta de casos de covid na China pressionou as bolsas por lá. Estima-se que a nova onda de casos seja em virtude de uma subvariante altamente contagiosa da ômicron em Xangai, o que retira o apetite de risco por lá.

Leia Também

Já por aqui, apesar dos pesares, o Ibovespa conseguiu engatar alta de 1,35% na semana, mesmo com o cenário externo desfavorável e debates locais sobre o furo no teto de gastos.

Confira o que irá movimentar a semana das bolsas, do dólar e do Ibovespa:

Investidores temem postura mais agressiva do Fed

Ao mesmo tempo em que os dados sobre o mercado de trabalho divulgados na semana passada foram considerados positivos para a economia, analistas agora temem que a conjunção dos fatores encoraje o Fed a adotar uma postura mais agressiva no combate à alta dos preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o departamento de trabalho dos EUA, foram criados 372 mil vagas de emprego, acima das previsões de 275 mil.

Na agenda das bolsas

As atenções do mundo agora se voltam para a inflação nos EUA. É possível que a cautela não predomine apenas na sessão de hoje, pois a divulgação do CPI de junho está prevista apenas para a quarta-feira (13).

Ainda nesse mesmo dia, o Federal Reserve publicará o Livro Bege, com estimativas do maior BC do mundo para a maior economia do planeta.

Todos esses indicadores servirão como uma bússola para os investidores e analistas calibrarem suas estimativas sobre um aperto monetário mais intenso e duradouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vem aí a temporada de balanços — preparem as bolsas!

A semana que se inicia hoje também dá início à temporada de resultados corporativos nos Estados Unidos.

Como de hábito, os grandes bancos norte-americanos puxarão a fila. O JP Morgan Chase abre a temporada na quinta-feira, antes da abertura do mercado. Na sexta-feira será a vez de o Wells Fargo e do Citigroup divulgarem os resultados referentes ao segundo trimestre de 2022.

Riscos políticos no ar

O dragão da inflação que assusta os mercados de ações esta semana voa envolto em uma espessa nuvem de riscos políticos.

Enquanto o mundo assimila o assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, o Reino Unido está às voltas com a sucessão de Boris Johnson, que renunciou à chefia do governo na semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a atenção volta-se às possíveis repercussões do assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda pelo agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho em Foz do Iguaçu na noite de sábado.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Arruda celebrava seu aniversário de 50 anos com motivos petistas quando Guaranho invadiu o local da festa e atirou no aniversariante aos gritos de “aqui é Bolsonaro”. Ao reagir, o guarda municipal também baleou o agente penitenciário.

Arruda chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Guaranho também foi socorrido, mas não há informações claras sobre seu estado de saúde.

Líderes de diversos partidos políticos manifestaram temores de que o assassinato signifique o prenúncio de violência na campanha presidencial brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda fraca no Brasil

Por aqui, a agenda de indicadores é fraca e não há balanços previstos para esta semana. Os investidores permanecem atentos à divulgação regular do relatório semanal Focus, publicado pelo Banco Central.

Com os próximo dias mais esvaziados de indicadores, os investidores acompanham a votação da PEC dos combustíveis — também conhecida como PEC Kamikaze ou PEC das Bondades. A votação da proposta está marcada para esta terça-feira (12), e gera grande expectativa no mercado local.

Agenda da semana

Segunda-feira (11)

  • FGV: IGP-M de julho (8h)
  • Banco Central: Boletim Focus (8h25)
  • Banco Central: Diego Guillen participa de evento virtual do Credit Suisse (10h)
  • Economia: Balança comercial semanal (15h)

Terça-feira (12)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • IBGE: Pesquisa mensal de serviços em maio (9h)
  • Estados Unidos: Representante do Fed de Richmond participa de evento (13h30)

Quarta-feira (14)

  • China: Balança comercial (00h)
  • Reino Unido: Produção industrial de maio (3h)
  • IBGE: Vendas no varejo restrito e ampliado em maio (9h)
  • Estados Unidos: CPI e Núcleo do CPI (9h30)
  • Estados Unidos: Federal Reserve publica o Livro Bege (15h)
  • Ibovespa: Vencimento de opções sobre o índice

Quinta-feira (15)

  • Estados Unidos: JP Morgan e Morgan Stanley publicam balanços trimestrais antes da abertura)
  • Estados Unidos: PPI e Núcleo do PPI de junho (9h30)
  • China: PIB do 2º trimestre (23h)
  • China: Produção industrial e vendas no varejo em junho (23h)

Sexta-feira (16)

  • Estados Unidos: Wells Fargo e Citigroup publicam resultados trimestrais (antes da abertura)
  • Banco Central: IBC-Br de maio (9h)
  • Estados Unidos: Vendas no varejo em junho (9h30)
  • Estados Unidos: Índice de atividade industrial Empire State de julho (9h30)
  • Estados Unidos: Presidente do Fed de Atlanta realiza discurso em evento (9h45)
  • Estados Unidos: Federal Reserve divulga produção industrial de junho (10h15)
  • Ibovespa: Dia de vencimento de opções sobre o índice
  • Indonésia: Reunião de ministros de finanças e banqueiros centrais do G20 e G7 (dia todo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PRÉVIA OPERACIONAL 3T35

Recorde de vendas e retorno ao Minha Casa Minha Vida: é hora de comprar Eztec (EZTC3)? Os destaques da prévia do 3T25

20 de outubro de 2025 - 11:55

BTG destaca solidez nos números e vê potencial de valorização nas ações, negociadas a 0,7 vez o valor patrimonial, após a Eztec registrar o maior volume de vendas brutas da sua história e retomar lançamentos voltados ao Minha Casa Minha Vida

BALANÇO SEMANAL

Usiminas (USIM5) lidera os ganhos do Ibovespa e GPA (PCAR3) é a ação com pior desempenho; veja as maiores altas e quedas da semana

18 de outubro de 2025 - 15:40

Bolsa se recuperou e retornou aos 143 mil pontos com melhora da expectativa para negociações entre Brasil e EUA

ESTRATÉGIA

Como o IFIX sobe 15% no ano e captações de fundos imobiliários continuam fortes mesmo com os juros altos

18 de outubro de 2025 - 14:25

Captações totalizam R$ 31,5 bilhões até o fim de setembro, 71% do valor captado em 2024 e mais do que em 2023 inteiro; gestores usam estratégias para ampliar portfólio de fundos

DAY TRADE

De operário a milionário: Vencedor da Copa BTG Trader operava “virado”

18 de outubro de 2025 - 13:29

Agora milionário, trader operava sem dormir, após chegar do turno da madrugada em seu trabalho em uma fábrica

FORTALEZA SEGURA

Apesar de queda com alívio nas tensões entre EUA e China, ouro tem maior sequência de ganhos semanais desde 2008

17 de outubro de 2025 - 19:11

O ouro, considerado um dos ativos mais seguros do mundo, acumulou valorização de 5,32% na semana, com maior sequência de ganhos semanais desde setembro de 2008.

COPA BTG TRADER

Roberto Sallouti, CEO do BTG, gosta do fundamento, mas não ignora análise técnica: “o mercado te deixa humilde”

17 de outubro de 2025 - 18:40

No evento Copa BTG Trader, o CEO do BTG Pactual relembrou o início da carreira como operador, defendeu a combinação entre fundamentos e análise técnica e alertou para um período prolongado de volatilidade nos mercados

VAI COMEÇAR O BARATA-VOA?

Há razão para pânico com os bancos nos EUA? Saiba se o país está diante de uma crise de crédito e o que fazer com o seu dinheiro

17 de outubro de 2025 - 17:25

Mesmo com alertas de bancos regionais dos EUA sobre o aumento do risco de inadimplência de suas carteiras de crédito, o risco não parece ser sistêmico, apontam especialistas

AUMENTOU O RISCO BRASIL?

Citi vê mais instabilidade nos mercados com eleições de 2026 e tarifas e reduz risco em carteira de ações brasileiras

17 de outubro de 2025 - 13:03

Futuro do Brasil está mais incerto e analistas do Citi decidiram reduzir o risco em sua carteira recomendada de ações MVP para o Brasil

QUANDO HÁ UMA BARATA…

Kafka em Wall Street: Por que você deveria se preocupar com uma potencial crise nos bancos dos EUA

17 de outubro de 2025 - 9:49

O temor de uma infestação no setor financeiro e no mercado de crédito norte-americano faz pressão sobre as bolsas hoje

REGIME FÁCIL

B3 se prepara para entrada de pequenas e médias empresas na Bolsa em 2026 —  via ações ou renda fixa

16 de outubro de 2025 - 0:05

Regime Fácil prevê simplificação de processos e diminuição de custos para que companhias de menor porte abram capital e melhorem governança

INVESTIMENTO CONSCIENTE

Carteira ESG: BTG passa a recomendar Copel (CPLE6) e Eletrobras (ELET3) por causa de alta no preço de energia; veja as outras escolhas do banco

15 de outubro de 2025 - 18:58

Confira as dez escolhas do banco para outubro que atendem aos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa

TOUROS E URSOS #243

Bolsa em alta: oportunidade ou voo de galinha? O que você precisa saber sobre o Ibovespa e as ações brasileiras

15 de outubro de 2025 - 13:30

André Lion, sócio e CIO da Ibiuna, fala sobre as perspectivas para a Bolsa, os riscos de 2026 e o impacto das eleições presidenciais no mercado

NOVIDADE NA APOSENTADORIA

A estratégia deste novo fundo de previdência global é investir somente em ETFs — entenda como funciona o novo ativo da Investo

15 de outubro de 2025 - 10:19

O produto combina gestão passiva, exposição internacional e benefícios tributários da previdência em uma carteira voltada para o longo prazo

SD ENTREVISTA

De fundo imobiliário em crise a ‘Pacman dos FIIs’: CEO da Zagros revela estratégia do GGRC11 — e o que os investidores podem esperar daqui para frente

15 de outubro de 2025 - 6:07

Prestes a se unir à lista de gigantes do mercado imobiliário, o GGRC11 aposta na compra de ativos com pagamento em cotas. Porém, o executivo alerta: a estratégia não é para qualquer um

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar fraco, ouro forte e bolsas em queda: combo China, EUA e Powell ditam o ritmo — Ibovespa cai junto com S&P 500 e Nasdaq

14 de outubro de 2025 - 17:55

A expectativa por novos cortes de juros nos EUA e novos desdobramentos da tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo mexeram com os negócios aqui e lá fora nesta terça-feira (14)

CORTANDO CAMINHO

IPO reverso tem sido atalho das empresas para estrear na bolsa durante seca de IPOs; entenda do que se trata e quais os riscos para o investidor

14 de outubro de 2025 - 6:03

Velocidade do processo é uma vantagem, mas o fato de a estreante não precisar passar pelo crivo da CVM levanta questões sobre a governança e a transparência de sua atuação

NÃO PARAM DE SUBIR

Ainda mais preciosos: ouro atinge novo recorde e prata dispara para máxima em décadas

13 de outubro de 2025 - 18:25

Tensões fiscais e desconfiança em moedas fortes como o dólar levam investidores a buscar ouro e prata

CARTA MENSAL

Sparta mantém posição em debêntures da Braskem (BRKM5), mas fecha fundos isentos para não prejudicar retorno

13 de outubro de 2025 - 17:15

Gestora de crédito privado encerra captação em fundos incentivados devido ao excesso de demanda

MEDINDO A TEMPERATURA

Bolsa ainda está barata, mas nem tanto — e gringos se animam sem pôr a ‘mão no fogo’: a visão dos gestores sobre o mercado brasileiro

13 de outubro de 2025 - 13:20

Pesquisa da Empiricus mostra que o otimismo dos gestores com a bolsa brasileira segue firme, mas perdeu força — e o investidor estrangeiro ainda não vem em peso

CRIPTOMOEDAS HOJE

Bitcoin (BTC) recupera os US$ 114 mil após ‘flash crash’ do mercado com Donald Trump. O que mexe com as criptomoedas hoje?

13 de outubro de 2025 - 10:15

A maior criptomoeda do mundo voltou a subir nesta manhã, impulsionando a performance de outros ativos digitais; entenda a movimentação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar