🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Larissa Vitória

Larissa Vitória

É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

FII DO MÊS

Este fundo imobiliário que loca galpões para Magazine Luiza e Mercado Livre é o mais recomendado para outubro; veja os FIIs preferidos de 11 corretoras

Quem seguiu a recomendação desde a primeira vez que esse FII apareceu por aqui, em fevereiro, acumulou uma valorização de mais de 12%

Larissa Vitória
Larissa Vitória
10 de outubro de 2022
7:03 - atualizado às 11:46
Selo Melhores Fundos Imobiliários 2 | Fundo Imobiliário Bresco Logística BRCO11 FIIs Magazine Luiza Fundo Imobiliário
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A frase “em time que está ganhando não se mexe” é um exemplo de expressão que surgiu em um contexto específico — o futebol, nesse caso — mas que ilustra bem o comportamento dos especialistas consultados pelo Seu Dinheiro na hora de definir o fundo imobiliário favorito do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presente entre os preferidos das carteiras recomendadas de quatro corretoras, o Bresco Logística (BRCO11) é o escolhido pela terceira vez consecutiva.

Considerando todo o ano de 2022 até agora, o FII focado na locação, compra e venda de galpões logísticos foi o mais indicado pelos especialistas em oito ocasiões.

Quem seguiu a recomendação desde a primeira vez que o BRCO11 apareceu por aqui, em fevereiro, acumulou uma valorização de mais de 12%.

Beneficiado pelo bom momento geral para os fundos de tijolo, que investem em ativos reais, o BRCO11 também avança na esteira do crescimento de grandes nomes do e-commerce. Em sua carteira de clientes estão presentes nomes como Magazine Luiza, Mercado Livre e Americanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, para quem ainda não possui cotas do BRCO11 e teme ter perdido o ponto de entrada, a boa notícia é que há espaço para mais valorização: o fundo negocia 8,6% abaixo do valor patrimonial das cotas — que é de cerca de R$ 119, de acordo com o último informe trimestral divulgado.

Leia Também

O indicador é calculado a partir da divisão do patrimônio líquido pelo total de cotas do fundo e mostra o “valor ideal” pelo qual um ativo deveria ser negociado. Quando há desconto, como é o caso do FII, os investidores têm a chance de comprar as cotas por um preço abaixo do esperado para o portfólio.

FIIs do mês: mais logística, tijolo e papel

A demanda das gigantes de comércio eletrônico como o Magazine Luiza sustenta o otimismo dos analistas com os FIIs que são donos de centros de distribuição.

Além do Bresco Logística, outro fundo imobiliário do segmento aparece na lista dos favoritos das corretoras neste mês. Com três indicações, o BTG Pactual Logística (BTLG11) fortalece a tese de que, apoiado pelo crescimento do e-commerce, o setor é uma boa pedida para a carteira de FIIs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, como diversificar é uma das regras de ouro para quem quer ser bem sucedido no mundo dos investimentos, os especialistas trazem uma alternativa que mescla ativos de tijolo e papel — como são conhecidos os títulos de renda fixa ligados ao setor imobiliário — em um único FII: o RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11).

Confira a seguir os favoritos de cada corretora entre os indicados nas suas respectivas carteiras recomendadas para outubro:

Entendendo o FII do Mês: todos os meses, o Seu Dinheiro consulta as principais corretoras do país para descobrir quais são suas apostas para o período. Dentro das carteiras recomendadas, normalmente com até 10 fundos imobiliários, os analistas indicam os seus três prediletos. Com o ranking nas mãos, selecionamos os que contaram com pelo menos duas indicações.

Bresco Logística (BRCO11) — joia do segmento

No geral, os fundos imobiliários de tijolo foram pressionados pela pandemia de covid-19 e pelo aperto nos juros brasileiros promovido para conter a inflação. Mas o isolamento social acelerou o e-commerce — e quem estava exposto à dinâmica do setor acabou se dando bem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse é o caso do Bresco Logística (BRCO11), cujo portfólio de locatários está cerca de 57% ligado ao varejo online. É o caso, por exemplo, do Magazine Luiza, um dos clientes que aluga galpões que pertencem ao fundo.

Com 11 ativos na carteira, o fundo também chama a atenção pela qualidade dos imóveis, que têm, além do Magalu, Mercado Livre e Americanas entre os inquilinos. “O Bresco Logística possui um dos melhores portfólios logísticos da indústria”, avalia a Guide Investimentos, uma das corretoras a recomendar o FII neste mês.

A qualidade dos imóveis que chama atenção dos especialistas é mantida não só por meio da seleção de novos ativos com especificações técnicas “A+” — ou seja, de alto padrão construtivo —, mas também com a manutenção dos empreendimentos que já estão na carteira.

Para este mês, por exemplo, está marcada a entrega das obras de benfeitorias no imóvel Whirlpool São Paulo. Atualmente na terceira fase, a reforma contempla melhorias em diversas áreas do empreendimento por um investimento total de R$ 17 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A localização dos galpões é outro ponto forte: 59% deles estão em São Paulo, e 39% da receita total do fundo vem da capital do Estado, a maior metrópole do país. O restante dos ativos está dividido entre Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Além disso, a taxa de vacância física atualmente zerada agrada os analistas. E a situação deve permanecer assim por mais algum tempo, já que os contratos de locação possuem prazo médio remanescente de 4,8 anos.

Todas essas qualidades que estavam eclipsadas pelo cenário macroeconômico turbulento voltaram a ser valorizadas pelo mercado no mês anterior, e o FII acumula ganhos de 9,8% nos últimos dois meses.

BTG Pactual Logística (BTLG11) — salto no portfólio

Por falar em portfólio de qualidade, outro fundo imobiliário de logística recomendado por três corretoras em outubro é o BTG Pactual Logística (BTLG11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fundo — que nasceu em 2010 como TRX Realty Logística Renda Fundo de Investimento e mudou de nome e foi reestruturado em 2019 ao passar para a gestão do BTG Pactual Gestora de Recursos — também foca empreendimentos logísticos “A+”.

Com imóveis de alto padrão construtivo na mira, construiu um portfólio com 15 imóveis e inquilinos dos mais variados setores. 

E esse número subiu recentemente: o FII formalizou a incorporação do V2 Properties (VVPR11), dono de cinco galpões em São Paulo e na Bahia, no final do mês passado,

A operação elevou a Área Bruta Locável (ABL) do BTLG11 para 597,5 metros quadrados sem comprometer a taxa de vacância financeira, que permaneceu zerada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11) — equilíbrio para a carteira

Como indicamos no início do texto, a diversificação é uma das principais estratégias para garantir que a carteira de investimentos seja bem-sucedida em qualquer cenário. 

Os especialistas consultados pelo Seu Dinheiro elegeram neste mês uma alternativa que reúne as duas principais classes de FIIs em um só produto, o RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11).

Para se ter uma ideia, o portfólio do RBRF11 é composto pelas cotas de 22 outros FIIs — 15 deles de tijolo — e 10 Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), títulos de dívida do mercado imobiliário.

A diversificação também está presente na alocação por segmento, dividida em cinco setores. Veja abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Recebíveis Imobiliários: 39,8%
  • Corporativo: 27,9%
  • Outros: 15%
  • Galpão Logístico: 10%
  • Shopping: 7,3%

O Santander, uma das casas que recomenda o fundo imobiliário, destaca que o equilíbrio no portfólio pode resultar em dividendos atrativos. “Estimamos um dividend yield acima de 9,6% nos próximos 12 meses”, calculam os analistas.

Repercussão — fundo imobiliário recomendado em setembro sobe mais de 7%

O IFIX, índice que reúne os principais fundos imobiliários negociados na B3, manteve-se em trajetória de recuperação e subiu 0,4% em setembro.

Os fundos recomendados pelas corretoras para o período também seguiram a tendência dos últimos meses, com os FIIs de tijolo registrando performances superiores à de fundos de papel.

O Pátria Logística (PATL11) foi o destaque positivo, com alta de 7,46%. Já o Bresco Logística, campeão do mês e companheiro de segmento do PATL11, devolveu uma pequena parte da alta acumulada em agosto e recuou 0,46%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja a seguir como operaram todos os fundos dos top 3 das corretoras:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VIRADA NOS MERCADOS

Medo se espalha por Wall Street depois do relatório de emprego dos EUA e nem a “toda-poderosa” Nvidia conseguiu impedir

20 de novembro de 2025 - 15:59

A criação de postos de trabalho nos EUA veio bem acima do esperado pelo mercado, o que reduz chances de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro; bolsas saem de alta generalizada para queda em uníssono

DADO DE EMPREGO

Depois do hiato causado pelo shutdown, Payroll de setembro vem acima das expectativas e reduz chances de corte de juros em dezembro

20 de novembro de 2025 - 12:15

Os Estados Unidos (EUA) criaram 119 mil vagas de emprego em setembro, segundo o relatório de payroll divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Departamento do Trabalho

MERCADOS LÁ FORA

Sem medo de bolha? Nvidia (NVDC34) avança 5% e puxa Wall Street junto após resultados fortes — mas ainda há o que temer

20 de novembro de 2025 - 11:06

Em pleno feriado da Consciência Negra, as bolsas lá fora vão de vento em poupa após a divulgação dos resultados da Nvidia no terceiro trimestre de 2025

WHAT A WEEK, HUH?

Com R$ 480 milhões em CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3) cai 24% na semana, apesar do aumento de capital bilionário

20 de novembro de 2025 - 9:32

A companhia vive dias agitados na bolsa de valores, com reação ao balanço do terceiro trimestre, liquidação do Banco Master e aprovação da homologação do aumento de capital

NÃO ENGATOU

Braskem (BRKM5) salta quase 10%, mas fecha com ganho de apenas 0,6%: o que explica o vai e vem das ações hoje?

19 de novembro de 2025 - 18:49

Mercado reagiu a duas notícias importantes ao longo do dia, mas perdeu força no final do pregão

COMPRA OU VENDE?

SPX reduz fatia na Hapvida (HAPV3) em meio a tombo de quase 50% das ações no ano

19 de novembro de 2025 - 17:40

Gestora informa venda parcial da posição nas ações e mantém derivativos e operações de aluguel

VAI CAIR NA CONTA?

Dividendos: Banco do Brasil (BBAS3) antecipa pagamento de R$ 261,6 milhões em JCP; descubra quem entra no bolo

19 de novembro de 2025 - 11:33

Apesar de o BB ter terminado o terceiro trimestre com queda de 60% no lucro líquido ajustado, o banco não está deixando os acionistas passarem fome de proventos

EFEITOS DO IMBRÓGLIO

Liquidação do Banco Master respinga no BGR B32 (BGRB11); entenda os impactos da crise no FII dono do “prédio da baleia” na Av. Faria Lima

19 de novembro de 2025 - 10:20

O Banco Master, inquilino do único ativo presente no portfólio do FII, foi liquidado pelo Banco Central por conta de uma grave crise de liquidez

OPORTUNIDADES OU ARMADILHA?

Janela de emissões de cotas pelos FIIs foi reaberta? O que representa o atual boom de ofertas e como escapar das ciladas

19 de novembro de 2025 - 6:02

Especialistas da EQI Research, Suno Research e Nord Investimentos explicam como os cotistas podem fugir das armadilhas e aproveitar as oportunidades em meio ao boom das emissões de cotas dos fundos imobiliários

ALTA COM DESCONFORTO

Mesmo com Ibovespa em níveis recordes, gestores ficam mais cautelosos, mostra BTG Pactual

18 de novembro de 2025 - 15:22

Pesquisa com gestores aponta queda no otimismo, desconforto com valuations e realização de lucros após sequência histórica de altas do mercado brasileiro

DEPOIS DA LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Com quase R$ 480 milhões em CDBs do Banco Master, Oncoclínicas (ONCO3) cai mais de 10% na bolsa

18 de novembro de 2025 - 11:41

As ações da companhia recuaram na bolsa depois de o BC determinar a liquidação extrajudicial do Master e a PF prender Daniel Vorcaro

ONDA DE REVISÕES CONTINUA

Hapvida (HAPV3) lidera altas do Ibovespa após tombo da semana passada, mesmo após Safra rebaixar recomendação

17 de novembro de 2025 - 15:53

Papéis mostram recuperação após desabarem mais de 40% com balanço desastroso no terceiro trimestre, mas onda de revisões de recomendações por analistas continua

REAÇÃO AOS BALANÇOS

Maiores quedas do Ibovespa: Rumo (RAIL3), Raízen (RAIZ4) e Cosan (CSAN3) sofrem na bolsa. O que acontece às empresas de Rubens Ometto?

17 de novembro de 2025 - 15:15

Trio do grupo Cosan despenca no Ibovespa após balanços fracos e maior pressão sobre a estrutura financeira da Raízen

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os FIIs mais lucrativos do ano: shoppings e agro lideram altas que chegam a 144%

15 de novembro de 2025 - 16:23

Levantamento mostra que fundos de shoppings e do agronegócio dominaram as maiores valorizações, superando com sobra o desempenho do IFIX

ESTRATÉGIA DOS GESTORES

Gestora aposta em ações ‘esquecidas’ do Ibovespa — e faz o mesmo com empresas da Argentina

15 de novembro de 2025 - 15:30

Logos Capital acumula retorno de quase 100% no ano e está confiante com sua carteira de ações

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa retoma ganhos com Petrobras (PETR4) e sobe 2% na semana; dólar cai a R$ 5,2973

14 de novembro de 2025 - 18:44

Na semana, MBRF (MBRF3) liderou os ganhos do Ibovespa com alta de mais de 32%, enquanto Hapvida (HAPV3) foi a ação com pior desempenho da carteira teórica do índice, com tombo de 40%

O DIA DEPOIS DO BALANÇO

Depois do balanço devastador da Hapvida (HAPV3) no 3T25, Bradesco BBI entra ‘na onda de revisões’ e corta preço-alvo em quase 50%

14 de novembro de 2025 - 17:37

Após reduzir o preço-alvo das ações da Hapvida (HAPV3) em quase 50%, o Bradesco BBI mantém recomendação de compra, mas com viés cauteloso, diante de resultados abaixo das expectativas e pressões operacionais para o quarto trimestre

QUEM É VIVO SEMPRE APARECE. OU MELHOR: QUEM É OI

Depois de escapar da falência, Oi (OIBR3) volta a ser negociada na bolsa e chega a subir mais de 20%

14 de novembro de 2025 - 16:52

Depois de a Justiça reverter a decisão que faliu a Oi atendendo um pedido do Itaú, as ações voltaram a ser negociadas na bolsa depois de 3 pregões de fora da B3

O QUE BOMBOU NA BOLSA

Cogna (COGN3), C&A (CEAB3), Cury (CURY3): Veja as 20 empresas que mais se valorizaram no Ibovespa neste ano 

14 de novembro de 2025 - 15:02

Companhias de setores como educação, construção civil e bancos fazem parte da lista de ações que mais se valorizaram desde o começo do ano

AÇÕES QUE FICARAM PARA TRÁS

Com rentabilidade de 100% no ano, Logos reforça time de ações com ex-Itaú e Garde; veja as 3 principais apostas da gestora na bolsa

14 de novembro de 2025 - 12:02

Gestora independente fez movimentações no alto escalão e destaca teses de empresas que “ficaram para trás” na B3

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar