🔴 TCHAUZINHO, NUBANK: Itaú BBA revela o nome da ação que pode colocar o roxinho para comer poeira; CLIQUE AQUI  e descubra a resposta no nosso Telegram

2022-09-09T18:05:14-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
FII DO MÊS

Fundo imobiliário que subiu quase 10% em agosto e tem Magalu como inquilino é o mais recomendado para setembro; confira os FIIs favoritos de 10 corretoras

O Bresco Logística é o favorito das corretoras desde março deste ano; quem seguiu a recomendação desde então garantiu uma alta de 9,4%

7 de setembro de 2022
7:03 - atualizado às 18:05
Selo Melhores Fundos Imobiliários 2 | Fundo Imobiliário Bresco Logística BRCO11 FIIs Magazine Luiza
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O mês de agosto marcou uma virada na indústria de fundos imobiliários: depois de um longo domínio dos FIIs de papel, os fundos de tijolo conquistaram a maioria absoluta entre os mais rentáveis do mês.

As perspectivas de fim do ciclo de alta da taxa Selic e a deflação registrada em julho diminuíram a atratividade dos fundos que investem em títulos de crédito imobiliário. Ao mesmo tempo, os investidores partiram em busca dos FIIs que possuem ativos reais na carteira.

Para quem acompanha a seleção do Seu Dinheiro há mais tempo, no entanto, a corrida pelos fundos que são donos de escritórios, shopping centers e galpões, entre outros ativos reais, não é novidade.

O Bresco Logística (BRCO11), um FII de tijolo voltado para o segmento que o nomeia, é o favorito das corretoras consultadas pelo SD desde março deste ano, quando o papel ainda dominava os rankings de maiores altas e dividendos mensais.

Quem seguiu a recomendação desde então garantiu uma alta de 9,4% até agora. E os analistas acreditam que ele ainda pode render mais frutos para os investidores: presente entre os favoritos de Ativa Investimentos, Mirae Asset e Terra Investimentos, o BRCO11 é novamente o fundo mais indicado para o mês.

Beneficiado pelo bom momento geral para o tijolo, o Bresco Logística também avança na esteira do crescimento de grandes nomes do e-commerce — em sua carteira de clientes estão presentes Magazine Luiza (MGLU3), Mercado Livre (MELI34) e Americanas (AMER3), por exemplo.

Além do BRCO11, outros cinco ativos de tijolo e um de papel receberam duas indicações cada e completam a lista dos FIIs preferidos para setembro. São eles: BTG Pactual Corporate Office (BRCR11), CSHG Logística (HGLG11), CSHG Real Estate (HGRE11), Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), TRX Real Estate (TRXF11) e Vinci Shopping Centers (VISC11).

Confira a seguir os fundos favoritos de cada corretora entre os indicados nas suas respectivas carteiras recomendadas:

Entendendo o FII do Mês: todos os meses, o Seu Dinheiro consulta as principais corretoras do país para descobrir quais são suas apostas para o período. Dentro das carteiras recomendadas, normalmente com até 10 fundos imobiliários, os analistas indicam os seus três prediletos. Com o ranking nas mãos, selecionamos os que contaram com pelo menos duas indicações.

Bresco Logística (BRCO11) — portfólio premium por um preço camarada

No geral, os fundos imobiliários de tijolo foram pressionados pela pandemia de covid-19 e pelo aperto nos juros brasileiros promovido para conter a inflação. Mas o isolamento social acelerou o e-commerce — e quem estava exposto à dinâmica do setor acabou se dando bem.

Esse é o caso do Bresco Logística (BRCO11), cujo portfólio de locatários está cerca de 57% ligado ao varejo online. É o caso, por exemplo, do Magazine Luiza, um dos clientes que aluga galpões que pertencem ao fundo.

Com 11 ativos na carteira, o fundo também chama a atenção pela qualidade dos imóveis. “O Bresco Logística possui um dos melhores portfólios logísticos da indústria”, avalia a Guide Investimentos.

A localização dos galpões é outro ponto forte: 59% deles estão em São Paulo e 39% da receita total do fundo vem da capital do Estado, a maior metrópole do país. O restante dos ativos está dividido entre Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Além disso, a taxa de vacância física atualmente zerada agrada os analistas. E a situação deve permanecer assim por mais algum tempo, já que os contratos de locação possuem prazo médio remanescente de 4,9 anos.

Todas essas qualidades que estavam eclipsadas pelo cenário macroeconômico turbulento voltaram a ser valorizadas pelo mercado no mês anterior, e o FII disparou 9,33%.

Mas, para quem ainda não possui cotas do BRCO11 e teme ter perdido o ponto de entrada, a boa notícia é que há espaço para mais valorização, de acordo com os analistas. O fundo negocia quase 9% abaixo do valor patrimonial das cotas — que é de R$ 119, segundo o último informe trimestral divulgado.

O indicador é calculado a partir da divisão do patrimônio líquido pelo total de cotas do fundo e mostra o “valor ideal” pelo qual um ativo deveria ser negociado. Quando há desconto, como é o caso do Bresco Logística, os investidores têm a chance de comprar as cotas por um preço abaixo do esperado para o portfólio.

LEIA TAMBÉM: Fundos imobiliários (FIIs) se endividam para comprar novos ativos; oportunidade ou risco para o cotista?

Repercussão — só deu tijolo

Como indicado no início da matéria, agosto foi especialmente positivo para os fundos imobiliários de tijolo. Os representantes dessa categoria na tabela de FIIs mais recomendados para o mês passado anotaram altas de até dois dígitos.

O Vinci Shopping Centers (VISC11), por exemplo, que esteve entre as menções honrosas, subiu 11,35%.

Já os fundos imobiliários de papel registraram quedas, com destaque negativo para o recuo de 4,3% do Hectare CE (HCTR11). Veja a seguir como operaram todos os fundos dos top 3 das corretoras:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Impactos dos juros

Aperto monetário global é novo entrave para crescimento da economia brasileira

24 de setembro de 2022 - 16:53

Com vários países endurecendo a política monetária, o mundo tende a crescer menos, com impactos sobre o comércio global

Eleições 2022

Líder das pesquisas, Lula decide faltar a debate do SBT e ouve críticas de adversários

24 de setembro de 2022 - 14:08

Candidato Ciro Gomes (PDT) disse que Lula “tem muito a esconder”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “estratégia”

Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel mostra Lula oscilando para cima e Bolsonaro estável

24 de setembro de 2022 - 11:41

Pesquisa mostrou que votos brancos e nulos também subiram, assim como o número de eleitores que não souberam ou preferiram não responder

Tax the rich!

Imposto sobre heranças vai aumentar? Saiba quais candidatos à presidência são a favor de tributá-las ou de taxar grandes fortunas

24 de setembro de 2022 - 10:00

A discussão sobre o aumento de impostos sobre os ricos ou os “super-ricos” é tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Mas nem todos os candidatos à presidência têm propostas nesse sentido

Banho mais caro

Tarifa de energia elétrica deve subir mais do que toda a inflação projetada pelo Banco Central em 2023, dizem especialistas

24 de setembro de 2022 - 9:47

Reajuste das tarifas chegaria a 5% em 2023, enquanto a projeção do Banco Central para a inflação é de 4,6%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies