🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O JOGO VIROU

A corrida pelo tijolo: por que 9 dos 10 fundos imobiliários mais rentáveis do mês são do segmento de escritórios, shoppings e logística

Um movimento de realocação de carteiras levou a classe a registrar, pela segunda vez consecutiva neste ano, uma performance superior aos FIIs de papel

Larissa Vitória
Larissa Vitória
31 de agosto de 2022
6:10 - atualizado às 11:06
Vista aérea de uma aglomeração de edifícios de escritórios e casas | Fundos imobiliários
Imagem: Unsplash

Depois de apanharem muito durante a pandemia de covid-19 e serem ignorados por boa parte dos investidores, os fundos imobiliários de tijolo registaram, pela segunda vez consecutiva neste ano, uma performance superior aos FIIs de papel.

A corrida pelos portfólios compostos por ativos reais levou a classe a conquistar a maioria absoluta entre os 10 fundos mais rentáveis de agosto, com nove representantes.

A lista dos campeões do mês inclui FIIs que são donos de escritórios (lajes corporativas), shopping centers e galpões logísticos.

O único entre os 10 mais rentáveis de agosto que não se enquadra na categoria de fundo de tijolo é o Kinea Fundo de Fundos (KFOF11). Ainda assim, mais da metade da carteira do KFOF11 é composta por FIIs que investem em escritórios e shoppings.

Veja a seguir a lista dos fundos imobiliários que mais subiram em agosto entre aqueles que fazem parte da carteira do Ifix, o principal índice do setor da B3:

CÓDIGONOMESegmentoVARIAÇÃO DA COTA EM AGOSTO
BRCR11BTG Pactual Corporate Office FundLajes corporativas23,18%
RBRP11RBR Properties FIIHíbrido21,14%
XPIN11XP IndustrialLogística19,54%
HSML11HSI MallsShoppings16,06%
GTWR11Green TowersLajes corporativas14,93%
HGRE11CSHG Real EstateLajes corporativas15,33%
KFOF11Kinea Fundo de FundosFundo de Fundos14,85%
JSRE11JS Real Estate MultigestãoLajes corporativas14,79%
HGBS11Hedge Brasil ShoppingShoppings13,38%
VILG11Vinci LogísticaLogística13,25%
*Até o fechamento de 30/08/2022 | Fonte: ClubeFII

Mas o que levou a essa verdadeira “corrida pelo tijolo” neste mês? Trata-se principalmente de um movimento de realocação de carteiras.

As perspectivas de fim do ciclo de alta da taxa Selic e a deflação registrada em julho diminuíram a rentabilidade dos FIIs de papel que investem, em grande parte, em títulos de dívida imobiliária atrelados a índices de preços, como IPCA e IGP-M, e ao CDI.

Com a atratividade do papel em queda, as cotas dos fundos de tijolo — cujo patrimônio está concentrado em imóveis como galpões logísticos, escritórios e shoppings — voltaram a chamar a atenção dos investidores e a avançar na B3.

E uma grande parte da boa performance de agosto é atribuída a um segmento da classe. Os fundos de lajes corporativas, que estão entre os mais afetados pelo quadro econômico anterior, ocupam quatro posições da lista de 10 maiores altas do mês.

Diante da virada do cenário macroeconômico, o movimento no mercado de FIIs já era esperado pela maioria do mercado, especialmente pelos gestores profissionais, de acordo com Rodrigo França, sócio e gestor da Devant Asset.

A volta por cima 

No geral, os fundos imobiliários de tijolo foram pressionados pela pandemia de covid-19 e pelo aperto nos juros brasileiros promovido para conter a inflação. Mas, dentro da classe, alguns segmentos sofreram mais que os outros.

Enquanto os FIIs de logística foram impulsionados pelo crescimento do e-commerce, os de lajes corporativas e os shoppings centers sofreram com as medidas de restrição social.

O último setor também foi diretamente afetado pela escalada da inflação, que diminuiu o poder de compra dos consumidores e prejudicou os lojistas. A categoria, porém, já esboçava uma reação que deve ser potencializada pelo freio na alta dos preços e dos juros.

“Os shoppings voltaram a performar bem, com número de vendas favoráveis aos lojistas e inadimplência controlada”, destaca Caio Araújo, analista da Empiricus, em sua coluna no site do Seu Dinheiro.

O ambiente das lajes corporativas também melhorou desde o início do ano, na visão de Araújo. “Com a volta dos funcionários aos escritórios físicos, a ocupação do segmento registrou melhora nos últimos três trimestres em São Paulo, principal centro corporativo do país”, afirma.

Os reis do desconto

Além da melhora nas perspectivas para vacância, outro fator que atrai os investidores e pode ajudar a explicar por que os escritórios são maioria entre as maiores altas de agosto está no valor das cotas.

O analista da Empiricus diz que ainda há FIIs “bem descontados” no setor, com cotações até 20% abaixo do valor patrimonial.

Caio Araújo acrescenta ainda que, além do desconto, o setor oferece a oportunidade de acessar um dividend yield — indicador que mede o retorno de um ativo com proventos — real próximo de 8%.

“Portanto, com a inflação arrefecendo e o mercado de escritórios registrando absorção líquida positiva, a janela segue favorável para a montagem de posição em lajes corporativas”, declara o analista.

Para Rodrigo França, gestor da Devant Asset, os fundos imobiliários de tijolos não apresentam problemas nos ativos que justifiquem um desconto tão grande. “A maior parte dos fundos de escritório da carteira do IFIX não apresenta dificuldades graves com vacância, risco dos inquilinos ou alavancagem.”

A corrida dos fundos imobiliários de tijolo veio para ficar?

Se o desconto é o principal atrativo dos fundos imobiliários de lajes corporativas, o que ocorrerá com essa classe de ativos quando a alta contínua fechar o vão entre a cotação dos FIIs e o valor patrimonial?

Para o gestor da Devant, o movimento irá continuar à medida que as expectativas de fim do ciclo de aperto e possível início de corte nos juros se consolidem. Mas a liderança dos ganhos deve mudar de segmento.

“Os fundos de laje tendem a continuar capitaneando esse movimento de alta no curtíssimo prazo porque o desconto continua relevante. Mas, os fundos de fundos — que ainda têm uma ‘gordurinha’ maior para queimar —, talvez passem a frente em relação ao desempenho das cotas”, afirma o gestor.

André Freitas, CEO e CIO da Hedge Investments, também acredita que os FOFs devem ser destaque nos próximos meses.

Assim como ocorre com os escritórios, ele acredita que, como o portfólio é formado por cotas de outros fundos que estão se valorizando, não há justificativa para descontos tão elevados: “se vendermos toda a carteira de um FOF, o fundo vale mais do que sua cotação no mercado secundário”.

Compartilhe

MERCADOS HOJE

Bolsa hoje: Ibovespa cai e perde os 125 mil pontos com reação ao Focus; dólar sobe

23 de abril de 2024 - 7:06

RESUMO DO DIA: O Ibovespa futuro iniciou a sessão desta terça-feira em queda. Investidores digerem a publicação do Boletim Focus, que indicou alta significativa da Selic para 2024. O indicador vai na contramão das principais bolsas internacionais do mundo, que operam em tom positivo na manhã de hoje. Enquanto o encerramento dos negócios na Ásia […]

SEM PARAR

A bolsa nunca mais vai fechar? O plano da Bolsa de Valores de Nova York para negociar ações 24 horas por dia, sete dias da semana

22 de abril de 2024 - 17:22

O tema esquentou nos últimos anos por conta da negociação de criptomoedas e também por concorrentes da Nyse, que tentam registro para funcionar sem intervalo

EXCLUSIVO

Gestor do Quasar Agro (QAGR11) acusa Capitânia de “estratégia predatória” em disputa sobre FII com mais de 20 mil cotistas na B3 

22 de abril de 2024 - 13:32

A Capitânia solicitou no mês passado uma assembleia para discutir uma possível troca na gestão do fundo imobiliário

MERCADOS HOJE

Bolsa hoje: Com Petrobras (PETR4) e Wall Street, Ibovespa fecha em alta; dólar cai e volta para o nível abaixo de R$ 5,20

22 de abril de 2024 - 6:54

RESUMO DO DIA: A Petrobras (PETR4) deu o tom do pregão mais uma vez e impulsionou o principal índice a bolsa brasileira, mas sem desprezar o apoio de Wall Street. O Ibovespa fechou em alta de 0,36%, aos 125.573 pontos. Já o dólar seguiu a trajetória de queda e fechou a R$ 5,1687, com baixa […]

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Inflação é destaque no Brasil e nos Estados Unidos na mesma semana dos balanços das ‘big techs’

22 de abril de 2024 - 6:20

Também nos EUA serão publicados dados do PIB do primeiro trimestre e diversos outros indicadores, como pedidos de bens duráveis e a balança comercial norte-americana

BOLSA NA SEMANA

Petz (PETZ3) zera as perdas do ano enquanto CVC (CVCB3) despenca quase 15% — veja o que foi destaque na bolsa na semana

20 de abril de 2024 - 12:50

Ibovespa teve uma sequência de seis quedas com a disparada do dólar em meio às incertezas sobre os juros nos EUA

APERTA O PLAY!

Barril de pólvora — e inflação. Como o conflito no Oriente Médio e os juros nos EUA mexem com a bolsa e o dólar

20 de abril de 2024 - 11:02

O podcast Touros e Ursos recebe João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, para comentar a escalada das tensões entre Irã e Israel e a pressão inflacionária nos EUA

VOLTOU ATRÁS

Vitória dos acionistas? Petrobras (PETR4) pode distribuir parte dos dividendos extraordinários após sinal verde de Lula

20 de abril de 2024 - 9:58

O pagamento dos proventos foi aprovado pelo conselho de administração e deve ser votado na assembleia geral na próxima semana

Market Makers

Vale (VALE3) é a mais barata do setor de mineração e sai ganhando com futuro promissor do minério de ferro

19 de abril de 2024 - 13:46

Eu, Matheus Soares, enxergo um grande potencial na commodity independentemente da crise de sua maior exportadora: a China — e a mineradora brasileira sai ganhando com isso

SAIBA MAIS

XP Malls (XPML11) vai pagar o segundo maior dividendo de sua história neste mês; veja quem tem direito a receber

19 de abril de 2024 - 11:54

De acordo com comunicado enviado ao mercado na noite de quinta-feira (18), o XPML11 distribuirá R$ 0,91 por cota neste mês

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar