🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Bruna Martins

Bruna Martins

Coordenadora de branded content no Seu Dinheiro e Money Times, portais da Empiricus e do grupo BTG Pactual. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo com passagens por Casa Vogue e Metro Jornal SP, além de experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

Exclusivo Seu Dinheiro

Eleições 2022: conheça a ação de petróleo barata e que te ajuda a ‘fugir’ do risco de intervenção política na Petrobras (PETR4)

Empresa vem apresentando resultados positivos e não deve sofrer consequências de qualquer resultado que venha das urnas em outubro

Bruna Martins
Bruna Martins
1 de outubro de 2022
16:00 - atualizado às 14:14
acao petroleo eleicoes
Imagem: Freepik

Você tem coisas favoritas? Uma cor favorita, uma comida favorita, ou mesmo uma camisa favorita – aquela que, se pudesse, você nunca tiraria do corpo? Pois bem, uma parte do mercado financeiro parece agora também ter adotado uma ação favorita. Uma ação do setor de petróleo que, além de estar extremamente barata, promete crescer bastante nos próximos meses e ajudar a proteger seu bolso de um acontecimento muito importante: as eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois é, atualmente é difícil falar sobre qualquer coisa sem citar a corrida eleitoral que, em breve, revelará o novo presidente do Brasil. Mas não é à toa: uma decisão dessa relevância tem potencial para afetar diversos campos da nossa vida, inclusive o financeiro. Afinal, é de conhecimento geral que o mercado de investimentos sofre, dia e noite, influências dos cenários político e social do país e do mundo.

Corre no Senado, por exemplo, a taxação de dividendos, que provavelmente será apreciada em 2023 e conta com o apoio dos 4 principais candidatos (Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet), o que pode interferir na política de proventos da Petrobras (PETR4). Afinal, no que depender do futuro presidente da República, a tributação tem grandes chances de passar (explicamos melhor isso como se preparar neste link).

Por isso, muita gente anda se perguntando: afinal, no que eu devo investir agora? Posso optar pela bolsa ou esse é um movimento arriscado demais neste momento? Que tipo de ações devo escolher para me resguardar de possíveis perdas? Quais setores são mais resilientes durante (e após) esse momento de turbulência política?

Para alguns dos principais especialistas do mercado, essa ação de petroleira privada, da qual falei há pouco, vem comprando campos de petróleo extremamente lucrativas a preço de banana da Petrobras, o que a faz ser uma das opção interessante para ter na carteira agora, segundo analistas consultados pelo nosso time de colunistas e jornalistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem confia no potencial do petróleo no longo prazo, trata-se de uma excelente oportunidade para se manter investindo no setor, mas sem a volatilidade que uma estatal como a Petrobras (PETR3) pode apresentar não só neste período de eleições como também depois, com os desdobramentos políticos de Brasília.

Leia Também

QUERO SABER QUAL É A AÇÃO DE PETRÓLEO QUE PODE PROTEGER MEUS INVESTIMENTOS DAS ELEIÇÕES

Eleição e estatais

É natural que, quando se fala sobre petróleo e bolsa brasileira, a primeira empresa que venha à sua cabeça seja a Petrobras. Isso não é à toa, pois trata-se da maior exploradora e produtora de petróleo do país – e uma das maiores do mundo. 

Além disso, recentemente ela ganhou ainda mais holofote na mídia, com a distribuição generosa de dividendos aos seus acionistas. Para ser mais precisa, foram R$ 87,8 bilhões pagos, o que resultou em R$ 6,73 por ação preferencial e ordinária em circulação, referentes ao segundo trimestre de 2022. De janeiro até o fim de setembro, o dividend yield médio dos papéis foi de cerca de 43% para PETR3 e 47% para PETR4.

No entanto, mesmo tendo bons fundamentos, segundo players do mercado, a proximidade das eleições e o novo rumo que o país tomará em 2023 podem mexer com as estruturas dessa empresa. O nome disso é risco político: é preciso estar atento à possibilidade de que a nova gestão presidencial interfira nas atividades da empresa, a ponto de causar efeito em seu valor e até mesmo na sua distribuição de dividendos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, há muitos especialistas que acreditam que este seja o momento de “fugir” de empresas estatais, como é o caso da Petrobras, e investir naquelas que apresentam um futuro possivelmente promissor independentemente do resultado que sairá das urnas em outubro.

E dá para fazer isso se mantendo no setor de petróleo. Com uma empresa que tem a ação descontada e representando uma excelente oportunidade.

CONHEÇA A AÇÃO DE PETRÓLEO MAIS BARATA DA BOLSA E QUE NÃO DEVE SOFRER CONSEQUÊNCIAS DAS ELEIÇÕES

Ação de petróleo barata e que não te põe em risco perante às eleições

Essa ação de petróleo “queridinha” dos analistas, que você pode conhecer aqui, está chamando a atenção por diversos motivos. Segundo análise de Rodolfo Amstalden, sócio-fundador e analista da Empiricus Research, a maior casa de análise financeira independente do país, essa é a ação de petroleira mais barata da bolsa, quando comparado o preço de seu papel ao lucro esperado para 2023.

Ainda na avaliação de Rodolfo, a empresa tende a colher os resultados das aquisições bem feitas nos últimos anos e pode atingir até 158% de valorização em um cenário otimista para o petróleo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o melhor de tudo isso é que você não precisa se preocupar com o futuro da ação em razão das eleições para presidente do Brasil. Muito pelo contrário: na opinião de um dos maiores especialistas do mercado financeiro, relatada no material completo disponível aqui, essa é uma das 3 ações de empresas não estatais que estão baratas e podem significar uma ótima aquisição para sua carteira no momento atual. 

Para Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, a empresa por trás desta ação pode se beneficiar – e muito – do problema de oferta estrutural do petróleo. Além disso, trata-se de uma das empresas que vem se aproveitando do programa de desinvestimentos da Petrobras para a aquisição de ativos saudáveis e prontos para a operação, o que vem fazendo sua produção saltar mês a mês.

Aos poucos, com a entrega de ótimos resultados consecutivos, analistas deixam de desconfiar da sua capacidade operacional e o desconto desse papel tende a diminuir. E tudo isso sem se preocupar com quem governará o Brasil pelos próximos quatro anos.

AÇÃO DE PETRÓLEO BARATA E BOA PARA INVESTIR ANTES DAS ELEIÇÕES: CONHEÇA AQUI

Não deixe as eleições te fazerem perder dinheiro

Praticamente todo investidor está, neste momento, calculando a melhor forma de deixar a carteira intacta aos efeitos que qualquer resultado vindo das urnas pode causar. E isso é realmente necessário, já que os dois candidatos que lideram as pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), trazem consigo propostas tão opostas para a economia do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, alguns dos maiores especialistas do mercado foram ouvidos por jornalistas do Money Times para sabermos: afinal, como proteger meus investimentos das eleições? O resultado das entrevistas está neste material, cedido ao portal Seu Dinheiro e disponível para download gratuito aqui.

Neste guia, analistas apontam, além da ação da petroleira que já citei, outras 2 ações que estão baratas e são uma boa ideia de investimento neste momento de decisões políticas em curso. Uma delas é líder na área da saúde e a outra vem do setor de energia elétrica.

Além disso, o material também traz uma análise completa do rumo que deve ser dado a diferentes tipos de investimentos. Afinal, o que fazer com os fundos imobiliários? O que esperar do dólar nos próximos meses? É hora de investir em libras e euros?

Clique aqui e confira a resposta para todas essas perguntas, além de conhecer a ação da petroleira barata e que você deve considerar incluir na sua carteira para diminuir os riscos das eleições para seu bolso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CEO CONFERENCE 2026

“Upsides pornográficos”: derrota de Lula nas eleições pode fazer a bolsa deslanchar, diz André Lion, da Ibiuna

11 de fevereiro de 2026 - 13:32

Em painel na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o CIO da Ibiuna afirmou que uma eventual alternância de poder pode destravar uma reprecificação relevante dos ativos e pressionar os juros reais para baixo

2026 OU...1996?

Dólar perde terreno: ouro supera Treasurys como reserva internacional pela primeira vez em 30 anos; veja o que levou a isso

11 de fevereiro de 2026 - 11:27

Na última vez que o ouro representou uma fatia maior das reservas globais, a tendência dos mercados ainda era de acumulação do metal precioso

DESTAQUES DO IBOVESPA

O balde de água fria na Eneva (ENEV3): por que as ações despencaram 19% após decisão do governo sobre o leilão de energia

10 de fevereiro de 2026 - 12:59

Preços máximos estabelecidos para o leilão ficaram muito abaixo do esperado e participação da empresa se torna incerta

ENTENDA

B3 (B3SA3) deve se esbaldar com dinheiro gringo e corte da Selic neste ano: UBS BB acredita que é hora de comprar

6 de fevereiro de 2026 - 17:05

Entrada forte de capital estrangeiro e expectativa de queda de juros levam banco a recomendar compra das ações da operadora da bolsa

AÇÕES EM QUEDA FORTE

Amazon (AMZO34) aposta pesado em IA. Por que investimentos de R$ 1 trilhão assusta mercado e até o BTC pagou o pato?

6 de fevereiro de 2026 - 11:58

Amazon combina resultados mistos com a maior aposta em IA entre as big techs, assusta investidores e ações sofrem em Wall Street, com efeitos até no Bitcoin e outras critpomoedas

FII DO MÊS

FII de papel ou tijolo? Em fevereiro, os dois são queridinhos dos analistas; confira os fundos imobiliários no pódio

5 de fevereiro de 2026 - 6:14

Descubra quais são os fundos imobiliários favoritos dos analistas para o mês, e saiba como montar sua carteira de FIIs agora

HORA DE COMPRAR?

A Prio (PRIO3) já deu o que tinha que dar? Depois de subirem 20% no ano, papéis ainda podem disparar; Itaú BBA aponta gatilhos

4 de fevereiro de 2026 - 18:42

A empresa vive seu melhor momento operacional, mas o Itaú BBA avalia que boa parte das principais entregas já está no preço; entenda quais gatilhos podem provocar novas altas

VAI PERDER O BONDE?

“Investidor pessoa física só gosta de bolsa quando já está cara”, diz Azevedo, da Ibiuna

4 de fevereiro de 2026 - 17:31

Gestor participou de evento da Anbima e falou sobre a perspectiva de volta do investidor local à bolsa

TOUROS E URSOS #258

Ibovespa nos 200 mil pontos? Gringos compram tudo — mas cadê os investidores brasileiros

4 de fevereiro de 2026 - 14:00

Bruno Henriques, head de análise de renda variável do BTG Pactual, fala no podcast Touros e Ursos sobre a sua perspectiva para as ações brasileiras neste ano

BRASIL NO CENTRO DO MUNDO

Bolsa com força total: gringos despejam R$ 26,3 bilhões em janeiro na B3 e superam todo o fluxo de 2025

3 de fevereiro de 2026 - 20:00

Entrada recorde de capital internacional marca início de 2026 e coloca a bolsa brasileira em destaque entre emergentes

MAIS ENERGIA PARA A CARTEIRA

Tchau, Vale (VALE3): BTG escolhe nova “vaca leiteira” para sua carteira de dividendos — saiba qual é a ação escolhida para renda passiva

3 de fevereiro de 2026 - 18:35

A Axia (ex-Eletrobras) foi uma das ações que mais se valorizou no ano passado, principalmente pela privatização e pela sua nova política agressiva de pagamentos de dividendos

DA CIDADE PARA O CAMPO

BTAL11 migra para fiagro e terá primeiro programa de recompra de cotas; entenda os impactos para os cotistas

3 de fevereiro de 2026 - 14:02

A iniciativa faz parte da estratégia do BTG Pactual para aumentar a distribuição de dividendos e permitir uma maior flexibilidade para a gestão

MERCADOS HOJE

Ibovespa salta para históricos 187 mil pontos e dólar cai. Corte da Selic é um dos gatilhos do recorde, mas não é o único

3 de fevereiro de 2026 - 12:31

Para a XP, o principal índice da bolsa brasileira pode chegar aos 235 mil pontos no cenário mais otimista para 2026

DEPOIS DE A HOLDING PEDIR RJ

Fictor Alimentos (FICT3) desaba 40% na B3. Por que o mercado não acreditou que a empresa ficará de fora da RJ da holding?

2 de fevereiro de 2026 - 15:34

Discurso de separação não tranquilizou investidores, que temem risco de contágio, dependência financeira e possível inclusão da subsidiária no processo de recuperação

DESTAQUES DA BOLSA

Raízen (RAIZ4) dispara, volta a ser negociada acima de R$ 1 e lidera as altas do Ibovespa na semana; veja os destaques

1 de fevereiro de 2026 - 15:00

Fluxo estrangeiro impulsiona o Ibovespa a recordes históricos em janeiro, com alta de dois dígitos no mês, dólar mais fraco e sinalização de cortes de juros; Raízen (RAIZ4) se destaca como a ação com maior alta da semana no índice

CRIPTOMOEDAS HOJE

US$ 2,4 bilhões liquidados em 24 horas: Bitcoin (BTC) sofre nova derrocada e opera abaixo dos US$ 80 mil. O que explica?

1 de fevereiro de 2026 - 12:01

Queda do bitcoin se aprofunda com liquidações de mais de US$ 2,4 bilhões no mercado como um todo nas últimas 24 horas, enquanto incertezas macro voltam a pesar sobre as criptomoedas

BALANÇO DO MÊS

Ibovespa dispara em janeiro e nenhum outro investimento foi páreo — nem mesmo o ouro

30 de janeiro de 2026 - 19:34

Novos recordes para a bolsa brasileira e para o metal precioso foram registrados no mês, mas as ações saíram na frente

NÃO PERCA O PRAZO

Gol (GOLL54) vai sair da bolsa com OPA, mas adesão ao leilão não é automática; veja o que o investidor deve fazer

30 de janeiro de 2026 - 18:13

A adesão ao leilão não é obrigatória. Mas é mais difícil vender ações de uma companhia fechada, que não são negociadas na bolsa

DESCE E SOBE

Fundo imobiliário TGAR11 cai 14% em três dias, mas BB-BI diz que não é hora de vender — entenda o que pode impulsionar o FII na bolsa agora

30 de janeiro de 2026 - 12:55

O analista André Oliveira, do BB-BI, reitera a recomendação de compra, especialmente para os investidores mais arrojados

NA ROTA DO CRESCIMENTO

FIIs driblam juros altos com troca de cotas, mas há riscos para os cotistas? O BTG Pactual responde

29 de janeiro de 2026 - 15:21

O banco avalia que a estratégia de aquisição via troca de cotas veio para ficar e, quando bem executada, tem potencial de geração de valor

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar