🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Privatização da Eletrobras

Como investir o FGTS na Eletrobras: veja o passo a passo e saiba se vale a pena

Quem tiver saldo no FGTS poderá destinar até metade dos recursos à oferta pública de ações que privatizará a estatal. Conheça as regras e veja como fazer

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
2 de junho de 2022
6:30 - atualizado às 14:21
Privatização da Eletrobras (ELET3)
Período de reservas para quem quer participar da oferta vai de 3 a 8 de junho. - Imagem: Montagem / Shutterstock

A privatização da Eletrobras (ELET3; ELET6) finalmente vai sair do papel com uma megaoferta de ações estimada em até R$ 35 bilhões, a ser realizada até o final da próxima semana. E as pessoas físicas poderão participar de três formas: por meio da compra direta de ações, do investimento via fundos de ações comuns, ou utilizando parte do seu fundo de garantia (FGTS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A utilização do FGTS para investir na oferta da Eletrobras está prevista na Resolução nº 203/2021 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que estabeleceu as condições da desestatização da companhia.

A ideia é que a União, hoje sócia majoritária da Eletrobras, oferte ações ao mercado de modo a diluir a sua participação no capital da empresa de 55% a 45%, tornando-a privada. O potencial para a compra de ações da elétrica com recursos do fundo de garantia durante a oferta chega a R$ 6 bilhões.

  • ‘MULTIPLICOU PARTE DO FGTS EM MAIS DE 24 VEZES’: é isso que aconteceu com quem investiu parte do FGTS em Petrobras (PETR3) e Vale (VALE3) quando o governo permitiu. Agora com a Eletrobras, será que isso pode acontecer de novo? Baixe agora um relatório sobre a oportunidade que se abriu a empresa de energia elétrica e veja se isso pode se repetir. Basta clicar aqui.

Como já ocorreu no início dos anos 2000 com uma oferta de ações da Petrobras e a privatização da Vale, quem trabalha ou já trabalhou com carteira assinada e tem saldo no FGTS poderá usar parte dos recursos do seu fundo de garantia para investir em fundos especialmente constituídos para a ocasião, destinados exclusivamente a comprar ações da Eletrobras.

São os chamados Fundos Mútuos de Privatização - FGTS (FMP-FGTS), constituídos livremente pelas instituições financeiras, que os oferecem como investimento aos seus clientes celetistas. Você talvez já tenha recebido alguma oferta desse tipo do seu banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio dos FMP-FGTS, você consegue participar da oferta da Eletrobras e dar um destino potencialmente mais rentável aos seus recursos do FGTS. Mas será que vale a pena investir seu FGTS na oferta da Eletrobras? E, se sim, como fazer? É isso que vamos ver a seguir.

Leia Também

Vale a pena investir o FGTS na oferta da Eletrobras?

A resposta curta e grossa é sim. Primeiro porque você não pode dispor livremente dos recursos do seu FGTS, que só podem ser acessados em situações específicas, ficando “presos” na maior parte do tempo; segundo porque a rentabilidade do FGTS ainda é baixa, mesmo com o incremento que recebeu nos últimos anos.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para dar algum amparo ao trabalhador em momentos difíceis e só pode ser resgatado em situações específicas, como demissão sem justa causa, compra da casa própria, aposentadoria ou em caso de doença grave ou calamidade pública (veja todas as situações que permitem resgate do FGTS).

Em 2019, o governo passou a oferecer a possibilidade também de um saque-aniversário, de valor bastante restrito, e eventualmente também permite o saque extraordinário de valores relativamente baixos, para estimular a economia, o que está ocorrendo atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, caso você nunca tenha se enquadrado em nenhum dos casos de resgate, provavelmente ainda tem uma boa grana no seu fundo de garantia, ainda que você tenha efetuado todos os saques-aniversários e extraordinários a que teve direito.

Esses recursos que permanecem aplicados no fundo têm apresentado até uma rentabilidade razoável desde que o FGTS passou a distribuir uma parcela dos seus lucros aos trabalhadores, em 2017.

Mesmo assim, o retorno ainda tem ficado no limite da reposição da inflação nos últimos anos, e corre o risco de voltar a ficar abaixo dos principais índices de preços depois que eles voltaram a explodir.

Veja, o FGTS tem um retorno básico de 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR), um componente que passou anos zerado e só agora, com a Selic mais alta, voltou a render alguma coisa - mas ainda está bem próximo de zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Repare que é um retorno-base bem inferior ao da poupança na maior parte do tempo, só tendo sido capaz de superar a caderneta quando a Selic esteve perto das mínimas históricas - até 4,25% ao ano, para ser mais exata, o que até hoje ocorreu apenas entre fevereiro de 2020 e agosto de 2021, para o combate aos efeitos econômicos da pandemia de covid-19.

Em tempo: a poupança rende 70% da Selic mais TR quando a taxa básica é igual ou menor do que 8,5% e 6,17% ao ano mais TR quando a Selic supera essa marca, o que é o caso, atualmente.

Em adição a esse retorno pífio, desde 2017, porém, o fundo de garantia tem distribuído parte do seu lucro - advindo de investimentos variados - aos trabalhadores, como forma de melhorar essa rentabilidade.

De fato, a medida ajudou muito, e o FGTS conseguiu, por cinco anos consecutivos, superar a inflação oficial, medida pelo IPCA. Em três deles, bateu até a caderneta de poupança. Para um “investimento” de baixo risco, até que não está mau.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim não é um rendimento exatamente alto. Também não é garantido - o lucro do FGTS pode variar e, como vimos, recentemente a inflação explodiu. Até o fim deste ano conheceremos o rendimento referente a 2021, e pode ser que ele decepcione muita gente.

Se você pudesse sacar todo o dinheiro do seu FGTS livremente, poderia constituir uma reserva de emergência com liquidez diária em uma aplicação financeira de baixo risco com um rendimento líquido semelhante ou superior ao que o fundo de garantia vem pagando.

Ou seja, levando em conta que o dinheiro do FGTS está “preso”, o retorno pago, mesmo com os incrementos dos últimos anos, não tem sido lá grandes coisas.

Investir na Eletrobras tem risco, mas também tem um bom potencial de retorno

Sendo assim, ter a oportunidade de usar parte dos recursos do FGTS para investir em ações de uma boa empresa, com potencial de ter ganhos de eficiência elevados com a privatização, pode ser uma boa pedida, do ponto de vista da relação risco-retorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É claro que o investimento em ações tem risco alto - lembre-se, o investimento pode tanto dar lucro quanto prejuízo. Mas levando-se em conta o potencial de retorno no longo prazo e o fato de que é só uma parte do seu fundo de garantia, a diversificação é sim interessante.

E o histórico dos Fundos Mútuos de Privatização da Vale e da Petrobras está aí para provar que pode valer a pena. Os fundos de Petrobras, lançados no ano 2000, renderam, até hoje, até dez vezes mais que o FGTS e quatro vezes mais que a poupança antiga (que paga sempre 6,17% ao ano mais TR). Já os de Vale, lançados em 2002, renderam até 24 vezes mais que o FGTS e 10 vezes mais do que a poupança.

Em ambos os casos, os investimentos também superaram com folga o CDI, principalmente no caso da Vale, que foi a companhia realmente privatizada. A comparação dos desempenhos desses fundos com a poupança, a inflação e o CDI está disponível nesta ótima matéria da minha colega Flávia Alemi, que levanta o histórico dos FMP-FGTS.

  • ‘MULTIPLICOU PARTE DO FGTS EM MAIS DE 24 VEZES’: é isso que aconteceu com quem investiu parte do FGTS em Petrobras (PETR3) e Vale (VALE3) quando o governo permitiu. Agora com a Eletrobras, será que isso pode acontecer de novo? Baixe agora um relatório sobre a oportunidade que se abriu a empresa de energia elétrica e veja se isso pode se repetir. Basta clicar aqui.

Ou seja, mesmo se a remuneração do FGTS nesses últimos 20 anos fosse similar à atual, é bem possível que os fundos de Petrobras e Vale também a tivessem superado. É claro que retornos passados não são garantia de retornos futuros, e que estamos falando de empresas diferentes. Mas parece ser um caso de “vale a pena tentar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como investir o seu FGTS na oferta da Eletrobras

Vamos então às regras e ao passo a passo para destinar uma parte do seu FGTS à oferta de ações da privatização da Eletrobras.

O trabalhador residente e domiciliado no Brasil que tenha saldo no seu fundo de garantia - em conta ativa ou inativa - poderá destinar até metade dos seus recursos do FGTS a fundos mútuos de privatização que entrem na oferta. Isso inclui os valores eventualmente já investidos em FMP-FGTS de Vale ou Petrobras que não tenham retornado ao FGTS.

Caso você já tenha recursos investidos em FMP-FGTS de Vale ou Petrobras, você terá a opção de migrá-los para um FMP-FGTS de Eletrobras. Isso pode ser uma opção caso o saldo disponível para a oferta da Eletrobras na sua conta do FGTS seja insuficiente para o investimento ou inferior ao valor que você deseja investir.

A aplicação mínima na oferta com recursos do FGTS é de R$ 200 e está sujeita a uma carência de 12 meses. Isto é, o trabalhador não poderá retirar os recursos investidos no FMP-FGTS Eletrobras por um ano após a oferta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembre-se de que, ao resgatar um FMP-FGTS, o dinheiro retorna ao fundo de garantia, e só poderá ser sacado caso o trabalhador se enquadre em uma das regras habituais já mencionadas de saque do FGTS.

Segundo a Eletrobras, está garantida uma alocação mínima de R$ 5 mil e máxima de R$ 50 mil para os investidores de varejo, o que inclui os trabalhadores que investirem o seu FGTS.

Passo a passo e cronograma

Os trabalhadores que tiverem saldo em conta ativa ou inativa no FGTS têm de 3 a 8 de junho - da próxima sexta até a quarta-feira da semana que vem - para fazer suas reservas nos Fundos Mútuos de Privatização da Eletrobras. A oferta será concluída no dia 9, quando será definido o preço por ação, e os papéis começam a ser negociados na bolsa no dia 13.

Mas mesmo antes do início do período de reservas já é possível ir se preparando. A primeira coisa que você deve fazer depois de decidir investir seu FGTS na oferta da Eletrobras é escolher uma administradora de FMP-FGTS Eletrobras - em outras palavras, uma instituição financeira por meio da qual investir seus recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até agora, pelo menos 15 instituições financeiras já têm fundos do tipo cadastrados junto à CVM, totalizando 24 fundos, incluindo as modalidades específicas para quem vai fazer a migração de recursos de FMP-FGTS Petrobras ou Vale.

Em seguida, você deverá checar o seu saldo disponível para aplicação junto ao FGTS, o que já pode ser feito desde o dia 27 de maio, e autorizar a instituição escolhida a consultá-lo também.

Finalmente, você deve manifestar à instituição financeira o seu interesse pelo investimento e o valor, para que ela possa fazer a reserva dos seus recursos disponíveis no FGTS.

Eis o passo a passo detalhado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Escolha uma instituição financeira que ofereça um FMP-FGTS Eletrobras

Todos os FMP-FGTS Eletrobras são similares. As diferenças são a taxa de administração, que varia de zero a 0,55% ao ano, a instituição financeira e se o fundo é ou não destinado aos recursos migrados de outros FMP-FGTS. Quem quiser fazer essa migração deverá investir na oferta da Eletrobras por meio de um FMP-FGTS do tipo “Migração”. Nesta matéria, eu dou dicas de como escolher o melhor fundo para você.

Eis a lista das instituições financeiras que já estão oferecendo FMP-FGTS Eletrobras, os fundos oferecidos e as taxas cobradas em cada um deles:

FundoTaxa de administraçãoTipo
Alfa I Eletrobras FMP-FGTS0,45%FMP-FGTS
Alfa II Migração Eletrobras FMP-FGTS0,45%FMP-FGTS Migração 
BB Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
BB Migração Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS Migração 
BNB Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
Bradesco Eletrobras FMP-FGTS0,40%FMP-FGTS
Bradesco Migração Eletrobras FMP-FGTS0,40%FMP-FGTS Migração 
BTG Pactual Reference Eletrobras  FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
Caixa Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
Caixa Migração Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS Migração 
Daycoval Eletrobras FMP-FGTS0,00%FMP-FGTS
Genial Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
Genial Migração Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS Migração 
Guide Eletrobras FMP-FGTS0,15%FMP-FGTS
Itaú Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
Itaú Migração Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS Migração 
MAM Eletrobras FMP-FGTS0,80%FMP-FGTS
Safra Eletrobras FMP-FGTS0,15%FMP-FGTS
Safra Migração Eletrobras FMP-FGTS0,15%FMP-FGTS Migração 
Santander Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
Santander Migração Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS Migração 
Warren Eletrobras FMP-FGTS0,50%FMP-FGTS
XP Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS
XP Migração Eletrobras FMP-FGTS0,20%FMP-FGTS Migração 
Fontes: CVM e Quantum Finance

*Tabela atualizada em 06 de junho com a redução de algumas taxas de administração.

2. Baixe o App FGTS ou compareça a uma agência Caixa

Baixe o aplicativo do FGTS no seu celular ou compareça a uma das agências da Caixa Econômica Federal para checar seu saldo no fundo de garantia, simular a aplicação e autorizar a administradora escolhida a consultar e realizar a reserva dos valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passo a passo para simular o valor disponível para aplicação no App FGTS:

Tela inicial
Clique na opção “Mais” e “Simulador de aplicação no FMP-FGTS”.

Confira o valor disponível
Veja o resultado da simulação por conta do FGTS.

Fonte: FGTS

Passo a passo para autorizar a administradora a consultar seu saldo no App FGTS:

Acesse o APP FGTS
No menu principal, clique na opção “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autorize a consulta
Autorize a consulta das suas informações do FGTS pela Administradora FMP escolhida.

Selecione o Fundo de Privatização para autorização
Selecione o FMP disponível para aplicar.

Confirme clicando em "Visualizar termo"

Confira o termo de autorização
Aceite os termos para autorizar a Administradora FMP.

Selecione a Administradora FMP
Digite o nome da Administradora FMP-FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selecione a Administradora FMP
Após selecionar a Administradora, autorize clicando na opção "Sim" e confira a Administradora selecionada.

Pronto!
Foi realizada a autorização à Administradora FMP escolhida para consultar as informações do FGTS.

Fonte: FGTS

Caso não consiga realizar esse procedimento conforme o descrito no passo a passo, veja aqui um caminho alternativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Entre em contato com a instituição financeira administradora escolhida

Após efetuar a autorização, o trabalhador deve entrar em contato com a instituição financeira administradora de FMP-FGTS escolhida para informar os valores que deseja aplicar.

Daqui em diante, todo relacionamento do trabalhador para aplicação em FMP-FGTS Eletrobras se dará com a administradora escolhida, que passa a ser a responsável pela aplicação dos valores das suas contas FGTS.

  • ‘MULTIPLICOU PARTE DO FGTS EM MAIS DE 24 VEZES’: é isso que aconteceu com quem investiu parte do FGTS em Petrobras (PETR3) e Vale (VALE3) quando o governo permitiu. Agora com a Eletrobras, será que isso pode acontecer de novo? Baixe agora um relatório sobre a oportunidade que se abriu a empresa de energia elétrica e veja se isso pode se repetir. Basta clicar aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
2026 OU...1996?

Dólar perde terreno: ouro supera Treasurys como reserva internacional pela primeira vez em 30 anos; veja o que levou a isso

11 de fevereiro de 2026 - 11:27

Na última vez que o ouro representou uma fatia maior das reservas globais, a tendência dos mercados ainda era de acumulação do metal precioso

DESTAQUES DO IBOVESPA

O balde de água fria na Eneva (ENEV3): por que as ações despencaram 19% após decisão do governo sobre o leilão de energia

10 de fevereiro de 2026 - 12:59

Preços máximos estabelecidos para o leilão ficaram muito abaixo do esperado e participação da empresa se torna incerta

ENTENDA

B3 (B3SA3) deve se esbaldar com dinheiro gringo e corte da Selic neste ano: UBS BB acredita que é hora de comprar

6 de fevereiro de 2026 - 17:05

Entrada forte de capital estrangeiro e expectativa de queda de juros levam banco a recomendar compra das ações da operadora da bolsa

AÇÕES EM QUEDA FORTE

Amazon (AMZO34) aposta pesado em IA. Por que investimentos de R$ 1 trilhão assusta mercado e até o BTC pagou o pato?

6 de fevereiro de 2026 - 11:58

Amazon combina resultados mistos com a maior aposta em IA entre as big techs, assusta investidores e ações sofrem em Wall Street, com efeitos até no Bitcoin e outras critpomoedas

FII DO MÊS

FII de papel ou tijolo? Em fevereiro, os dois são queridinhos dos analistas; confira os fundos imobiliários no pódio

5 de fevereiro de 2026 - 6:14

Descubra quais são os fundos imobiliários favoritos dos analistas para o mês, e saiba como montar sua carteira de FIIs agora

HORA DE COMPRAR?

A Prio (PRIO3) já deu o que tinha que dar? Depois de subirem 20% no ano, papéis ainda podem disparar; Itaú BBA aponta gatilhos

4 de fevereiro de 2026 - 18:42

A empresa vive seu melhor momento operacional, mas o Itaú BBA avalia que boa parte das principais entregas já está no preço; entenda quais gatilhos podem provocar novas altas

VAI PERDER O BONDE?

“Investidor pessoa física só gosta de bolsa quando já está cara”, diz Azevedo, da Ibiuna

4 de fevereiro de 2026 - 17:31

Gestor participou de evento da Anbima e falou sobre a perspectiva de volta do investidor local à bolsa

TOUROS E URSOS #258

Ibovespa nos 200 mil pontos? Gringos compram tudo — mas cadê os investidores brasileiros

4 de fevereiro de 2026 - 14:00

Bruno Henriques, head de análise de renda variável do BTG Pactual, fala no podcast Touros e Ursos sobre a sua perspectiva para as ações brasileiras neste ano

BRASIL NO CENTRO DO MUNDO

Bolsa com força total: gringos despejam R$ 26,3 bilhões em janeiro na B3 e superam todo o fluxo de 2025

3 de fevereiro de 2026 - 20:00

Entrada recorde de capital internacional marca início de 2026 e coloca a bolsa brasileira em destaque entre emergentes

MAIS ENERGIA PARA A CARTEIRA

Tchau, Vale (VALE3): BTG escolhe nova “vaca leiteira” para sua carteira de dividendos — saiba qual é a ação escolhida para renda passiva

3 de fevereiro de 2026 - 18:35

A Axia (ex-Eletrobras) foi uma das ações que mais se valorizou no ano passado, principalmente pela privatização e pela sua nova política agressiva de pagamentos de dividendos

DA CIDADE PARA O CAMPO

BTAL11 migra para fiagro e terá primeiro programa de recompra de cotas; entenda os impactos para os cotistas

3 de fevereiro de 2026 - 14:02

A iniciativa faz parte da estratégia do BTG Pactual para aumentar a distribuição de dividendos e permitir uma maior flexibilidade para a gestão

MERCADOS HOJE

Ibovespa salta para históricos 187 mil pontos e dólar cai. Corte da Selic é um dos gatilhos do recorde, mas não é o único

3 de fevereiro de 2026 - 12:31

Para a XP, o principal índice da bolsa brasileira pode chegar aos 235 mil pontos no cenário mais otimista para 2026

DEPOIS DE A HOLDING PEDIR RJ

Fictor Alimentos (FICT3) desaba 40% na B3. Por que o mercado não acreditou que a empresa ficará de fora da RJ da holding?

2 de fevereiro de 2026 - 15:34

Discurso de separação não tranquilizou investidores, que temem risco de contágio, dependência financeira e possível inclusão da subsidiária no processo de recuperação

DESTAQUES DA BOLSA

Raízen (RAIZ4) dispara, volta a ser negociada acima de R$ 1 e lidera as altas do Ibovespa na semana; veja os destaques

1 de fevereiro de 2026 - 15:00

Fluxo estrangeiro impulsiona o Ibovespa a recordes históricos em janeiro, com alta de dois dígitos no mês, dólar mais fraco e sinalização de cortes de juros; Raízen (RAIZ4) se destaca como a ação com maior alta da semana no índice

CRIPTOMOEDAS HOJE

US$ 2,4 bilhões liquidados em 24 horas: Bitcoin (BTC) sofre nova derrocada e opera abaixo dos US$ 80 mil. O que explica?

1 de fevereiro de 2026 - 12:01

Queda do bitcoin se aprofunda com liquidações de mais de US$ 2,4 bilhões no mercado como um todo nas últimas 24 horas, enquanto incertezas macro voltam a pesar sobre as criptomoedas

BALANÇO DO MÊS

Ibovespa dispara em janeiro e nenhum outro investimento foi páreo — nem mesmo o ouro

30 de janeiro de 2026 - 19:34

Novos recordes para a bolsa brasileira e para o metal precioso foram registrados no mês, mas as ações saíram na frente

NÃO PERCA O PRAZO

Gol (GOLL54) vai sair da bolsa com OPA, mas adesão ao leilão não é automática; veja o que o investidor deve fazer

30 de janeiro de 2026 - 18:13

A adesão ao leilão não é obrigatória. Mas é mais difícil vender ações de uma companhia fechada, que não são negociadas na bolsa

DESCE E SOBE

Fundo imobiliário TGAR11 cai 14% em três dias, mas BB-BI diz que não é hora de vender — entenda o que pode impulsionar o FII na bolsa agora

30 de janeiro de 2026 - 12:55

O analista André Oliveira, do BB-BI, reitera a recomendação de compra, especialmente para os investidores mais arrojados

NA ROTA DO CRESCIMENTO

FIIs driblam juros altos com troca de cotas, mas há riscos para os cotistas? O BTG Pactual responde

29 de janeiro de 2026 - 15:21

O banco avalia que a estratégia de aquisição via troca de cotas veio para ficar e, quando bem executada, tem potencial de geração de valor

BUSCA POR SEGURANÇA

Ibovespa dispara no ano, mas investidores brasileiros estão receosos e tiram dinheiro da bolsa, diz XP

29 de janeiro de 2026 - 14:15

Uma fatia menor da carteira dos brasileiros está em ativos na bolsa, como ações, ETFs, FIIs e outros, e cresce a proporção dos investidores que pretende reduzir sua exposição à renda variável

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar