Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

SEGREDOS DA BOLSA

Esquenta dos mercados: investidor deve ficar de olho na PEC dos precatórios, risco fiscal e Livro Bege esta semana; saiba o que esperar

Além disso, a temporada de balanços começa a ganhar tração no exterior e, no Brasil, a primeira divulgação dos números do terceiro tri deve ocorrer na sexta-feira

Renan Sousa
Renan Sousa
18 de outubro de 2021
7:58 - atualizado às 15:53
Ibovespa
Imagem: Shutterstock/Andrei Morais

A semana marcada por feriado e menor liquidez nos mercados fez o Ibovespa encerrar os últimos pregões com saldo positivo, em um avanço de mais de 1%. Já o dólar à vista fechou os últimos sete dias em queda de 0,77%, depois de atingir o patamar de R$ 5,60. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta semana, o investidor doméstico não tem maiores indicadores para se preocupar, mas o Congresso Nacional fica no centro das atenções. Além da PEC dos precatórios, os debates envolvendo a reforma do Imposto de Renda e, consequentemente, o teto de gastos e o Auxílio Brasil devem movimentar a bolsa por aqui. 

Já o exterior tem importantes indicadores para digerir. A segunda-feira (18) já começa de olho nos números do PIB da China, que decepcionaram e vieram abaixo do esperado. Nos próximos dias, as perspectivas para a economia dos EUA devem ser divulgadas pelo Federal Reserve no Livro Bege, o que pode pressionar ainda mais pela manutenção ou retirada de estímulos da economia, o chamado tapering

Congresso Nacional

As Casas Legislativas brasileiras devem ficar em foco nesta semana. No Senado Federal, a leitura do relatório da CPI da Covid deve fechar os trabalhos da Comissão ainda esta semana. A cerimônia de encerramento estava marcada para terça-feira (19), mas teve de ser adiada. 

Já na Câmara dos Deputados, a PEC dos precatórios deverá ser votada em comissão especial na terça-feira, com fortes indícios de que será aprovada. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) deve fazer a deliberação do texto nos dias seguintes à votação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os embates políticos devem seguir como plano de fundo para a bolsa brasileira. O risco fiscal deve ficar fora do radar (por enquanto) com a aprovação da PEC dos precatórios, mas ainda é preciso que a reforma do Imposto de Renda seja aprovada para que o teto de gastos esteja a salvo.

Leia Também

A semana no Ibovespa: o que esperar

Hoje o Banco Central divulga o Relatório de Estabilidade Financeira do 1º trimestre e o Ministério da Economia publica os dados da balança comercial semanal. 

Na terça-feira (19), a FGV divulga o IPC semanal e o IPC-S das Capitais em outubro. Sem maiores indicadores pela frente, a bolsa brasileira deve se apegar ao exterior esta semana, de olho no cenário doméstico de risco fiscal.

Além disso, vale ficar de olho no início da temporada de balanços por aqui. Na sexta-feira (22), a Hypera divulga seus resultados do terceiro trimestre e a agenda completa você confere na matéria do meu colega Victor Aguiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro temor que deve permanecer "abaixo do radar" do investidor é uma possível nova greve dos caminhoneiros, marcada para o início do mês que vem. A categoria exige um piso para o frete, nova política para o preço do diesel e aposentadoria especial.

Retomada econômica

A China divulgou, na madrugada desta segunda-feira (18), dados do PIB do terceiro trimestre deste ano. De acordo com o NBS, a expectativa era de que as atividades avançassem 5,1% nos últimos três meses, mas o dado apontou para um avanço de 4,9%

A produção industrial do país também decepcionou, com expansão de 3,1% contra aumento de 3,8% das projeções do The Wall Street Journal. As vendas no varejo, entretanto, cresceram 4,4%, acima das expectativas de 3,4%. 

O gigante asiático enfrenta problemas na retomada das atividades que os demais países no mundo também devem viver: a alta da inflação, a escassez de energia limpa e o número de casos de covid-19 que teima em permanecer elevado em alguns pontos do globo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para completar, o setor financeiro e imobiliário chinês segue pressionado, com incorporadoras em uma constante ameaça de calote, que pode afetar o sistema financeiro global. 

A semana no exterior

O principal dado de hoje que os investidores devem digerir é o PIB da China. Ainda pela manhã, o Federal Reserve divulga números da produção industrial em setembro e o mercado deve permanecer atento à reunião de Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, com Jerome Powell, presidente do Fed. 

Na terça-feira (19) a China volta às manchetes com a divulgação das LRPs, a taxa básica de empréstimos para 1 a 5 anos. No mesmo dia, os EUA divulgam os estoques de petróleo. 

A quarta-feira (20) conta com a divulgação do Livro Bege, a publicação do Banco Central americano que traz as perspectivas para a economia dos EUA. A expectativa é de que o Federal Reserve dê maiores detalhes sobre o tempo e intensidade da retirada dos estímulos, movimento conhecido como tapering, que deve se iniciar em novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA devem ser divulgados na quinta-feira (21), enquanto dados do índice do gerente de compras (PMI, em inglês) que medem a atividade econômica dos países, deve ficar para a sexta-feira (22). 

Como plano de fundo, a semana conta com uma série de balanços no exterior (confira mais abaixo).

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos encerraram o pregão desta segunda-feira majoritariamente em baixa, após os dados decepcionantes da economia chinesa abaixo do esperado, o que reforça a tese de que a retomada das atividades pelo mundo pode estar comprometida. 

De maneira semelhante, as bolsas europeias abriram em baixa, com temores da retomada menos intensa da economia global. O foco dos próximos dias fica para as falas dos dirigentes do BC americano e nos próximos passos do tapering, a retirada de estímulos da economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por falar nos Estados Unidos, os futuros de Nova York absorvem a cautela do mundo e seguem pressionados antes da abertura. 

Agenda semanal

Segunda-feira (18)

  • FGV: IPC-S de outubro (8h)
  • Banco Central: Boletim Focus semanal (8h25)
  • Banco Central: Relatório de Estabilidade Financeira do 1º trimestre (9h30)
  • Estados Unidos: Federal Reserve divulga números da produção industrial em setembro (10h15)
  • Estados Unidos: Índice de confiança das construtoras em outubro (11h)
  • Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, apresenta conselho de supervisão de estabilidade financeira, com participação do presidente do Fed, Jerome Powell (12h)
  • Ministério da Economia: Balança comercial semanal (15h)

Terça-feira (19)

  • Fipe: IPC semanal (5h)
  • FGV: IPC-Capitais em outubro (8h)
  • Estados Unidos: Construções de moradias iniciadas em setembro (9h30)
  • Bélgica: Comissão Europeia publica avaliação do impacto da covid-19 na economia da região (10h)
  • OCDE: Divulgação do relatório com perspectivas fiscais para 2060 (12h)
  • Estados Unidos: Estoques de petróleo (17h30)
  • China: Banco do Povo da China (PBoC, em inglês) divulga a taxa básica de juros, conhecidas como taxas de referência para empréstimos de 1 a 5 anos (22h30)

Quarta-feira (20)

  • Zona do Euro: Inflação ao consumidor, medida pelo CPI, em setembro (6h)
  • Banco Central: Fluxo cambial semanal (14h30)
  • Estados Unidos: Divulgação do Livro Bege (15h)

Quinta-feira (21)

  • Estados Unidos: Pedidos de auxílio-desemprego (9h30)
  • Zona do Euro: Índice de confiança no consumidor em outubro (11h)

Sexta-feira (22)

  • Zona do Euro: PMI composto, industrial e de serviços (4h30)
  • Banco Central: Conta corrente e IDP de setembro (9h30)
  • Estados Unidos: PMI composto, industrial e de serviços (10h45)

Balanços da semana

Terça-feira (19)

  • Estados Unidos: Johnson & Johnson (antes da abertura)
  • Estados Unidos: Procter & Gamble (antes da abertura)
  • Estados Unidos: América Móvil (após o fechamento)
  • Estados Unidos: Netflix (após o fechamento)
  • Estados Unidos: United Airlines (após o fechamento)

Quarta-feira (20)

  • Estados Unidos: Verizon (antes da abertura)
  • Estados Unidos: IBM (após o fechamento)
  • Estados Unidos: Tesla (após o fechamento)

Quinta-feira (21)

  • Estados Unidos: AT&T (antes da abertura)
  • Estados Unidos: American Airlines (antes da abertura)
  • Reino Unido: Barclays (antes da abertura)
  • Estados Unidos: Intel (após o fechamento)
  • Estados Unidos: Whirlpool (após o fechamento)

Sexta-feira (22)

  • Estados Unidos: American Express (antes da abertura)
  • Brasil: Hypera (após o fechamento)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O QUE FAZER COM OS PAPÉIS?

Maior alta do Ibovespa na semana: Natura (NATU3) salta 12% com “selo” de gigante global. Vem mais por aí?

3 de abril de 2026 - 14:30

Os papéis da companhia encerraram a semana a R$ 10,35 após o anúncio da Advent International sobre a compra de papéis da Natura; veja o que mais mexeu com as ações e o que esperar

HORA DE COMPRAR?

Ação da Embraer (EMBJ3) tem sinal verde de compra? Empresa aumenta entregas de aviões em 47% e analistas dão veredito

3 de abril de 2026 - 12:52

A Embraer acumula queda na bolsa brasileira em 2026 e analistas dizem se a performance é sinal de risco ou oportunidade de compra

FOCO EM RENDA EXTRA

Não é Auren (AURE3) nem Engie (EGIE3): a elétrica favorita do Santander pode pagar dividendos de até 24%

3 de abril de 2026 - 11:04

Os analistas destacam que a ação preferida no setor elétrico do banco tem um caixa robusto, que pode se traduzir em dividendos extras para os acionistas

ONDE INVESTIR

Onde investir em abril? Os ativos para se proteger do risco geopolítico e ainda ganhar dinheiro; Petrobras (PETR4) se destaca com dividendos no radar

3 de abril de 2026 - 7:01

Confira as recomendações da Empiricus Research em abril para ações, dividendos, fundos imobiliários, ações internacionais e criptomoedas

MERCADOS HOJE

Trump promete força total na guerra contra o Irã e espalha medo, mas Ibovespa consegue se segurar, enquanto petróleo dispara

2 de abril de 2026 - 10:56

Em discurso à nação na ultima quarta-feira (1), Trump prometeu “levar o Irã de volta a Idade da Pedra”. Com isso, os futuros do Brent dispararam, mas bolsas ao redor do mundo conseguiram conter as quedas. Ibovespa encerrou o dia com leve alta de 0,05%, a 188.052,02 pontos

AÇÃO DO MÊS

Axia Energia (AXIA6) segue nos holofotes com dividendos no radar — mas não é a única; confira as favoritas dos analistas para investir em abril

2 de abril de 2026 - 6:04

A Axia Energia teve que abrir espaço para uma outra empresa do setor, além de dividir o pódio com duas companhias do setor bancário e de aluguel de carros

PORTFÓLIO INTERNACIONAL

Tchau, Ozempic? Empiricus corta Novo Nordisk e outras gigantes de carteira para abril — e reforça aposta em IA, streaming e petróleo

1 de abril de 2026 - 18:33

Revisão da carteira internacional mostra uma guinada estratégica para capturar novas oportunidades no mercado global; veja quem saiu e quem entrou no portfólio

VEJA O CASO A CASO

Guerra no bolso: BofA rebaixa Azzas 2154 (AZZA3) e corta projeções de Magazine Luiza (MGLU3), GPA (PCAR3) e mais — veja quem sofre e quem escapa no varejo

1 de abril de 2026 - 17:28

O banco cortou a recomendação da dona da Hering de compra para neutra, enquanto revisou estimativas para uma série de outras empresas brasileiras diante da guerra e juros elevados

QUEM VAI SE DAR MELHOR

Sai Prio (PRIO3), entra Petrobras (PETR4): dividendo com o fim da guerra é o alvo do BTG para abril

1 de abril de 2026 - 15:51

Banco vê estatal mais protegida em um possível cenário de petróleo mais barato e traz Embraer de volta à carteira do mês

RENDA EXTRA NÃO VALE A PENA?

Cyrela (CYRE3) pode ativar ‘gatilho’ que pagaria até R$ 1,9 bilhão em dividendos extraordinários — mas o lucro não deve chegar ao bolso do acionista; por quê?

1 de abril de 2026 - 15:15

JP Morgan calcula que a venda de subsidiárias poderia gerar renda extra para os acionistas da Cyrela, mas a operação não seria tão benéfica; entenda

LOCATÁRIOS DE PESO

Alianza Trust Renda (ALZR11) traz Fleury (FLRY3) para o portfólio de inquilinos com compra de imóvel — e Shopee pode ser a próxima

1 de abril de 2026 - 13:59

As operações reforçam a estratégia do ALZR11 de ampliar a exposição a contratos com inquilinos de grande porte

AÇÕES SOBEM FORTE

Braskem: Citi muda de ideia sobre BRKM5 e eleva recomendação logo antes de notícia sobre possível proteção contra credores

1 de abril de 2026 - 11:50

Banco vê alívio com alta dos spreads petroquímicos em meio à guerra no Oriente Médio e eleva preço-alvo para R$ 10, mas incertezas sobre dívida e possível proteção contra credores seguem no radar. Segundo a Bloomberg, falência não está descartada

ESPAÇO E IA

SpaceX, de Elon Musk, reúne 21 bancos para o maior IPO da história, diz Reuters; um deles é brasileiro

1 de abril de 2026 - 10:24

A empresa é controlada pelo fundador e presidente-executivo Musk, que já é o mais rico do planeta com US$ 817 bilhões no bolso, e a captação de ainda mais valor no mercado pode fazer esse valor explodir.

O INIMIGO AGORA É O MESMO

‘Taxa das blusinhas’ pode cair e acende alerta no varejo: Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e Riachuelo (RIAA3) estão preparadas?

31 de março de 2026 - 18:35

Para o BTG Pactual, revisão das tarifas pode reacender a pressão competitiva de plataformas estrangeiras, colocando varejistas brasileiros sob novo teste em meio a juros altos e consumo enfraquecido

OPORTUNIDADE SEGUE NA MESA

Vale (VALE3) tropeça e ação cai 6,8% em março, mas mineradora está longe do fim da linha com dividendos extraodinários à frente

31 de março de 2026 - 18:14

Na leitura do mercado, o movimento de queda dos papéis nos últimos 30 dias tem menos a ver com as tensões geopolíticas e mais com fatores específicos

CHEGOU A HORA DE BRILHAR?

Bresco Logística (BRCO11) recua abaixo do valor patrimonial, e analistas veem oportunidade; entenda o que esperar do ativo e do mercado de FIIs daqui para frente

31 de março de 2026 - 16:31

Com os principais segmentos dos FIIs já em ciclo de recuperação, há agora uma fase de expansão potencial, e o BRCO11 é o preferido para brilhar

VISÃO DE ESPECIALISTA

Elétricas, petróleo e construtoras: onde se escondem as oportunidades na bolsa, segundo gestores

31 de março de 2026 - 15:32

Apesar das incertezas sobre a demanda no longo prazo, gestor avalia que o risco de preços muito baixos da commodity diminuiu e que setor do petróleo tem potencial de alta

O QUE FAZER COM AS AÇÕES

Maior alta do Ibovespa: Natura (NATU3) salta mais de 10% com “selo” de gigante global e outro acordo de acionistas. Hora de comprar?

31 de março de 2026 - 14:31

Ações da Natura (NATU3) lideram os ganhos do Ibovespa após anúncio de nova estrutura de governança e sinalização de investimento relevante da Advent, que pode redefinir o valuation e sustentar o interesse pelo papel.

ALÉM DOS GRINGOS

Virada de jogo? Brasil se destaca entre emergentes e investidor local volta à B3, diz Itaú BBA

30 de março de 2026 - 18:04

Segundo o banco de investimentos, o cenário macro mais favorável coloca o Brasil em evidência

VIRADA DE CARTEIRA

Brasileiros perdem interesse na renda fixa e ações ganham espaço aos poucos — mesmo com a guerra aumentando os riscos, diz XP

30 de março de 2026 - 15:42

Levantamento com assessores indica que apetite por risco permanece inalterado, com o sentimento pelo Ibovespa deteriorando na margem

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia