A Latam solicitou mais uma vez ao Tribunal de Nova York a prorrogação do prazo de negociação exclusiva com credores no âmbito do Chapter 11, equivalente à recuperação judicial no Brasil.
Se aprovado, o pedido dará direito à companhia de apresentar seu plano de reorganização até 26 de novembro. Atualmente, o período de exclusividade para apresentação do plano expira hoje.
O pedido de extensão é uma alternativa contemplada no processo. Embora haja essa previsão, o grupo ainda não havia informado nem dado sinais se faria a solicitação, acatada pela justiça norte-americana em junho e em setembro.
Credores questionam
Em evento no mês passado, o CEO do grupo Latam, Roberto Alvo, disse que a companhia esperava estar "em posição" de apresentar a proposta de reorganização nas semanas seguintes. No entanto, nesse período a Latam enfrentou questionamentos de grupos de credores sobre a proposta.
"É importante lembrar que o grupo Latam e suas subsidiárias no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Brasil valeram-se desse processo após as graves consequências da pandemia covid-19", diz a companhia em nota.
"Por meio do Chapter 11, as subsidiárias serão capazes de redimensionar suas operações e adaptá-las ao novo ambiente de demanda e reorganizar seus balanços financeiros, permitindo que ressurjam como negócios mais ágeis, eficientes e sustentáveis para um novo estágio pós-pandêmico", acrescentou.