🔴 [NO AR] SEGUNDA AULA LIBERADA: ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA EM IA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PENSANDO POSITIVO

Eletrobras (ELET3 e ELET6): ‘Vamos cumprir o cronograma’, diz ministro sobre privatização

Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu adiar para 2022 sua decisão sobre desestatização, atrasando o cronograma

Fachada da Eletrobras (ELET3), que deve ter sua privatização analisada pelo TCU
Sede da Eletrobras. Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

A privatização da Eletrobras vai ocorrer no segundo trimestre de 2022, afirmou nesta sexta-feira, 17, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, minimizando o atraso da avaliação da capitalização da empresa pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que deveria ter julgado a matéria esta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TCU decidiu adiar para 2022 sua decisão sobre a desestatização da empresa e condicionou ao aval do órgão fiscalizador a realização de medidas concretas, como assinatura dos novos contratos de usinas hidrelétricas da empresa.

"A decisão do TCU faz parte do processo, mas acredito que vamos cumprir o cronograma", disse Albuquerque durante coletiva do segundo leilão dos excedentes da cessão onerosa dos campos de Atapu e Sépia.

O governo, por sua vez, tem a expectativa de que processo chegue ao fim antes do segundo semestre de 2022, quando a proximidade das eleições intensifica as oscilações no mercado. Na avaliação do governo, isso acabaria inviabilizando a privatização.

Até o final do processo, ainda há um longo caminho a ser percorrido: superada a etapa atual de avaliação dos valores, o TCU vai avaliar o modelo que a companhia escolheu utilizar para a privatização, a capitalização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ajudinha

O ministro Benjamin Zymler colaborou para evitar a paralisação completa do processo. O TCU acatou sua proposta, que permite ao governo continuar se preparando para a venda enquanto o tribunal ainda não emite seu parecer. Mesmo assim, especialistas do setor temem que não haja tempo hábil para a venda da maior empresa de energia do País.

Leia Também

A ALEGRIA DUROU POUCO

Ações da Braskem (BRKM5) disparam 19% com ajuda da Petrobras (PETR4), mas DPU cobra R$ 5 bilhões no fim do dia

ARRUMANDO A CASA

Advent ganha cadeira na Natura (NATU3): acionistas aprovam entrada da gestora e dispensam OPA

Do lado de fora do tribunal também algumas pendências permanecem. Ainda é necessária a aprovação pela assembleia de acionistas da Eletrobras e a conclusão do processo de separação da Eletronuclear e da Itaipu Binacional, já que ambas vão continuar sob o controle acionário da união.

* Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
oi fibra internet oibr3 oibr3 telecomunicações telecom v.tal 26 de agosto de 2026 - 9:15

CONTRATOS PÚBLICOS RELEVANTES

O que sobrou da Oi (OIBR3)? Serviços terão fase de transição até o fim definitivo

26 de agosto de 2026 - 9:15
25 de agosto de 2026 - 15:59
Gráfico de ações ao fundo e o símbolo da Vale no centro da imagem 25 de agosto de 2026 - 15:38
Em um fundo com moedas de 1 real, o logo da Viveo aparece em primeiro plano 24 de agosto de 2026 - 20:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar