Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PENSANDO POSITIVO

Eletrobras (ELET3 e ELET6): ‘Vamos cumprir o cronograma’, diz ministro sobre privatização

Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu adiar para 2022 sua decisão sobre desestatização, atrasando o cronograma

Fachada da Eletrobras (ELET3), que deve ter sua privatização analisada pelo TCU
Sede da Eletrobras. Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

A privatização da Eletrobras vai ocorrer no segundo trimestre de 2022, afirmou nesta sexta-feira, 17, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, minimizando o atraso da avaliação da capitalização da empresa pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que deveria ter julgado a matéria esta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TCU decidiu adiar para 2022 sua decisão sobre a desestatização da empresa e condicionou ao aval do órgão fiscalizador a realização de medidas concretas, como assinatura dos novos contratos de usinas hidrelétricas da empresa.

"A decisão do TCU faz parte do processo, mas acredito que vamos cumprir o cronograma", disse Albuquerque durante coletiva do segundo leilão dos excedentes da cessão onerosa dos campos de Atapu e Sépia.

O governo, por sua vez, tem a expectativa de que processo chegue ao fim antes do segundo semestre de 2022, quando a proximidade das eleições intensifica as oscilações no mercado. Na avaliação do governo, isso acabaria inviabilizando a privatização.

Até o final do processo, ainda há um longo caminho a ser percorrido: superada a etapa atual de avaliação dos valores, o TCU vai avaliar o modelo que a companhia escolheu utilizar para a privatização, a capitalização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ajudinha

O ministro Benjamin Zymler colaborou para evitar a paralisação completa do processo. O TCU acatou sua proposta, que permite ao governo continuar se preparando para a venda enquanto o tribunal ainda não emite seu parecer. Mesmo assim, especialistas do setor temem que não haja tempo hábil para a venda da maior empresa de energia do País.

Leia Também

EMPRESAS PÚBLICAS

Estatais lucram R$ 169,4 bi em 2025 com Petrobras (PETR4) no comando, mas dividendos à União encolhem

AVIAÇÃO

Embraer (EMBJ3) acelera entregas no 2T26 e tem melhor desempenho para o período em 16 anos

Do lado de fora do tribunal também algumas pendências permanecem. Ainda é necessária a aprovação pela assembleia de acionistas da Eletrobras e a conclusão do processo de separação da Eletronuclear e da Itaipu Binacional, já que ambas vão continuar sob o controle acionário da união.

* Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Natura 2 de julho de 2026 - 15:10
caneta emagrecedora anvisa ozempic mounjaro 2 de julho de 2026 - 8:00
Embraer (EMBJ3). 1 de julho de 2026 - 16:20
Fachada do edifício sede da Petrobras 1 de julho de 2026 - 15:30
nestlé 30 de junho de 2026 - 16:18
Fachada loja João Pessoa (Valentida), do Grupo Mateus (GMAT3). 30 de junho de 2026 - 14:45
Imagem de indústrias petroquímicas da Braskem 29 de junho de 2026 - 19:36
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar