Menu
Ruy Hungria
Sextou com o Ruy
Ruy Hungria
É formado em Física e especialista em bolsa e opções na Empiricus
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-28T17:19:22-03:00
SEXTOU COM O RUY

Ela voltou com tudo! A hora e a vez da renda fixa: Tesouro, CDB e tudo mais que você precisa saber para passar com mais tranquilidade pela turbulência

O terremoto político, econômico e fiscal que se abate sobre o Brasil abriu uma fenda por meio da qual a renda fixa voltou a proporcionar retornos interessantes depois de anos perdendo espaço para a renda variável

29 de outubro de 2021
6:00 - atualizado às 17:19
Renda Fixa Inflação Proteção Cifrão Porcentagem
Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

Deixa eu adivinhar: nos últimos dias você tem preferido lavar uma louça ou passar um aspirador de pó em casa nas horas vagas do que olhar as suas ações no home broker?

Não te julgo. Acredite, se não fosse o meu trabalho olhar as ações todos os dias, também evitaria acompanhar o desempenho recente delas.

A ruptura do teto de gastos, a debandada de secretários importantes do Tesouro, a alta frenética da inflação e dos juros, a ameaça de greve dos caminhoneiros e muitos outros problemas só têm atrapalhado a Bolsa brasileira.

No entanto, como eu já escrevi na semana passada, momentos tão ruins ou até piores do que este já aconteceram inúmeras vezes no Brasil.

Foco em empresas de qualidade

E mesmo com o vento soprando contra, são vários os exemplos de companhias que conseguiram crescer (e muito) mesmo diante das adversidades.

Os bancões sobre os quais falamos na semana passada, Localiza, Lojas Renner, Cosan, Lojas Americanas, Ambev e Vale são apenas alguns exemplos de empresas que sobreviveram a todos os contratempos e conseguiram sair ainda mais fortes de cada um desses episódios.

Faganello, o meu professor de História no colégio, costumava dizer que a gente estuda o passado para não repetir os mesmos erros no futuro.

E vender todas as suas ações agora com base apenas nas quedas recentes e não nos valuations das companhias é um erro que muita gente já cometeu no passado achando que o ambiente iria continuar péssimo para sempre e acabaram perdendo as enormes valorizações que viriam logo em seguida.

Baseado no passado, essa não é uma boa hora para vender as suas ações, ainda mais depois da derrocada recente. No entanto, neste momento é importante focar em companhias com forte geração de caixa, pouco endividadas e, de preferência, com múltiplos baixos. São justamente essas que tendem a sofrer menos caso o ambiente continue piorando.

A renda fixa está de volta...

Mas quem disse que o momento atual não oferece boas oportunidades de retorno?

Com todo o terremoto político e econômico recente, o Banco Central elevou mais uma vez a Selic, para quase 8% ao ano, e o mercado já espera que a taxa básica esteja em 11% já em fevereiro do ano que vem.

Meta Selic. Fonte: Banco Central

O que isso significa? Que, depois de cinco anos perdendo espaço para as ações, a Renda Fixa voltou com tudo!

Após vários anos suando para conseguir retornos decentes com títulos do Tesouro Direto, agora já é possível encontrar rendimentos anuais bastante interessantes.

Caso você esteja com uma alocação muito baixa em renda fixa por causa desse cenário desfavorável para ela dos últimos anos, agora é uma boa hora para incrementar essa classe de ativos no portfólio e garantir um rendimento enquanto as ações não decolam.

Quer uma dica? Nos últimos dias, as NTN-Bs (Tesouro IPCA+) com prazos de vencimento entre 2026 e 2035 atingiram retornos reais (acima da inflação)  de mais de 5% ao ano – uma ótima oportunidade.

Longe dos holofotes

Mas apesar dos títulos do Tesouro estarem oferecendo boas taxas, várias outras oportunidades estão surgindo no segmento de crédito privado, com títulos de renda fixa oferecendo retornos acima de 10% ao ano. 

Aliás, esta foi a Semana da Renda Fixa na Vitreo, que apresentou oportunidades como uma LCA do banco BTG e um CDB do banco C6 com retornos pré-fixados de cerca de 13% ao ano.

A Semana da Renda Fixa termina hoje e ainda dá tempo de aproveitar a última oportunidade aqui.

Mas com a Selic em breve voltando para cima dos 10% ao ano, teremos outras semanas de boas oportunidades pela frente.

Um grande abraço e até a próxima!

Ruy

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Os investidores agora viraram virologistas: os impactos da Ômicron sobre os mercados

Ainda não sabemos o bastante para decidir se esta é uma oportunidade de compra, mas parecemos estar mais preparados como sociedade para enfrentar o problema

VAREJO DECEPCIONADO?

Black Friday supera prévias, mas vendas do fim de semana ainda ainda perdem para os números registrados em 2019

Segundo índice calculado pela Cielo, as vendas cresceram 6,9% em relação ao ano passado, mas foram 3,8% inferiores ao período pré-pandemia

Adeus ano velho

Ano novo, impostos novos! Reforma do IR fica para 2022, confirma presidente do Senado

O governo Bolsonaro pressionava pela aprovação da proposta para financiar o Auxílio Brasil, mas não conseguiu apoio na Casa

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Bitcoin e bolsa se recuperam após susto com nova variante, Azul e Latam sobem o tom e outros destaques do dia

Pouco se sabe ainda sobre a nova variante do coronavírus detectada na África do Sul, mas o que veio à público até agora é muito melhor do que o mercado financeiro precificou na última sexta-feira (26). Sem o pânico visto na semana passada, o Ibovespa encontrou forças para abrir a semana em alta.  Um estudo […]

Fechamento do dia

Mercado supera susto com ômicron, e bolsas globais engatam recuperação; Ibovespa sobe com menos força, de olho na PEC dos precatórios

Pesando os desafios fiscais brasileiros, o Ibovespa fechou longe das máximas, mas se recuperou parcialmente do tombo de sexta-feira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies