🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Selic no chão

Aconteceu: sua reserva de emergência está oficialmente na ‘perda fixa’

Com Selic em 4,25%, aplicações voltadas para a reserva de emergência perdem ou se igualam à inflação projetada

Dragão protege tesouro
O dragão da inflação está comportado, mas está comendo os seus ganhos na renda fixa conservadora. Imagem: Shutterstock

Quando a Selic bateu 5,00% ao ano, eu escrevi aqui no Seu Dinheiro que a poupança tinha passado a perder da inflação, dando retorno real negativo.

Na ocasião, as demais aplicações de renda fixa voltadas para a reserva de emergência e objetivos de curto prazo - como os fundos de renda fixa, os CDB, o Tesouro Selic e as contas de pagamento tipo NuConta - estavam com retorno real muito baixo.

Para não perderem da inflação, os CDBs não poderiam pagar menos de 95% do CDI, e fundos de renda fixa não poderiam cobrar taxa de administração superior a 0,2% ao ano. O ideal mesmo seria investir num daqueles fundos Tesouro Selic de taxa zero.

Pois bem, eis que aconteceu: a Selic continuou em queda e, agora que a taxa básica bateu 4,25% ao ano, a sua reserva de emergência está dando retorno real negativo ou praticamente zero, ao menos no curto prazo. Ou seja, seu dinheiro está oficialmente aplicado na “perda fixa”:

Como já era de se esperar, se a Selic se mantiver constante nos próximos 12 meses, e o IPCA de 3,40% projetado pelo mercado para o período se concretizar, o rendimento da caderneta da poupança perderá facilmente da inflação.

Afinal, apesar de ser isenta de impostos e taxas, a poupança atualmente só rende 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR), e esta se encontra zerada faz tempo.

Mas agora, repare que o Tesouro Selic (LFT), nas mesmas condições, também perderia da inflação caso fosse resgatado em um ano.

É que, no caso do Tesouro Direto, há uma taxa de custódia obrigatória de 0,25% ao ano (mesmo que a corretora não cobre taxa de administração) e um spread entre as taxas de compra e venda, uma espécie de pedágio para quem sai do título antes do vencimento.

Como o Tesouro Direto não oferece, atualmente, Tesouro Selic com prazo de um ano, para investir por este prazo o investidor teria que, obrigatoriamente, vender seu título antecipadamente.

E no resgate ainda há a incidência de uma alíquota de imposto de renda de 17,5%, válida depois que a aplicação completa 360 dias.

Eu também pus na tabela o rendimento bruto, sem o desconto de IR, que é mais ou menos o que o investidor receberia caso não vendesse o título. Ou seja, se não houver resgate e o dinheiro continuar rendendo, aí sim o título consegue superar a inflação projetada.

A situação das aplicações financeiras que não cobram taxa, não têm o problema do spread e pagam 100% do CDI é um pouco melhor. É o caso dos fundos Tesouro Selic de taxa zero (que apenas investem em títulos Tesouro Selic), dos CDB de bancos médios com liquidez diária e da NuConta, conta de pagamentos do Nubank.

Resgatadas dentro de um ano e sujeitas ao IR de 17,5%, essas aplicações praticamente empatam com a inflação projetada. Ou seja, elas se limitam a proteger o poder de compra das reservas do investidor, e só.

Se o dinheiro permanecer aplicado, por outro lado, o retorno em um ano será equivalente ao CDI do período. Com uma Selic de 4,25% ao ano, supomos que o CDI permanecerá em 4,15%, que é o que tem ocorrido. Nesse caso, há um pequeno retorno real.

Mas repare que se a inflação convergir para a meta do Banco Central, que é de 4,00% em 2020, a situação piora para as aplicações conservadoras.

Em 2019, o IPCA ficou acima das estimativas e fechou o ano em 4,31%, praticamente o retorno da caderneta de poupança no período, que foi de 4,32% (considerando uma aplicação de 28 de dezembro de 2018 a 28 de dezembro de 2019).

Já o CDI foi de aproximadamente 5,97% no ano passado, ainda com certa folga sobre a inflação. Mas se descontarmos o IR de 17,5%, válido para uma aplicação de um ano, teremos um retorno líquido de apenas 4,92% em 2019.

Acabou o limite de tolerância

Nas atuais condições, algumas coisas ficam claras. Primeiro, que não dá mais para deixar nessas aplicações ultraconservadoras mais do que o estritamente necessário para a sua reserva de emergência. Para qualquer outro objetivo, de curto, médio ou longo prazo, há aplicações mais rentáveis.

Eu sugiro que a reserva de emergência corresponda à quantia que você precisaria para se manter por um ano caso fique totalmente sem gerar renda. É o que eu faço. Tenho uma grana aplicada em um fundo de taxa zero que não vai fazer nada além de preservar o poder de compra do meu dinheiro, pois é disso que eu preciso para me sentir tranquila.

Essa quantia, portanto, pode ser maior ou menor dependendo da sua carreira, da quantidade de fontes de renda que você tem, da sua facilidade de se recolocar no mercado de trabalho em caso de demissão, das suas necessidades familiares etc. Então vale a regra do bom senso.

A segunda coisa que fica clara é que não dá mais para tolerar CDB que paga menos de 100% do CDI ou fundo que cobra taxa de administração só para dar um retorno igual ao CDI (ou até menor). A isenção de custos para investir nesse tipo de fundo ultraconservador se tornou um imperativo - não há mais taxa máxima tolerável.

E ainda tem muita gente por aí que paga mais de 1%, até 2% ao ano em fundos desse tipo. Se este é o seu caso, saiba que você está perdendo dinheiro e não é de hoje. Perder para a inflação é, na prática, perder dinheiro, porque você perde poder de compra.

O terceiro ponto é que eu acho que o investimento direto no Tesouro Selic perdeu um pouco a razão de ser. Se o retorno vai ficar abaixo da inflação caso ele seja resgatado em até um ano, e se para mais de um ano há aplicações mais rentáveis, para que comprar Tesouro Selic, se você pode investir num fundo de taxa zero? Já não fazia tanto sentido antes, e agora faz menos ainda.

“Ah, mas as aplicações mais rentáveis têm mais risco”, você poderia dizer. Claro. Elas provavelmente não terão liquidez diária, ou terão algum risco de crédito, ou mesmo de volatilidade.

Mas se você tem mais prazo, você também tem mais condições de se haver com o risco. Você pode, por exemplo, se planejar para conseguir investir em ativos de prazos mais longos e sem liquidez diária. Além disso, você teria tempo de se recuperar de eventuais oscilações de mercado.

Chegamos, então, ao quarto ponto: planejar seus investimentos se tornou ainda mais importante. Se você tem noção de que não vai precisar mexer naquela parte dos seus recursos a qualquer momento, ou se sabe as datas certas em que vai precisar do dinheiro, é muito mais vantajoso - talvez mais do que nunca - casar os prazos das suas aplicações com os dos seus objetivos, quando for o caso.

Compartilhe

Um agrado aos clientes

Banco Pan aumenta rentabilidade da aplicação de sua conta digital para 115% do CDI – mas benefício é temporário

24 de agosto de 2022 - 17:35

Retorno da aplicação no CDB de liquidez diária do banco, o Poupa PAN, aumentará, mas a princípio apenas por três meses. Veja como obter a remuneração maior

A hora e a vez da renda fixa

Onde os brasileiros investem: CDBs ultrapassam ações no 1º semestre, e valor investido em LCIs e LCAs dispara

2 de agosto de 2022 - 18:40

Volume investido em CDBs pelas pessoas físicas superou o valor alocado em ações no período; puxado pelo varejo, volume aplicado por CPFs cresceu 2,8% no período, totalizando R$ 4,6 trilhões

Qual a melhor?

Após Nubank, PicPay também fará mudanças na conta. Veja o que melhora, o que piora e compare as duas

27 de julho de 2022 - 20:02

Conta rendeira do PicPay não terá mais limite de saldo para retorno de 102% do CDI, mas melhoria vem acompanhada de algumas desvantagens

Pare de sofrer

Cansado da volatilidade das criptomoedas e da bolsa? Veja 12 ativos de renda fixa para investir seu dinheiro e ir dormir

9 de junho de 2022 - 15:31

O cenário de juros altos aumenta a tensão nos mercados de ativos de risco, mas faz a renda fixa brilhar, possibilitando ao investidor ganhar dinheiro com muito menos risco

PROMOÇÃO NA RENDA FIXA

Guide lança CDB pré-fixado que rende 16% ao ano para novos clientes, mas a oferta é limitada; confira os detalhes e prazos

19 de maio de 2022 - 17:47

Mirando em novos clientes, a corretora aposta no percentual superior à taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano, para seduzir até os mais conservadores

Voltou a molezinha!

Com Selic a 12,75%, já é possível ganhar 1% ao mês líquido de IR. Veja 16 opções e saiba onde encontrar esses tesouros

5 de maio de 2022 - 6:30

Após nova alta da taxa de juros, LCI e LCA que pagam 100% do CDI passam a render a remuneração dos sonhos do investidor conservador brasileiro

Fechando uma lacuna

Em parceria com a Órama, Mercado Pago lança plataforma de investimentos com CDB que rende 150% do CDI

2 de maio de 2022 - 18:46

Conta de pagamento do Mercado Livre estreia no mundo dos investimentos com CDBs que pagam mais de 100% do CDI, com aplicações a partir de R$ 1

Enriquecer na renda fixa

Com Selic a 11,75%, já dá para dobrar seu capital na renda fixa, de forma simples e com baixo risco; veja como

18 de março de 2022 - 5:30

Não, você não vai precisar investir por 30 anos, nem colocar o seu dinheiro em um título de dívida de uma empresa próxima da bancarrota para conseguir tal feito; veja os investimentos que proporcionam isso hoje

Subiu de novo

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 11,75%

16 de março de 2022 - 19:24

Taxa básica de juros deve subir mais ao longo do ano. Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras de renda fixa com a nova alta da Selic

Armadura contra o dragão

Veja o título do Tesouro Direto mais indicado para proteger seu dinheiro da inflação em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia

15 de março de 2022 - 6:50

A alta dos preços em razão do conflito já se faz sentir no bolso do brasileiro – vide o aumento dos combustíveis. Mas este título do Tesouro Direto ajuda a preservar seu patrimônio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar