Mercados hoje: balanços das incorporadoras e alguns indicadores de inflação
O dia guarda mais novidades da agenda corporativa, com Brasil esperando nomes como Direcional, Iguatemi, Minerva, Even, Itaúsa, Melnick e Mitre

Bom dia, pessoal!
Aqueles que gostam de acompanhar a inflação, no Brasil e no mundo, estão se preparando para uma festa nesta semana frente aos relatórios do índice de preços ao consumidor e do índice de preços ao produtor. Nos EUA, o projeto de infraestrutura bipartidário, antes previsto para a semana passada, também está progredindo em direção a uma votação no Senado nos próximos dias. Seguimos com o calendário corporativo, que apresenta sua temporada de resultados.
Aqui em nosso país, teremos continuidade dos imbróglios institucionais envolvendo o Executivo e o Judiciário, enquanto aguardamos novidades sobre a PEC dos Precatórios e da MP do Bolsa Família, além da votação da reforma do Imposto de Renda – todos esses fatores têm peso sobre o fiscal que arbitra, por sua vez, atratividade dos investimentos locais.
As Bolsas abriram mal na Europa, apesar de os ativos asiáticos terem tido um bom dia, mesmo com os temores relativos às novas restrições na China e na Austrália, devido à nova variante do coronavírus. Os futuros americanos acompanham o humor europeu.
A ver...
Todos os olhares em Brasília
A semana é agitada. Em primeiro lugar, a Câmara deverá tentar votar o projeto de lei que muda o Imposto de Renda. Frente aos desafios fiscais, já pensando em 2022, o governo deverá enviar ao Congresso a PEC sobre precatórios e a MP reformulando o Bolsa Família. No Senado, porém, devemos ter a chegada do texto que trata da privatização dos Correios, aprovado pela Câmara, enquanto o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, depõe na CPI da Pandemia.
Leia Também
Contudo, olhos atentos a dois fatores nos próximos dias:
- i) sobre a economia, teremos a divulgação do indicador oficial de inflação de julho, o IPCA, que poderá influenciar movimentações na curva de juros e de câmbio, principalmente depois da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada – a ata do comitê, a ser divulgada amanhã, também tem relevância;
- ii) de volta à política, o presidente da Câmara, Arthur Lira, leva ao Plenário a PEC do Voto Impresso, com a intenção de encerrar a disputa entre Executivo e Judiciário.
No aguardo de Jackson Hole
Na última sexta-feira (6), a divulgação dos dados mensais de emprego nos EUA confirmou crescimento, com entrega de geração de vagas bem acima do esperado, gerando revisões positivas por parte dos economistas para os próximos meses. A economia dos EUA adicionou 943 mil folhas de pagamento não agrícolas no mês passado, frente à previsão média de 863 mil. A taxa de desemprego, por sua vez, repousa agora em 5,4%, ante 5,9% em junho.
Com as notícias, o Fed pode mudar seu discurso sobre política monetária para seu próximo encontro. Falo aqui do simpósio de verão em Jackson Hole, no qual se espera um estabelecimento de um plano para a redução da compra de títulos. Ou seja, não se trata já da decisão em si para apertar a política quantitativa, mas apenas de um plano de jogo sobre como agir nos próximos meses, em linha com o que podem fazer na Europa nas próximas semanas também. Para isso, qualquer dado de inflação nos próximos dias ganhará relevância adicional.
Os benditos carros elétricos
Não se fala de outra coisa nas rodas ambientalistas. Atendendo a uma promessa de campanha, o presidente dos EUA, Joe Biden, colocou no papel que, até 2030, metade dos carros novos vendidos nos Estados Unidos deve ser totalmente elétrica, híbrida ou movida a hidrogênio. Pelo menos, em uma demonstração de solidariedade à Casa Branca, as montadoras se comprometeram a fazer vendas de veículos elétricos de 40% a 50% do total até 2030, desde que o governo as ajude com incentivos ao consumidor e estabelecendo uma rede de recarga em todo o país.
Contudo, pode não ser tão simples assim, uma vez que a produção de veículos elétricos requer investimentos relevantes. Estima-se que, no total, o setor vai gastar US$ 330 bilhões em eletrificação até 2025, de modo a atender a demanda de Biden.
Hoje, os carros elétricos representam atualmente apenas algo entre 2% e 4% das vendas de automóveis novos nos Estados Unidos, em comparação com 6% na China e 10% na Europa – por lá, a União Europeia proibiu as vendas de novos veículos movidos a gás até 2035. Com o movimento, a meta de Biden é cortar as emissões em 50% abaixo dos níveis de 2005 até o final da década, e para isso ele está visando o transporte, sendo a indústria responsável por 29% de todas as emissões dos EUA.
Anote aí!
O dia guarda mais novidades da agenda corporativa, com Brasil esperando nomes como Direcional, Iguatemi, Minerva, Even, Itaúsa, Melnick e Mitre – note como a segunda-feira (9) promete para as incorporadoras. Também teremos alguns indicadores de inflação um pouco mais secundários, mas ainda relevantes, como o IGP-DI de julho e o IPC-S da primeira quadrissemana de agosto. Boletim Focus e Balança Comercial Semanal também marcam presença.
Lá fora, nos EUA, atenção para falas dos membros do Federal Reserve, que podem atrair a atenção dos investidores. Começamos com o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, que participa de evento do The Prosperity Partnership, e seguimos para a fala do presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, que participa de evento da Câmara Regional de Roanoke. Novidades nas falas dos dois poderão trazer volatilidade para a Bolsa.
Muda o que na minha vida?
As Olimpíadas de verão acabaram. Curioso como a discussão sobre o benefício econômico de sediar os Jogos Olímpicos tende a se concentrar em uma conta simplista de lucros e perdas. Em outras palavras, o sucesso econômico é visto como as vendas de ingressos e o turismo adicional menos o custo da infraestrutura. Se fosse apenas por este aspecto, os Jogos do Japão teriam sido um grande fracasso. Na verdade, esse cálculo é provavelmente a parte menos importante da economia das Olimpíadas.
Os gastos com infraestrutura olímpica ocorrem ao longo de vários anos. O impacto econômico disso não é particularmente perceptível nos dados nacionais. Ainda, os benefícios econômicos de sediar as Olimpíadas vêm do fato de os Jogos serem um evento de mídia massiva. Durante algumas semanas, bilhões de pessoas em todo o mundo concentram suas atenções no país anfitrião. Esse é um nível de exposição publicitária quase impossível de ser alcançado de outra forma.
Se os Jogos forem um sucesso, a publicidade pode estimular o turismo nos próximos anos, bem como pode ajudar a atrair investimentos. Jogos mal organizados ou atingidos por escândalos podem dissuadir turistas e investidores e causar danos econômicos a longo prazo. Teria sido este último o caso do Brasil?
Fique de olho!
Em 2021, estamos vendo o agronegócio ganhar ainda mais presença na Bolsa brasileira.
Tivemos recentemente os IPOs de 3Tentos e Raízen, que movimentaram o mercado e, felizmente, conseguimos ser alocados nos dois, por meio do nosso fundo Vitreo Agro.
Estamos aqui, hoje, para avisar você que temos em nosso radar a possibilidade de participar do IPO da Agribrasil (GRAO3).
Vemos muito potencial de valorização para Agribrasil, que é uma empresa com margens pequenas, por enquanto, mas muito estáveis.
Ela ainda possui projetos de fusões e aquisições que são fatores interessantes para o negócio continuar crescendo.
O Brasil é um grande exportador de commodities, e a empresa Agribrasil, está diretamente ligada na parte de originação.
Para ocorrer a entrega ampla de mercadorias no exterior, a Agribrasil atua nos principais corredores de exportação nacionais. Estão entre eles os portos de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul, Miritituba, Barcarena, Ilhéus e Santana.
Para
o fundo Vitreo Agro, faz muito sentido tentar participar
deste IPO, e quem pode se beneficiar diretamente com o nosso fundo, é especialmente você!
Você não vai encontrar no Brasil uma carteira tão diversificada e voltada exclusivamente para o agronegócio, como é a carteira do nosso Vitreo Agro.
Entretanto...
Para você ter a chance de participar deste IPO da Agribrasil, recomendo que você faça o seu investimento HOJE mesmo.
Não deixe para a última hora!
Essa chance de participar do IPO se encerrará AMANHÃ (10), às 15h59.
Clique no link abaixo e deixe o agronegócio trabalhar em prol da possível multiplicação do seu dinheiro.
Atenção:
- É importante dizer que não há como garantirmos a entrada do fundo no IPO, considerando que tudo depende do formato da alocação definida pelos Coordenadores de ambas as ofertas, mas o time de gestão da Vitreo está trabalhando para aproveitar essa oportunidade.
- Não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco antes de investir. Retornos passados não garantem retornos futuros.
- Antes de investir, verifique se o apetite a risco do fundo está em linha com o seu perfil de investimento.
- As rentabilidades apresentadas nas comunicações da Vitreo não são líquidas de impostos.
- A aplicação em fundos de investimento não conta com a garantia do FGC, de qualquer mecanismo de seguros ou dos prestadores de serviço do fundo.
Um abraço,
Jojo Wachsmann
Por falar em ações, o Victor Aguiar preparou uma análise completa de empresas promissoras para ter na sua carteira; confira no vídeo abaixo:
TAG SUMMIT
Não tem tempo ruim para a infraestrutura: as empresas preferidas da Perfin para atravessar crises e juros altos
29 de setembro de 2026 - 17:53PRÊMIO DE RISCO
Dólar a R$ 4,80? As pistas que as últimas eleições na América Latina dão para o desempenho do real
28 de setembro de 2026 - 18:45VISÃO DO GESTOR
“Não se ganha dinheiro comprando o que é popular”: onde a Inter Asset está vendo pechinchas na bolsa brasileira
27 de setembro de 2026 - 12:01INTER INVEST SUMMIT
Ações “órfãs” na bolsa, juros altos e uma armadilha no crédito: onde investir em 2027, segundo especialistas
26 de setembro de 2026 - 18:08RALI NA B3
Ibovespa a 207 mil pontos? Especialista do Inter diz o que pode destravar a bolsa brasileira após as eleições
25 de setembro de 2026 - 16:40ALÉM DA BOLSA
Os fundos imobiliários cetipados vieram para ficar? Entenda por que eles estão em alta e o que você precisa saber antes de investir
25 de setembro de 2026 - 15:54SETOR DE AUTOPEÇAS
JP Morgan pisa no freio e rebaixa Frasle (FRAS3) para venda. Analistas preferem outras 3 ações que podem saltar até 69%
25 de setembro de 2026 - 13:18MAIS AQUISIÇÕES
TRXF11 enche o carrinho de novo e paga R$ 2,83 bilhões, mas FII cai na bolsa; veja o que entra no portfólio
24 de setembro de 2026 - 13:02O OUTRO LADO DA MOEDA
R$ 4,50 ou R$ 5,80? O gatilho que vai definir o preço do dólar depois das eleições
23 de setembro de 2026 - 18:33RADAR DE FIIS
Fundo imobiliário leva calote de inquilino em recuperação judicial; entenda o impacto no bolso dos cotistas
23 de setembro de 2026 - 13:01SD ENTREVISTA
Tubarões saem e varejo entra: sinal de alerta para os FIIs? LAREAL revela o que os institucionais estão vendo
23 de setembro de 2026 - 6:01AS MAIS SAUDÁVEIS
Dasa (DASA3) é compra para o UBS BB, mas banco revela outras 2 favoritas — uma delas para dividendos
22 de setembro de 2026 - 19:50EM DESACELERAÇÃO
FIIs de shoppings sob pressão: é hora de separar o joio do trigo — e o BTG Pactual já escolheu os ativos favoritos
21 de setembro de 2026 - 20:01EM ESPERA...
Nubank, BTG Pactual e Banco do Brasil: os gringos já escolheram onde investir, agora só falta o gatilho certo para apertar compra
21 de setembro de 2026 - 17:19DIRETO PELA B3
IA, Ibovespa e até farmacêuticas gringas: Itaú BBA diz como investir em 800 ações com retorno de 23% ao ano sem dor de cabeça
18 de setembro de 2026 - 19:20EM TOM DE CAUTELA
Lula turbina Bolsa Família em 15% e faz o Ibovespa perder 3 mil pontos. Por que o mercado torceu o nariz?
17 de setembro de 2026 - 13:00DEU RUIM
Ação da Marcopolo (POMO4) despenca 26% no ano e XP rebaixou para neutra; mas há 2 fatores que podem impulsionar a ação
17 de setembro de 2026 - 12:46ONDE APOSTAR NA BOLSA
Lula ou Flávio? Você não deve esperar as eleições para se posicionar nestas ações, segundo a Kinea
17 de setembro de 2026 - 9:01VISÃO DO GESTOR
Multimercados não morreram, mas o jogo mudou: XP Asset aposta em nova estratégia e até mudança nas taxas para voltar a dar retorno
17 de setembro de 2026 - 6:14FECHAMENTO DOS MERCADOS