🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

FII do mês

Os melhores fundos imobiliários para investir em junho segundo 6 corretoras

Apenas um FII foi citado por mais de uma corretora em junho, e já é um habitué dos nossos top 3

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
10 de junho de 2020
5:30 - atualizado às 17:09
Selo de melhores fundos imobiliários do mês
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Os fundos imobiliários continuaram se recuperando em maio, um mês em que os mercados ficaram otimistas com a reabertura das economias pós-pandemia, voltando a beneficiar os ativos de risco.

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) teve alta de 2,08% no mês, menos, porém do que a valorização de 4,39% em abril. O movimento de alta continua em junho, e até agora o IFIX já subiu 5,07% no mês. No ano, o índice ainda recua 12,67%.

O segmento que vem se recuperando mais rapidamente é o de galpões logísticos. No mês passado, vimos, ainda, a retomada das atividades em alguns shopping centers e a implantação do plano de reabertura da economia no estado de São Paulo.

Apesar dessas boas notícias para o setor imobiliário, muitos analistas ainda demonstraram cautela dos relatórios das carteiras recomendadas para o mês de junho.

O Banco Inter, por exemplo, diz esperar que a redução nos dividendos dos FII observada em abril e maio se mantenha nos próximos meses. Entretanto, diz o relatório, "a rentabilidade de longo prazo permanece atrativa em relação a outras classes de ativos."

Para o Inter, a queda nas cotas dos fundos imobiliários foi muito significativa, e um retorno médio esperado próximo de 5% ao ano ainda é atrativo num cenário de Selic a 3% ao ano.

Leia Também

"No longo prazo, a classe de ativos tem potencial de retorno ainda superior com a retomada da economia e a recuperação dos aluguéis", diz o relatório assinado pela analista e economista-chefe do banco, Rafaela Vitória.

A Mirae, por sua vez, se mostrou cautelosa em relação ao segmento de lajes corporativas, mas otimista em relação aos demais segmentos, inclusive o de shoppings.

"Para o setor de lajes corporativas, esperamos aumento de vacância e não estamos colocando ativos desse segmento na nossa carteira no momento. Seguimos otimistas com os segmentos de galpões de logística, CRIs e de shopping centers", diz o relatório, assinado pelos analistas Pedro Galdi e Fernando Bresciani.

O FII preferido para o mês de junho

Neste mês, seis corretoras enviaram os três fundos imobiliários preferidos das suas carteiras recomendadas. O Banco Inter voltou a participar, mas a Necton não enviou os seus a tempo para o fechamento desta matéria.

Apenas um fundo imobiliário recebeu mais de uma indicação em junho: o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11), um habitué nos top 3 das corretoras. O FII do mês foi indicado por três corretoras: Guide, Mirae e Terra.

Duas corretoras mantiveram seus top 3 inalterados em relação ao mês passado: Ativa e Terra Investimentos.

A Guide trocou todos os integrantes do seu pódio, substituindo CSHG Renda Urbana (HGRU11), Bresco Logística (BRCO11) e Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) - que, no entanto, se mantêm na carteira recomendada geral do mês - por Valora RE III (VGIR11), BTG Pactual Logística (BTLG11) e BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11).

O Santander manteve o Vinci Offices (VINO11) no top 3 e trocou o Vinci Logística (VILG11) e o CSHG Renda Urbana (HGRU11) - que ainda se mantêm na carteira geral - pelo Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11) e o CSHG Recebíveis Imobiliários (HGCR11).

Finalmente, a Mirae trocou apenas o CSHG Real Estate (HGRE11) - que já havia sido tirado da carteira geral durante o mês de maio - pelo Kinea Renda Imobiliária (KNRI11).

BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11)

Assim como nos meses anteriores, o BCFF11 apareceu no top 3 das corretoras Mirae e Terra Investimentos, tendo sido acrescentado aos prediletos da Guide. Também figura na carteira geral para junho da Ativa , embora não apareça no top 3 dessa corretora.

Trata-se de um fundo de fundos, cujas maiores participações são nos FII CSHG Renda Urbana (HGRU11), com 10,5% da carteira; BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCR11), com 9,7% da carteira; e BTG Pactual Shoppings (BPML), com 6,1% da carteira.

Com as fortes quedas dos FII na bolsa em março, o BCFF11 aproveitou os preços baixos para fazer aquisições no mercado secundário, utilizando recursos em caixa obtidos com oferta de cotas recente. Atualmente, o foco maior do fundo é em FII que possam se valorizar na medida em que os preços das cotas se recuperem e convirjam para o seu valor patrimonial.

Segundo a Guide, o desempenho dos rendimentos do fundo permanece abaixo do seu potencial, uma vez que os fundos de shoppings, que compõem 6,5% do Patrimônio Líquido do fundo, não estão distribuindo rendimentos.

Em maio, o BCFF11 caiu 0,76%. No ano, o fundo acumula queda de 8,43%.

Carteiras recomendadas completas das corretoras

As corretoras mexeram pouco nas suas carteiras gerais para junho, relativamente a maio. Apenas Guide e Santander fizeram alterações.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MERCADOS HOJE

Cessar-fogo no radar dos investidores: Ibovespa se aproxima dos 140 mil pontos, enquanto dólar e petróleo perdem fôlego

16 de junho de 2025 - 15:27

O Irã sinaliza que busca um fim para as hostilidades e a retomada das negociações sobre seu programa nuclear

ADEUS, B3

17 OPA X 0 IPO: Em meio à seca de estreias na bolsa, vimos uma enxurrada de OPAs — e novas regras podem aumentar ainda mais essa tendência

16 de junho de 2025 - 6:02

Mudança nas regras para Ofertas Públicas de Aquisição (OPA) que entram em vigor em 1º de julho devem tornar mais simples, ágil e barato o processo de aquisição de controle e cancelamento de registro das companhias listadas

ATENÇÃO ACIONISTAS

Dividendos bilionários: JBS (JBSS32) anuncia data de pagamento de R$ 2,2 bilhões em proventos; veja quem tem direito a receber

14 de junho de 2025 - 10:53

Após o pagamento dos dividendos, há ainda uma previsão de leilão das frações de ações do frigorífico

FIIS HOJE

Quatro fundos imobiliários estão em vias de dizer adeus à B3, mas envolvem emissões bilionárias de outros FIIs; entenda o imbróglio

13 de junho de 2025 - 14:23

A votação para dar fim aos fundos imobiliários faz parte de fusões entre FIIs do Patria Investimentos e da Genial Investimentos

PAPEL NA CARTEIRA

É hora de comprar Suzano? Bancão eleva recomendação para ações e revela se vale a pena colocar SUZB3 na carteira agora

13 de junho de 2025 - 13:55

O Goldman Sachs aponta quatro razões principais para apostar nas ações da Suzano neste momento; veja os pilares da tese otimista

MAIS BTC PRA CONTA?

Méliuz (CASH3) levanta R$ 180,1 milhões com oferta de ações; confira o valor do papel e entenda o que acontece agora

13 de junho de 2025 - 12:53

O anúncio de nova oferta de ações não foi uma surpresa, já que a plataforma de cashback analisava formas de levantar capital para adquirir mais bitcoin

NOVIDADE

Compensação de prejuízos para todos: o que muda no mecanismo que antes valia só para ações e outros ativos de renda variável

12 de junho de 2025 - 19:09

Compensação de prejuízos pode passar a ser permitida para ativos de renda fixa e fundos não incentivados, além de criptoativos; veja as regras propostas pelo governo

DECOLANDO

Com o pé na pista e o olho no céu: Itaú BBA acredita que esses dois gatilhos vão impulsionar ainda mais a Embraer (EMBR3)

12 de junho de 2025 - 18:23

Após correção nas ações desde as máximas de março, a fabricante brasileira de aviões está oferecendo uma relação risco/retorno mais equilibrada, segundo o banco

MEXENDO NA BOLSA

Ações, ETFs e derivativos devem ficar sujeitos a alíquota única de IR de 17,5%, e pagamento será trimestral; veja todas as mudanças

12 de junho de 2025 - 17:40

Mudanças fazem parte da MP que altera a tributação de investimentos financeiros, publicada ontem pelo governo; veja como ficam as regras

MOVIMENTO INÉDITO

Banco do Brasil (BBAS3) supera o Itaú (ITUB4) na B3 pela primeira vez em 2025 — mas não do jeito que o investidor gostaria

12 de junho de 2025 - 16:49

Em uma movimentação inédita neste ano, o BB ultrapassou o Itaú e a Vale em volume negociado na B3

NA MIRA DO LEÃO

Adeus, dividendos isentos? Fundos imobiliários e fiagros devem passar a ser tributados; veja novas regras

12 de junho de 2025 - 15:48

O governo divulgou Medida Provisória que tira a isenção dos dividendos de FIIs e Fiagros, e o investidor vai precisar ficar atento às regras e aos impactos no bolso

MENOS RENDIMENTOS

Fim da tabela regressiva: CDBs, Tesouro Direto e fundos devem passar a ser tributados por alíquota única de 17,5%; veja regras do novo imposto

12 de junho de 2025 - 13:52

Governo publicou Medida Provisória que visa a compensar a perda de arrecadação com o recuo do aumento do IOF. Texto muda premissas importantes dos impostos de investimentos e terá impacto no bolso dos investidores

DE CARA NOVA

Gol troca dívida por ação e muda até os tickers na B3 — entenda o plano da companhia aérea depois do Chapter 11

12 de junho de 2025 - 13:02

Mudança da companhia aérea vem na esteira da campanha de aumento de capital, aprovado no plano de saída da recuperação judicial

AJUSTES NO PORTFÓLIO

Petrobras (PETR4) não é a única na berlinda: BofA também corta recomendação para a bolsa brasileira — mas revela oportunidade em uma ação da B3

12 de junho de 2025 - 9:16

O BofA reduziu a recomendação para a bolsa brasileira, de “overweight” para “market weight” (neutra). E agora, o que fazer com a carteira de investimentos?

ANOTE NA AGENDA

Cemig (CMIG4), Rumo (RAIL3), Allos (ALOS3) e Rede D’Or (RDOR3) pagam quase R$ 4 bilhões em dividendos e JCP; veja quem tem direito a receber

11 de junho de 2025 - 19:40

A maior fatia é da Cemig, cujos proventos são referentes ao exercício de 2024; confira o calendário de todos os pagamentos

CARTA MENSAL

Fundo Verde: Stuhlberger segue zerado em ações do Brasil e não captura ganhos com bolsa dos EUA por “subestimar governo Trump”

11 de junho de 2025 - 16:04

Em carta mensal, gestora criticou movimentação do governo sobre o IOF e afirmou ter se surpreendido com recuo rápido do governo norte-americano em relação às tarifas de importação

A MAIOR ALTA DO IFIX

Santander Renda de Aluguéis (SARE11) está de saída da B3: cotistas aprovam a venda do portfólio, e cotas sobem na bolsa hoje

11 de junho de 2025 - 12:19

Os investidores aceitaram a proposta do BTG Pactual Logística (BTLG11) e, com a venda dos ativos, também aprovaram a liquidação do FII

DE OLHO NA CONTA

Fundo imobiliário do segmento de shoppings vai pagar mais de R$ 23 milhões aos cotistas — e quem não tem o FII na carteira ainda tem chance de receber

11 de junho de 2025 - 11:39

A distribuição de dividendos é referente a venda de um shopping localizado no Tocantins. A operação foi feita em 2023

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Meu medo de aviões: quando o problema está na bolsa, não no céu

11 de junho de 2025 - 10:39

Tenho brevê desde os 18 e já fiz pouso forçado em plena avenida — mas estou fora de investir em ações de companhias aéreas

QUE SE FAÇA LUZ

Bank of America tem uma ação favorita no setor elétrico, com potencial de alta de 23%

10 de junho de 2025 - 19:29

A companhia elétrica ganhou um novo preço-alvo, que reflete as previsões macroeconômicas do Brasil e desempenho acima do esperado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar