🔴 5 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA INVESTIR AGORA –  CONHEÇA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

FII do mês

Os melhores fundos imobiliários para investir em junho segundo 6 corretoras

Apenas um FII foi citado por mais de uma corretora em junho, e já é um habitué dos nossos top 3

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
10 de junho de 2020
5:30 - atualizado às 17:09
Selo de melhores fundos imobiliários do mês
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Os fundos imobiliários continuaram se recuperando em maio, um mês em que os mercados ficaram otimistas com a reabertura das economias pós-pandemia, voltando a beneficiar os ativos de risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) teve alta de 2,08% no mês, menos, porém do que a valorização de 4,39% em abril. O movimento de alta continua em junho, e até agora o IFIX já subiu 5,07% no mês. No ano, o índice ainda recua 12,67%.

O segmento que vem se recuperando mais rapidamente é o de galpões logísticos. No mês passado, vimos, ainda, a retomada das atividades em alguns shopping centers e a implantação do plano de reabertura da economia no estado de São Paulo.

Apesar dessas boas notícias para o setor imobiliário, muitos analistas ainda demonstraram cautela dos relatórios das carteiras recomendadas para o mês de junho.

O Banco Inter, por exemplo, diz esperar que a redução nos dividendos dos FII observada em abril e maio se mantenha nos próximos meses. Entretanto, diz o relatório, "a rentabilidade de longo prazo permanece atrativa em relação a outras classes de ativos."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o Inter, a queda nas cotas dos fundos imobiliários foi muito significativa, e um retorno médio esperado próximo de 5% ao ano ainda é atrativo num cenário de Selic a 3% ao ano.

Leia Também

"No longo prazo, a classe de ativos tem potencial de retorno ainda superior com a retomada da economia e a recuperação dos aluguéis", diz o relatório assinado pela analista e economista-chefe do banco, Rafaela Vitória.

A Mirae, por sua vez, se mostrou cautelosa em relação ao segmento de lajes corporativas, mas otimista em relação aos demais segmentos, inclusive o de shoppings.

"Para o setor de lajes corporativas, esperamos aumento de vacância e não estamos colocando ativos desse segmento na nossa carteira no momento. Seguimos otimistas com os segmentos de galpões de logística, CRIs e de shopping centers", diz o relatório, assinado pelos analistas Pedro Galdi e Fernando Bresciani.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O FII preferido para o mês de junho

Neste mês, seis corretoras enviaram os três fundos imobiliários preferidos das suas carteiras recomendadas. O Banco Inter voltou a participar, mas a Necton não enviou os seus a tempo para o fechamento desta matéria.

Apenas um fundo imobiliário recebeu mais de uma indicação em junho: o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11), um habitué nos top 3 das corretoras. O FII do mês foi indicado por três corretoras: Guide, Mirae e Terra.

Duas corretoras mantiveram seus top 3 inalterados em relação ao mês passado: Ativa e Terra Investimentos.

A Guide trocou todos os integrantes do seu pódio, substituindo CSHG Renda Urbana (HGRU11), Bresco Logística (BRCO11) e Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) - que, no entanto, se mantêm na carteira recomendada geral do mês - por Valora RE III (VGIR11), BTG Pactual Logística (BTLG11) e BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Santander manteve o Vinci Offices (VINO11) no top 3 e trocou o Vinci Logística (VILG11) e o CSHG Renda Urbana (HGRU11) - que ainda se mantêm na carteira geral - pelo Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11) e o CSHG Recebíveis Imobiliários (HGCR11).

Finalmente, a Mirae trocou apenas o CSHG Real Estate (HGRE11) - que já havia sido tirado da carteira geral durante o mês de maio - pelo Kinea Renda Imobiliária (KNRI11).

BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11)

Assim como nos meses anteriores, o BCFF11 apareceu no top 3 das corretoras Mirae e Terra Investimentos, tendo sido acrescentado aos prediletos da Guide. Também figura na carteira geral para junho da Ativa , embora não apareça no top 3 dessa corretora.

Trata-se de um fundo de fundos, cujas maiores participações são nos FII CSHG Renda Urbana (HGRU11), com 10,5% da carteira; BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCR11), com 9,7% da carteira; e BTG Pactual Shoppings (BPML), com 6,1% da carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com as fortes quedas dos FII na bolsa em março, o BCFF11 aproveitou os preços baixos para fazer aquisições no mercado secundário, utilizando recursos em caixa obtidos com oferta de cotas recente. Atualmente, o foco maior do fundo é em FII que possam se valorizar na medida em que os preços das cotas se recuperem e convirjam para o seu valor patrimonial.

Segundo a Guide, o desempenho dos rendimentos do fundo permanece abaixo do seu potencial, uma vez que os fundos de shoppings, que compõem 6,5% do Patrimônio Líquido do fundo, não estão distribuindo rendimentos.

Em maio, o BCFF11 caiu 0,76%. No ano, o fundo acumula queda de 8,43%.

Carteiras recomendadas completas das corretoras

As corretoras mexeram pouco nas suas carteiras gerais para junho, relativamente a maio. Apenas Guide e Santander fizeram alterações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PASSOU

Rumo ao Novo Mercado: Acionistas da Copel (CPLE6) aprovam a migração para nível elevado de governança na B3 e a unificação de ações

22 de agosto de 2025 - 19:14

Em fato relevante enviado à CVM, a companhia dará prosseguimento às etapas necessárias para a efetivação da mudança

VISÃO DO GESTOR

“Não acreditamos que seremos bem-sucedidos investindo em Nvidia”, diz Squadra, que aposta nestas ações brasileiras

22 de agosto de 2025 - 18:51

Em carta semestral, a gestora explica as principais teses de investimento e também relata alguns erros pelo caminho

MERCADOS HOJE

Bolsas disparam com Powell e Ibovespa sobe 2,57%; saiba o que agradou tanto os investidores

22 de agosto de 2025 - 12:03

O presidente do Fed deu a declaração mais contundente até agora com relação ao corte de juros e levou o dólar à vista a cair 1% por aqui

VISÃO DO GESTOR

Rogério Xavier revela o ponto decisivo que pode destravar potencial para as ações no Brasil — e conta qual é a aposta da SPX para ‘fugir’ do dólar

20 de agosto de 2025 - 16:10

Na avaliação do sócio da SPX, se o Brasil tomar as decisões certas, o jogo pode virar para o mercado de ações local

FIIS HOJE

Sequóia III Renda Imobiliária (SEQR11) consegue inquilino para imóvel vago há mais de um ano, mas cotas caem

20 de agosto de 2025 - 13:23

O galpão presente no portfólio do FII está localizado na Penha, no Rio de Janeiro, e foi construído sob medida para a operação da Atento, empresa de atendimento ao cliente

VISÃO DO GESTOR

Bolsa brasileira pode saltar 30% até o fim de 2025, mas sem rali de fim de ano, afirma André Lion. Essas são as 5 ações favoritas da Ibiuna para investir agora 

20 de agosto de 2025 - 6:12

Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, o sócio da Ibiuna abriu quais são as grandes apostas da gestora para o segundo semestre e revelou o que poderia atrapalhar a boa toada da bolsa

O VALOR DE UMA CAIXA SEGURADORA

Cinco bancos perdem juntos R$ 42 bilhões em valor de mercado — e estrela da bolsa puxa a fila

19 de agosto de 2025 - 20:17

A terça-feira (19) foi marcada por fortes perdas na bolsa brasileira diante do aumento das tensões entre Estados Unidos e o Brasil

TOP PICK

As cinco ações do Itaú BBA para lucrar: de Sabesp (SBSP3) a Eletrobras (ELET3), confira as escolhidas após a temporada de resultados

19 de agosto de 2025 - 18:23

Banco destaca empresas que superaram as expectativas no segundo trimestre em meio a um cenário desafiador para o Ibovespa

TOUROS E URSOS #235

Dólar abaixo de R$ 5? Como a vitória de Trump na guerra comercial pode ser positiva para o Brasil

19 de agosto de 2025 - 12:20

Guilherme Abbud, CEO e CIO da Persevera Asset, fala sobre os motivos para ter otimismo com os ativos de risco no Touros e Ursos desta semana

VISÃO DO GESTOR

Exclusivo: A nova aposta da Kinea para os próximos 100 anos — e como investir como a gestora

18 de agosto de 2025 - 18:18

A Kinea Investimentos acaba de revelar sua nova aposta para o próximo século: o urânio e a energia nuclear. Entenda a tese de investimento

NA CARTEIRA

Entra Cury (CURY3), sai São Martinho (SMTO3): bolsa divulga segunda prévia do Ibovespa

18 de agosto de 2025 - 11:03

Na segunda prévia, a Cury fez sua estreia com 0,210% de peso para o período de setembro a dezembro de 2025, enquanto a São Martinho se despede do índice

DINHEIRO NA MÃO

Petrobras (PETR4), Gerdau (GGBR4) e outras 3 empresas pagam dividendos nesta semana; saiba quem recebe

18 de agosto de 2025 - 8:54

Cinco companhias listadas no Ibovespa (IBOV) entregam dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) aos acionistas na terceira semana de agosto

OAKTREE CAPITAL

Howard Marks zera Petrobras e aposta na argentina YPF — mas ainda segura quatro ações brasileiras

17 de agosto de 2025 - 16:55

A saída da petroleira estatal marca mais um corte de exposição brasileira, apesar do reforço em Itaú e JBS

RESUMO SEMANAL

Raízen (RAIZ4) e Braskem (BRKM5) derretem mais de 10% cada: o que movimentou o Ibovespa na semana 

16 de agosto de 2025 - 11:39

A Bolsa brasileira teve uma ligeira alta de 0,3% em meio a novos sinais de desaceleração econômica doméstica; o corte de juros está próximo?

CHAMOU NA CHINCHA

Ficou barata demais?: Azul (AZUL4) leva puxão de orelha da B3 por ação abaixo de R$ 1; entenda

15 de agosto de 2025 - 18:52

Em comunicado, a companhia aérea informou que tem até 4 de fevereiro de 2026 para resolver o problema

ACABAMENTO FOSCO

Nubank dispara 9% em NY após entregar rentabilidade maior que a do Itaú no 2T25 — mas recomendação é neutra, por quê?

15 de agosto de 2025 - 18:04

Analistas veem limitações na capacidade de valorização dos papéis diante de algumas barreiras de crescimento para o banco digital

É COMPRA ATRÁS DE COMPRA

TRXF11 renova apetite por aquisições: FII adiciona mais imóveis no portfólio por R$ 98 milhões — e leva junto um inquilino de peso

15 de agosto de 2025 - 10:35

Com a transação, o fundo imobiliário passa a ter 72 imóveis e um valor total investido de mais de R$ 3,9 bilhões em ativos

TORCEU O NARIZ

Banco do Brasil (BBAS3): Lucro de quase R$ 4 bilhões é pouco ou o mercado reclama de barriga cheia?

15 de agosto de 2025 - 10:18

Resultado do segundo trimestre de 2025 veio muito abaixo do esperado; entenda por que um lucro bilionário não é o bastante para uma instituição como o Banco do Brasil (BBAS3)

RECUPERANDO O FÔLEGO

FII anuncia venda de imóveis por R$ 90 milhões e mira na redução de dívidas; cotas sobem forte na bolsa

14 de agosto de 2025 - 12:10

Após acumular queda de mais de 67% desde o início das operações na B3, o fundo imobiliário vem apostando na alienação de ativos do portfólio para reduzir passivos

VISÃO DO GESTOR

“Basta garimpar”: A maré virou para as small caps, mas este gestor ainda vê oportunidade em 20 ações de ‘pequenas notáveis’

14 de agosto de 2025 - 6:04

Em meio à volatilidade crescente no mercado local, Werner Roger, gestor da Trígono Capital, revelou ao Seu Dinheiro onde estão as principais apostas da gestora em ações na B3

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar