🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

FII do mês

Os melhores fundos imobiliários para investir em agosto segundo 6 corretoras

FII mais indicado já é habitué do pódio, mas também tem novidade no top 3 das corretoras para agosto; os fundos mais diversificados e defensivos são os preferidos em tempos de crise

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
12 de agosto de 2020
5:30 - atualizado às 11:19
Selo de melhores fundos imobiliários do mês
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Após três meses de recuperação do tombo visto em março, o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) teve surpreendente queda em julho, de 2,61%. No ano, acumula baixa de 14,53% até 31 de julho, mas em agosto, o índice tem ficado de lado, e acumula ligeira alta de 0,45%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês passado, os fundos imobiliários caminharam na contramão dos demais ativos de risco. O Ibovespa subiu mais de 8% e recuperou os 100 mil pontos, e títulos públicos prefixados e atrelados à inflação de longo prazo tiveram altas fortes.

Para analistas de fundos de investimento imobiliário, no entanto, o que se viu no mercado de FII foi uma mistura de realização dos lucros recentes, temores em relação aos fatores de risco que ainda resistem - como a escalada das tensões entre EUA e China e o nível ainda preocupante da pandemia de covid-19 - com um fator doméstico específico do mercado de FII: a possibilidade de tributação dos dividendos.

Os rendimentos distribuídos por fundos imobiliários são isentos de imposto de renda, assim como os dividendos de empresas. Mas com a entrega do projeto de reforma tributária pelo governo ao Congresso em julho, voltou à pauta a discussão da possibilidade de tributar esses ganhos.

Em relatório recente, o Banco Inter destacou também um fator técnico que pode ter pesado nos preços dos FII em julho: as novas ofertas de cotas, retomadas no mês passado, que tendem a pressionar os preços nos períodos pré-emissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo do mês de julho, muitos shoppings de fundos imobiliários voltaram a operar, ainda que em horário reduzido, melhorando a situação desses fundos. Destaque negativo para os fundos de agências bancárias, impactados pela tentativa de renegociação, na Justiça, de aluguéis de contratos atípicos pelo Santander, inquilino do fundo Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11), como relatei nesta matéria.

Leia Também

De qualquer maneira, as perspectivas de retomada econômica e os juros agora ainda mais baixos são fatores que beneficiam os fundos imobiliários em prazos mais longos.

Com fatores de risco ainda pesados no horizonte, porém, os analistas têm preferido os fundos mais defensivos, com aqueles que investem em galpões logísticos, em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário, ou mesmo os fundos de fundos, que são bastante diversificados.

Os fundos imobiliários preferidos de agosto

O BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) foi o mais indicado pelas corretoras consultadas pelo terceiro mês consecutivo, com três recomendações: Ativa, Mirae e Terra Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros três fundos apareceram nos top 3 de mais de uma corretora: o BTG Pactual Logística (BTLG11), o CSHG Logística (HGLG11) e o RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11), todos indicados por duas corretoras cada.

O BTLG11 e o HGLG11 também estiveram entre as principais indicações do mês passado, mas o fundo da RBR é um estreante nos top 3 das corretoras consultadas.

Confira a seguir os três fundos prediletos da carteira recomendada de cada corretora que participou da matéria neste mês:

Para este mês, a Ativa e a Mirae mantiveram seus top 3 inalterados. Já a Terra fez apenas uma troca, substituindo o fundo CSHG Real Estate (HGRE11) pelo TG Ativo Real (TGAR11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Guide trocou o JS Real Estate Multigestão (JSRE11) e o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) pelos fundos TRX Real Estate (TRXF11) e RBR Rendimento High Grade (RBRR11). Já o Banco Inter trocou o Log CP Inter (LGCP11) e o Hedge Top FOFII 3 (HFOF11) pelos fundos RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11) e Kinea Índice de Preços (KNIP11).

Nenhum dos fundos retirados dos top 3 dessas corretoras, no entanto, saiu das suas carteiras recomendadas gerais.

Já a Necton trocou todo o seu top 3, substituindo o JS Real Estate Multigestão (JSRE11), o UBS BR Recebíveis Imobiliários (UBSR11) e o Hedge Top FOFII 3 (HFOF11) - este último retirado da carteira geral - por XP Malls (XPML11), Vinci Logística (VILG11) e RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11) - estes dois últimos estreantes também na carteira geral.

O Santander não participou da matéria neste mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11)

O BCFF11 saiu do top 3 da Guide - embora siga na carteira recomendada geral -, mas segue nos top 3 da Ativa, da Terra e da Mirae. Trata-se de um fundo de fundos, cujas maiores participações são nos FII BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCR11), com 9,9% da carteira; CSHG Renda Urbana (HGRU11), com 8,2% da carteira; e BTG Pactual Shoppings (BPML11), com 6,7% da carteira.

Segundo a Ativa, o fundo se beneficiou de ter 30% do seu patrimônio líquido em caixa no mês de março, o que lhe possibilitou fazer aquisições de cotas de outros fundos a preços bastante atrativos quando os mercados entraram em pânico.

"Dessa forma, entendemos que o fundo tenha feito excelentes aquisições neste mercado em baixa e participado em ofertas que ofereçam prêmio em relação ao que o mercado distribui no momento. Esse fator deve trazer um nível de excelente ganho de capital nos próximos meses", diz a corretora.

Já a Mirae acredita que fundos de fundos, ao lado dos fundos de galpões logísticos e de recebíveis, são os que melhor podem surfar a recuperação econômica que deve ocorrer no segundo semestre do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês passado, o BCFF11 teve queda de 4,9%.

RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11)

O fundo RBRF11 estreia entre os mais indicados pelas corretoras em agosto, tendo sido recomendado por Banco Inter e Necton. Ele já figurava na carteira recomendada geral do Inter no mês passado, mas na Necton também é novidade, e passou a ser recomendado neste mês. Em julho, o fundo teve alta de 2,0%.

O RBR Alpha é um fundo de fundos que investe em outros FII e também diretamente em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário. Seus retornos advêm tanto do ganho de capital quanto dos dividendos.

Atualmente, o fundo encontra-se mais exposto a fundos de lajes corporativas, considerando que, apesar da crise, a oferta de locação de lajes de alta qualidade em São Paulo não tem perspectiva de crescer no médio prazo, o que pode resultar numa manutenção ou aumento no valor dos aluguéis à medida que a economia for se recuperando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, o fundo tem 26 outros fundos na carteira, sendo 20 de tijolo e seis de papel. As principais posições são os fundos VBI FL 4440 (FVBI11), BTG Pactual Corporate Office (BRCR11) e Tellus Properties (TEPP11), antigo SDI Properties (SDIP11).

O Banco Inter atribui sua recomendação à qualidade da gestão do fundo e a expectativa de um rendimento "adequado" no médio e longo prazo.

Já a Necton diz que acredita que o fundo esteja bem posicionado para continuar gerando bons dividendos, dado o foco nas suas estratégias e bom histórico de gestão.

"Enxergamos também um potencial de ganho de capital para o fundo com a venda do ativo do FBVI11, que foi aprovada pelos cotistas do fundo, e hoje representa a maior posição do RBR Alpha, podendo gerar dividendos interessantes nos próximos meses", diz a corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BTG Pactual Logística (BTLG11)

O fundo de galpões logísticos foram mantidos nos top 3 da Ativa e da Guide. O BTLG11 tem, entre seus locatários, empresas como BRF, Femsa (fabricante da Coca-Cola) e Itambé. No mês passado, teve alta de 6,1%.

Mais de 90% da sua receita advém de contratos atípicos de locação - contratos de longo prazo (10 anos ou mais) que não contam com revisional de aluguel no meio do contrato e são considerados mais defensivos.

O segmento logístico, como bem salienta a Guide, tem se mostrado o mais defensivo no período de crise, em grande parte por conta dessa questão dos contratos atípicos, muito comuns no aluguel de galpões.

A corretora considera o BTLG11 como o melhor nome do segmento, devido ao seu amplo pipeline de aquisições, potencial de valorização dos ativos da sua carteira e por considerá-lo barato em relação a seus pares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Ativa, a gestão do BTG, que assumiu há menos de um ano, realizou melhorias e excelentes tomadas de decisão em novos negócios, com destaque para a compra de um galpão refrigerado locado para a BRF em Fortaleza por meio de contrato atípico com vencimento em 2032.

"O fundo está com uma emissão em andamento, que deve possibilitar um maior nível de dividendos e aumentar sua liquidez no mercado. De acordo com as informações sobre a emissão, são ativos de excelente retorno esperado e localizados em locais estratégicos do sistema logístico", diz a corretora.

CSHG Logística (HGLG11)

O fundo de galpões logísticos aparece nos top 3 da Terra e da Mirae. No mês passado, o HGLG11 teve valorização de 1,6%. O fundo tem participação em 11 imóveis locados para empresas como Volkswagen, Lojas Americanas e Gerdau.

Como já mencionado, o segmento logístico é um dos que a Mirae acredita que pode se beneficiar mais da perspectiva de recuperação econômica no segundo semestre, sendo o HGLG11 seu preferido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retrospectiva

O FII preferido das corretoras em julho foi o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11), que fechou o mês em queda de 4,9%. Com o mau desempenho do setor de FII, muitos dos fundos preferidos das corretoras tiveram resultado negativo. Mas alguns conseguiram ficar no azul. Veja na tabela a seguir o desempenho em julho de todos os fundos dos top 3 das corretoras no mês passado:

Carteiras recomendadas completas das corretoras

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AÇÕES PARA RENDA

BB Seguridade (BBSE3) lidera ranking de melhores pagadoras de dividendos, mas ação cai no ano; demais campeãs se valorizaram até 90%

16 de setembro de 2025 - 18:43

Com exceção da seguradora do Banco do Brasil, todas as demais ações do top 10 se valorizaram no ano; duas construtoras de baixa renda figuram na lista

MAIS UMA VEZ

Ouro renova (de novo) as máximas históricas na véspera da decisão do Fed sobre juros dos EUA

16 de setembro de 2025 - 17:59

A queda dos juros dos Treasurys e do dólar no exterior, assim como o clima de cautela em mercados acionários, contribuem para os ganhos do ouro hoje

FALTA INTEGRIDADE?

Confiança em xeque: mercado de capitais brasileiro recebe nota medíocre em pesquisa da CVM e especialistas acendem alerta

16 de setembro de 2025 - 16:41

Percepção de impunidade, conflitos de interesse e falhas de supervisão reforçam a desconfiança de investidores e profissionais no mercado financeiro brasileiro

SINAL VERDE

Prio (PRIO3) sobe no Ibovespa após receber licença final para a instalação dos poços de Wahoo

16 de setembro de 2025 - 15:39

A petroleira projeta que o início da produção na Bacia do Espírito Santo será entre março e abril de 2026

MERCADOS HOJE

Dólar vai abaixo dos R$ 5,30 e Ibovespa renova máximas (de novo) na expectativa pela ‘tesoura mágica’ de Jerome Powell

16 de setembro de 2025 - 15:31

Com um corte de juros nos EUA amplamente esperado para amanhã, o dólar fechou o dia na menor cotação desde junho de 2024, a R$ 5,2981. Já o Ibovespa teve o terceiro recorde dos últimos quatro pregões, a 144.061,64 pontos

FIIS HOJE

FII BRCO11 aluga imóvel para M. Dias Branco (MDIA3) e reduz vacância

16 de setembro de 2025 - 13:03

O valor da nova locação representa um aumento de 12% em relação ao contrato anterior; veja quanto vai pingar na conta dos cotistas do BRCO11

COM O CARRINHO CHEIO

TRXF11 vai às compras mais uma vez e adiciona à carteira imóvel locado ao Assaí; confira os detalhes

16 de setembro de 2025 - 8:55

Esse não é o primeiro ativo alugado à empresa que o FII adiciona à carteira; em junho, o fundo já havia abocanhado um galpão ocupado pelo Assaí

FÍSICO OU DIGITAL

Ouro vs. bitcoin: afinal, qual dos dois ativos é a melhor reserva de valor em momentos de turbulência econômica?

16 de setembro de 2025 - 7:15

Ambos vêm renovando recordes nos últimos dois anos à medida que as incertezas no cenário econômico internacional crescem e o mercado busca uma maneira de se proteger

INVESTIMENTO PASSIVO

Do Japão às small caps dos EUA: BlackRock lança 29 novos ETFs globais para investir em reais

15 de setembro de 2025 - 19:15

Novos fundos dão acesso a setores, países e estratégias internacionais sem a necessidade de investir diretamente no exterior

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Até onde vai o fundo do poço da Braskem (BRKM5), e o que esperar dos mercados nesta semana

15 de setembro de 2025 - 8:18

Semana começa com prévia do PIB e tem Super Quarta, além de expectativa de reação dos EUA após condenação de Bolsonaro

FUNDAMENTOS POSITIVOS

Rio Bravo: “Momento é de entrada em fundos imobiliários de tijolo, não de saída”

13 de setembro de 2025 - 12:32

Anita Scal, sócia e diretora de Investimentos Imobiliários da empresa, afirma que a perspectiva de um ciclo de queda da taxa de juros no Brasil deve levar as cotas dos fundos a se valorizarem

UM NOVO DONO

TRXF11 abocanha galpão locado pelo Mercado Livre (MELI34) — e quem vai ver o dinheiro cair na conta são os cotistas de um outro FII

12 de setembro de 2025 - 16:11

Apesar da transação, a estimativa de distribuição de dividendos do TRXF11 até o fim do ano permanece no mesmo patamar

MUITA CAUTELA

Ação da Cosan (CSAN3) ainda não conseguiu conquistar os tubarões da Faria Lima. O que impede os gestores de apostarem na holding de Rubens Ometto?

12 de setembro de 2025 - 10:29

Levantamento da Empiricus Research revela que boa parte do mercado ainda permanece cautelosa em relação ao futuro da Cosan; entenda a visão

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

LinkedIn em polvorosa com Itaú, e o que esperar dos mercados nesta sexta-feira (12)

12 de setembro de 2025 - 7:54

Após STF decidir condenar Bolsonaro, aumentam os temores de que Donald Trump volte a aplicar sanções contra o país

IBOVESPA PARA QUEM?

Ibovespa para uns, Tesouro IPCA+ para outros: por que a Previ vendeu R$ 7 bilhões em ações em ano de rali na bolsa

11 de setembro de 2025 - 18:40

Fundo de pensão do BB trocou ações de empresas por títulos públicos em nova estratégia para reforço de caixa

DE OLHO NA ‘GRANDE BATALHA’

TRBL11 recebe R$ 6 milhões em acordo por imóvel que é alvo de impasse com os Correios — agora o FII está de olho na disputa judicial contra a estatal

11 de setembro de 2025 - 17:07

Segundo o gestor da Rio Bravo, o acordo “é apenas o começo” e, agora, o fundo imobiliário busca cobrar os Correios e voltar a ocupar o galpão com um novo inquilino

AS MAIS POPULARES

Banco do Brasil (BBAS3) supera a Vale (VALE3) em um quesito na bolsa; saiba qual

11 de setembro de 2025 - 16:22

Os dados são de um levantamento mensal do DataWise+, parceria entre a B3 e a Neoway

CONSTRUÇÃO CIVIL

Fundo imobiliário MFII11 mira novo projeto residencial na zona leste de São Paulo; veja os detalhes

11 de setembro de 2025 - 15:33

O FII vem chamando atenção por sua estratégia focada em empreendimentos residenciais ligados ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV)

MERCADOS HOJE

Ibovespa renova máxima histórica e dólar vai ao menor nível desde julho de 2024 após dados de inflação nos EUA; Wall Street também festeja

11 de setembro de 2025 - 13:29

Números de inflação e de emprego divulgados nesta quinta-feira (11) nos EUA consolidam a visão do mercado de que o Fed iniciará o ciclo de afrouxamento monetário na reunião da próxima semana; por aqui, há chances de queda da Selic

RECICLANDO O PORTFÓLIO

Fundo imobiliário do BTG quer vender cinco imóveis por mais de R$ 830 milhões — e já tem destino certo para o dinheiro

11 de setembro de 2025 - 12:14

Criado especialmente para adquirir galpões da Log Commercial Properties (LOGG3), o BTLC11 comprou os ativos em 2023, e agora deseja gerar valor aos cotistas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar