🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Correndo atrás

Para brigar com rivais, Via Varejo vira sócia do ‘hub’ de inovação Distrito

Ao adquirir participação na Distrito, Via Varejo passa a ter contato com cerca de 300 empresas

Via Varejo
Via Varejo - Imagem: Divulgação

Após comprar três empresas neste ano, a Via Varejo anunciou nesta segunda, 9, um aporte na firma de inovação aberta Distrito. A dona da Casas Bahia e do Ponto Frio pagou um valor não revelado para ficar com 16,7% do 'hub' de companhias nascentes. Trata-se de uma tentativa da varejista para recuperar terreno em uma corrida tecnológica no seu setor, cada vez mais disputado no Brasil não só por rivais locais, como o Magazine Luiza, mas também por gigantes da tecnologia como Amazon e Alibaba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o presidente da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer, a estratégia é fazer parte de um "hub de inovação" em vez de buscar aquisições "startup a startup". Com o aporte na Distrito, a varejista terá contato direto com cerca de 300 empresas, estima o mercado. Para o executivo, as inovações geradas na Distrito podem trazer avanços em vertentes para além do varejo. Ele não especificou quais outros setores seriam esses, mas rivais como o Magalu já investem em logística, venda de publicidade e meios de pagamento.

A julgar pelas aquisições recentes da empresa, as apostas também devem se concentrar nas áreas de logística e finanças. Em abril, a companhia adquiriu a AsapLog, de entregas. Em maio, arrematou 100% das ações da conta digital BanQi, fundada em 2019 pela varejista com uma companhia do Vale do Silício. Em outubro, foi a vez da dona da Casas Bahia colocar para dentro de casa a plataforma de e-commerce I9XP.

Além do Magalu, a Via Varejo tem de enfrentar gigantes globais, que também têm ampliado investimentos por aqui. A Amazon anunciou ontem três novos centros de distribuição no País, enquanto a chinesa Alibaba prepara uma grande ação local para o Dia dos Solteiros, data tradicional na China que agora está sendo trazida para o País e é comemorada nesta quarta-feira, 11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A própria Via Varejo admite que está atrás na corrida e precisa ter pressa. "Estamos tirando a diferença do que tem no mercado e avançando", afirmou Fulcherberguer. O setor atento às tentativas da gigante rumo a uma atuação mais tecnológica. No ano, os papéis da empresa acumulam alta de 66% na Bolsa.

Leia Também

DE A PARA B

JBS sai, J&F entra: o xadrez financeiro dos irmãos Batista que pode ser um adeus à B3

PREPAREM O BOLSO

Dividendos e JCP: empresas anunciam mais de R$ 600 milhões aos acionistas; saiba quem paga e quando receber 

Para Guilherme Fowler, professor de empreendedorismo do Insper, a transação reduz o risco de inércia da Via Varejo no mundo digital. "A Distrito vai servir como intermediário qualificado, fazendo curadoria para a Via Varejo, olhando não só compras, mas também parcerias, fornecedores e exclusividades", diz.

Crescimento

O investimento da Via Varejo é o primeiro aporte externo recebido pela Distrito, fundada em 2014 e com trabalhos em diferentes áreas, como finanças, marketing e varejo. Com o dinheiro, a Distrito espera acelerar o seu plano de atender startups e empresas.

Antes da pandemia, as startups que participavam dos programas de aceleração da Distrito precisavam estar em uma das quatro sedes físicas - três em São Paulo e uma em Curitiba. Agora, o programa Distrito for Startups ocorre digitalmente com empresas de todo o Brasil. Com isso, a Distrito dobrou sua rede, saltando de 144 startups, em abril, para 300, hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da mesma forma, o time da Distrito deve crescer em breve - hoje, a empresa tem 88 pessoas e 30 vagas abertas. Mas a companhia projeta crescer mais: "Vamos contratar mais gente, buscando um comando mais sênior", disse Gustavo Gierun, cofundador da Distrito. O movimento já começou: na semana passada, a empresa anunciou David Laloum, ex-CEO da agência Young & Rubicam, como sócio.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
21 de setembro de 2026 - 11:04
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 21 de setembro de 2026 - 10:29
Escritório do BTG Pactual 19 de setembro de 2026 - 16:55
19 de setembro de 2026 - 15:47
pessoas vestindo ternos e roupas formais deixam a B3, bolsa de valores brasileira 19 de setembro de 2026 - 12:38
Logo do Itaú (ITUB4) 18 de setembro de 2026 - 18:34
Itaú (ITUB4) aluga 100% do Esther Towers, da EZ Tec (EZTC3). 18 de setembro de 2026 - 10:18
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 17 de setembro de 2026 - 18:34
Fachada loja Natura 17 de setembro de 2026 - 18:24
Gráfico de ações e sacolas de compras para representar empresas do varejo 17 de setembro de 2026 - 18:00
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar