Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
LUTO

Morre presidente da Samsung, aos 78 anos

Lee Kun-hee foi responsável por transformar a companhia em um dos maiores conglomerados do mundo

Imagem: Yonhap News

Morreu neste domingo (25), aos 78 anos, o presidente da Samsung, Lee Kun-hee. Ele estava hospitalizado desde maio de 2014, após ter sofrido um ataque cardíaco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lee é considerado o responsável por tornar a companhia em um dos maiores conglomerados do mundo. Ele assumiu o comando da Samsung em 1987, aos 45 anos, após a morte do pai, Lee Byung-chull, que fundou a companhia em 1938.

Até Lee Kun-hee assumir, a companhia atuava em áreas como refino de açúcar, têxteis, manufatura e eletrônicos simples, como rádios e micro ondas. Seus produtos eram considerados de baixa qualidade.

Durante mais de três décadas à frente da Samsung, ele a transformou em um dos maiores produtos de smartphones, chips de memória e televisores do mundo. A empresa também se enveredou por áreas como seguros a montanha-russa.

Com esta estratégia, a Samsung se tornou o maior chaebol da Coreia do Sul. Chaebol são conglomerados empresariais controlados por famílias que dominam a economia do país. Eles ajudaram na transformação da economia sul-coreana após a Segunda Guerra Mundial, mas também são acusados de terem relações obscuras com o governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele se tornou a pessoa mais rica da Coreia do Sul, de acordo com a revista Forbes, com um patrimônio de cerca de US$ 21 bilhões.

Leia Também

MUDANÇA DE VENTOS

O El Niño vem aí: Genial destaca quais empresas podem ganhar e quais empresas podem perder com o evento climático

DESCONTO NA BOLSA

Vale (VALE3) continua barata demais, diz JP Morgan; banco eleva preço-alvo para R$ 104

A vida Lee não foi sem algumas polêmicas. Ele foi condenado pela justiça da Coreia do Sul por duas vezes, em 1995 por subornar o presidente Roh Tae-woo e depois em 2008, por peculato e sonegação de impostos. No primeiro caso, ele afirmou que os pagamentos foram legais e no segundo ele alegou inocência.

Lee Kun-hee deixa esposa e três filhos.

* Com informações de agências internacionais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Torres de energia elétrica e logo da empresa Copel 22 de maio de 2026 - 10:33
Embraer (EMBJ3). 21 de maio de 2026 - 18:42
Bola de futebol fora de campo, Nubank 21 de maio de 2026 - 14:48
Logo da Petrobras diante de gráfico de ações. PETR4 Ibovespa Bolsa 21 de maio de 2026 - 14:03
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 21 de maio de 2026 - 12:30
Minerva 21 de maio de 2026 - 12:12
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 20 de maio de 2026 - 19:33
20 de maio de 2026 - 18:36
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia