🔴 JÁ SE IMAGINOU FAZENDO 35 OPERAÇÕES POR MÊS NA BOLSA, EM MÉDIA? CONHEÇA O QUICK TRADE – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Efeito coronavírus

Demanda doméstica por voos cai 32,9% em março com coronavírus; Gol é a mais afetada

No mês passado, houve o transporte de 4,9 milhões de passageiros pagos frente aos 7,7 milhões em igual período do ano anterior. Gol tem maior perda na procura

Avião da Gol
Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta quarta-feira (22) uma forte queda na demanda doméstica de voos relativa ao mês de março, o primeiro em que a emergência de saúde pública consequente do novo coronavírus se fez sentir no setor aéreo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o dado, houve uma retração de 32,9% na procura por voos domésticos em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram transportados, no mês passado, 4,9 milhões de passageiros pagos frente a 7,7 milhões de embarques registrados em março de 2019.

Como resultado, as três companhias aéreas indicaram queda de demanda em março deste ano comparado ao mesmo mês do ano passado. A Gol foi a que mais perdeu demanda, com retração de 27,1%, seguida pela Azul, com baixa de 21,3%, e Latam, de 19,5%, informou a Anac.

Entre as principais empresas aéreas, Latam ficou com 38,2%, Gol com 37,0%, e Azul, 24,8% da participação de mercado doméstico de transporte aéreo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, a oferta de voos no mercado doméstico (calculada com base em assentos quilômetros ofertados) também sofreu queda no período comparado, em redução de 24,6%.

Leia Também

AGORA VAI?

Oncoclínicas (ONCO3) avança em reestruturação e apresenta novo plano para renegociar R$ 5,7 bilhões em dívidas

MAIS UM RECORDE

Embraer (EMBJ3) tem novo recorde na carteira de pedidos, que totalizou US$ 35,7 bilhões no 3T26; veja os números

[captacao]

A taxa de ocupação dos assentos oferecidos nas aeronaves das principais empresas brasileiras, por sua vez, ficou em 72,1% em março, queda de 11% em relação aos 80,9% verificados no mesmo mês do ano passado.

Mercado internacional

No mercado internacional, Latam, Gol e Azul também viram sua demanda tombar em uma base anual. As quedas foram de 45,3%, 44,1% e 34,6%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Latam e Gol perderam participação no mercado de voos internacionais, ficando com 20,6% (-5,1%) e 3,7% (-2,9%), respectivamente, comparado a um ano atrás. A Azul aumentou sua participação em 13,6%, para 4,7%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 22 de outubro de 2026 - 18:07
22 de outubro de 2026 - 17:58
weg ação wege3 22 de outubro de 2026 - 17:18
Prédio da JBS (JBSS3) 22 de outubro de 2026 - 14:22
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 22 de outubro de 2026 - 13:03
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 21 de outubro de 2026 - 16:23
weg wege3 ações balanço 21 de outubro de 2026 - 14:19
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 21 de outubro de 2026 - 11:13
Fachada da unidade Vamos Seminovos, com estrutura moderna em vermelho e cinza, dedicada à venda de caminhões e máquinas usadas do Grupo Vamos, sob céu azul e dia ensolarado. 20 de outubro de 2026 - 18:45
Fachada do Banco Inter. 20 de outubro de 2026 - 16:25
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar