🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Estadão Conteúdo
Mais medidas

CNI quer nova linha de crédito para PMEs com 95% de recursos do Tesouro

Além disso, confederação pede adiamento de outros tributos federais, como o IRPJ e o IPI

Estadão Conteúdo
23 de abril de 2020
20:27 - atualizado às 20:28
Gigante brasileira encabeça revolução industrial 4.0 e está barata na bolsa.
Gigante brasileira encabeça revolução industrial 4.0 e está barata na bolsa. - Imagem: Shutterstock

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) propôs ao governo a criação de uma linha de financiamento emergencial para médias e pequenas empresas, com 95% dos recursos financiados pelo Tesouro Nacional, além do adiamento de outros tributos federais, como o IRPJ e o IPI.

As medidas fazem parte de um documento com 30 novas propostas que foi encaminhado pela confederação ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e para os presidentes da República, Jair Bolsonaro, entre outras autoridades.

É o segundo conjunto de sugestões encaminhado pela confederação para fazer frente à pandemia do coronavírus. O primeiro documento foi encaminhado em março com 39 ideias - 30 foram adotadas pelo governo, como a redução proporcional de jornada de trabalho e salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Propostas

O pedido é que seja criada uma sociedade de propósito específico com bancos privados e públicos com 5% e o Tesouro Nacional com o restante. No caso das medidas para o financiamento da folha de pagamentos, o governo assumiu 75% do risco.

De acordo com a CNI, a ideia é inspirada em programa do Federal Reserve, a autoridade monetária norte-americana. A linha de crédito para micro e pequenas empresas tenha um teto de taxa de juros, carência durante o período de calamidade e pública e prazo longo para pagamento. A CNI também pediu a ampliação de fundos garantidores do BNDES e do Banco do Brasil.

"O governo e o Banco Central tentaram aumentar a oferta de crédito público. No entanto, há um empoçamento da liquidez nos agentes financeiros e os recursos não estão chegando às empresas. O Tesouro e o BNDES poderiam assumir o risco devido à complexidade do momento que vivemos hoje", explica o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

As propostas englobam ainda medidas para tributação, infraestrutura, regulação e comércio exterior. Uma das medidas é permitir que o Banco Central financie as empresas com a compra de títulos privados no mercado primário. Já existe um projeto nesse sentido no Congresso Nacional.

A CNI também pede que o BNDES compre debêntures de empresas e que estenda a suspensão de pagamentos de empréstimos por mais tempo.

A confederação quer ainda a suspensão temporária da exigência de certidão negativa de débitos para se acessar os financiamentos públicos, que sejam adiados os pagamentos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e que todos os tributos federais sejam adiados por 90 dias (contribuições como a do PIS/Pasep já foram postergadas por 60 dias).

A CNI também sugere uma espécie de Refis, como parcelamento em, pelo menos, seis vezes, dos tributos adiados. A entidade quer ainda a facilitação de importações e exportações, com prorrogação de licenças por 90 dias e retirada de barreiras ao tráfego aéreo e ao trânsito de cargas.

Compartilhe

OTIMISMO TOTAL

‘É a confiança do mercado’: Bolsonaro defende Guedes em encontro de empresários

7 de dezembro de 2021 - 16:20

Em evento organizado pela CNI, Paulo Guedes e Jair Bolsonaro garantem que o PIB crescerá em 2022 apesar do mau humor do mercado

Sondagem Industrial

Pandemia ainda afeta oferta e custo de matérias-primas, afirma CNI

23 de julho de 2021 - 12:22

O problema é mencionado por 68,3% das indústrias pesquisadas. Em seguida, a elevada carga tributária (34,9%) e a taxa de câmbio (23,2%)

Mais flexível

Guedes sinaliza elevar isenção na taxação de lucros e dividendos

23 de julho de 2021 - 7:36

Durante evento promovido pela CNI e pela Febraban, ministro da Economia abriu a possibilidade de elevar o teto, previsto atualmente em R$ 20 mil

Retomada econômica

Previsão de alta do PIB em 2021 sobe de 3,00% para 4,90%, aponta CNI

2 de julho de 2021 - 10:59

Com a revisão, a estimativa da indústria se aproxima da expectativa do mercado que acredita, segundo boletim Focus, em um crescimento de 5,05%

Gargalos estruturais

Mais de 70% das indústrias têm dificuldades em obter insumo e matéria-prima

9 de abril de 2021 - 10:11

De acordo com a CNI, 65% das fábricas da indústria geral que usam matérias-primas importadas não conseguem tudo o que necessitam

impacto na indústria

Brasil deixou de exportar US$ 56,2 bi em dez anos para América do Sul

28 de março de 2021 - 14:20

Participação do país nas importações dos demais países sul-americanos caiu para 10,7% em 2019, segundo CNI

6º mês de alta

Atividade industrial volta a crescer em novembro, mas em ritmo menor, diz CNI

17 de dezembro de 2020 - 11:55

A CNI destaca que novembro costuma ser um mês de redução da atividade industrial e a comparação com outubro geralmente é negativa.

em meio à pandemia

Cerca de 60% da indústria trabalha com ociosidade, diz presidente da CNI

29 de junho de 2020 - 15:31

Segmentos como o de eletrodomésticos e o mobiliário têm enfrentado dificuldades

crise em foco

CNI: Indústria da construção teve nova queda em maio, mas menos intensa

23 de junho de 2020 - 12:13

De acordo com a pesquisa, os empresários continuam pessimistas, mas pouco a pouco vão aumentando a confiança

Crise chegou ao setor

Abril foi um dos piores da história para a indústria, revela CNI

9 de junho de 2020 - 12:01

Para a CNI, o resultado de abril é o retrato dos danos causados à indústria pela redução intensa e duradoura na demanda em virtude da crise causada pela pandemia do novo coronavírus

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar