Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-09-27T17:12:40-03:00
Estadão Conteúdo
Volta por cima

Confiança do consumidor retoma alta em setembro após duas quedas

Indicador medido pela Confederação Nacional da Indústria alcançou 47,3 pontos este mês, ante 47,0 em junho

27 de setembro de 2019
17:12
Comércio
Imagem: Fotos Públicas

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) no País retomou alta em setembro, interrompendo duas quedas seguidas, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador alcançou 47,3 pontos este mês, ante 47,0 em junho. Em abril deste ano, fora de 48,4 ante 49,8 em dezembro do ano passado.

O aumento de apenas 0,3 ponto em relação a junho "não representa mudança significativa", observa nota da CNI. No entanto, o indicador está dois pontos acima do registrado em setembro do ano passado e é superior à média histórica, de 46,1 pontos. Assim, acrescenta, o índice parou de se afastar da linha divisória de 50 pontos, o que mostraria maior falta de confiança do consumidor.

A maioria dos índices que compõem o INEC evoluiu positivamente entre junho e setembro. O índice de endividamento cedeu de 51 para 49,6 pontos. O indicador de situação financeira também apresenta comportamento "mais favorável", com o crescimento de 1,2 ponto.

Em contrapartida, o índice de expectativa de inflação conteve a melhora da confiança ao aumentar 1,8 ponto em setembro, alcançando 61,4 pontos. Conforme a CNI, trata-se do terceiro aumento consecutivo, que sugere preocupação crescente com a evolução dos preços.

  • Veja mais: Investidores comuns estão aprendendo como antecipar o movimento das ações com um dos maiores analistas técnicos do país. VAGAS LIMITADAS. Corra. Entre aqui.

Região e renda

O INEC só piorou na região sul, onde caiu pela terceira vez consecutiva e recuou de 49,3 pontos em junho para 47,8 pontos neste mês. No Norte/Centro-Oeste, o INEC aumentou de 47,7 pontos para 49,3 pontos. No Nordeste, o nível de confiança ficou praticamente estável ao crescer 0,1 ponto, enquanto no Sudeste aumentou 0,5 ponto.

Já a maior alta da confiança foi registrada na faixa de renda acima de cinco salários mínimos: 2,6 pontos. Na faixa de até um salário mínimo houve expansão de 0,7 ponto. "Esse grupo segue como o único, entre as diferentes faixas de renda, com confiança ainda abaixo da média histórica", cita a nota.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

queda livre

GPA (PCAR3) tem queda de 95,9% no lucro líquido no 2º trimestre

Resultado em parte reflete a forte base de comparação e piora da pandemia no período; lucro foi de R$ 4 milhões

seu dinheiro na sua noite

WEG: a favorita que levou mais uma vez a medalha de ouro

Nas competições esportivas, sempre há os favoritos ao pódio. Mas a verdade é que o esporte é uma caixinha de surpresas (ainda bem!), e nunca faltarão zebras ou imprevistos para tirar o ouro dos primeiros colocados dos rankings. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio já tivemos alguns desses episódios, como a eliminação da tenista Naomi Osaka […]

Tente outra vez

Após cancelar oferta em 2013, Vix Logística protocola novo pedido de IPO na CVM

A empresa busca recursos principalmente para turbinar a expansão de sua frota, atualmente com 20 mil veículos, e locais de atuação

FECHAMENTO DO DIA

Fed recicla discurso e não empolga, mas balanços dão gás para o Ibovespa subir mais de 1%; dólar vai a R$ 5,10

Enquanto o Fed embalava os mercados internacionais, por aqui foi a temporada de balanços que falou mais alto e levou o Ibovespa a uma alta de 1,31%

CRYPTO NEWS

Você já pensou em desistir do bitcoin?

Muitas vezes perguntamos sobre aquilo que já decidimos fazer e queremos apenas o aval dos que estão ao nosso redor

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies