🔴 [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Investidores amarrados e amordaçados

Sem poder operar em feriados, investidores ficam inertes às quedas sistêmicas: de certo, estamos definitivamente em bear market.

13 de junho de 2020
11:00 - atualizado às 14:28
Gangorra Ibovespa mercads touro urso bear bull
Imagem: Shutterstock

Na página 347 da edição da Inversa de meu livro Os mercadores da noite, há a seguinte narrativa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“[…] nenhum movimento especulativo foi tão intenso quanto o que ocorria na virada do segundo para o terceiro milênio. De uma maneira ou de outra, todos se envolviam com o gigantesco mercado eletrônico. Era possível negociar ações, opções de ações, obrigações dos países, junk bonds e títulos de dívida em qualquer quantidade, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite.”

Como o livro foi publicado pela primeira vez em novembro de 1996, sendo portanto o texto acima futurista, lamento informar que minha previsão não se materializou completamente.

Hoje, quinta-feira, 11 de junho de 2020, feriado de Corpus Christi, o índice industrial Dow Jones está sofrendo uma queda cavalar. Neste exato momento, 13:58, horário brasileiro, o Dow cai 1.509 pontos, equivalentes a 5,54%.

Para desalento dos investidores e especuladores que operam nos mercados de ações e de futuros de São Paulo, eles não podem fazer absolutamente nada. Com exceção daqueles habilitados e cadastrados para operar ETFs, que espelham o Ibovespa em Nova York, os demais estão simplesmente amarrados e amordaçados. Para estes, mesmo um stop defensivo está fora de questão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já era para termos aqui no Brasil um sistema através do qual a Bolsa não parasse nunca, sem necessidade de recorrer a Nova York. Isso impediria que os mercadores tupiniquins fossem pegos com as calças na mão.

Leia Também

Segundo o site da Bloomberg, “A liquidação se aprofunda em meio à crise pandêmica com seus reflexos econômicos”. Publicam isso como se fosse novidade.

Se o mercado estivesse subindo, escreveriam algo como: “A alta das Bolsas se deve às perspectivas de diminuição dos casos de coronavírus nos Estados Unidos e posterior recuperação econômica.”

Isso se chama profecia do passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade é que a Covid-19 e suas consequências sanitárias e econômicas, sem exagero, alteraram o rumo da História. Tipo: antes e depois, tal como o crash de 1929, o 11 de setembro e a crise do subprime.

Antes de 1987, as bolsas de valores brasileiras não eram muito influenciadas pelos mercados externos.

Claro que na Grande Depressão elas sofreram. Mas só depois que o preço do café despencou. Aliás, naquela época, a Bolsa do Café de Santos era mais importante que a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, então principal centro de negociações de ações no país.

Eu devo ter sido um dos primeiros a ganhar dinheiro na Bovespa (atual B3) na segunda-feira 19 de outubro de 1987, a Black Monday – logo irão mudar esse nome, por ser politicamente incorreto, mas é assim que a denominam desde que o crash ocorreu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, na sexta-feira, 16, a Bolsa de Valores de Nova York fechou com os gráficos diário, semanal e mensal rompendo linhas de suporte importantíssimas. Dava-se como certa a queda na segunda.

Como nesse dia, 19, o mercado já abriu com um obsceno downside breakway gap, não dava mais para se ganhar dinheiro vendido a descoberto em Nova York.

Só que São Paulo demorou alguns segundos a reagir. E foi nesse tempinho exíguo que consegui shortear o índice e lavar a égua, pois logo em seguida o mercado paulista acompanhou Nova York.

Outra ocasião em que as Bolsas internacionais despencaram, com as daqui fechadas, foi na Segunda-feira de Carnaval de 1993.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquele dia, foi noticiado pelas agências de notícias que o trader Nick Leeson, chefe da mesa de operações do Baring Brothers, banco mais antigo do mundo, em Singapura, havia quebrado a instituição, numa compra de Índice Nikkei futuro na Symex – Singapore International Monetary Exchange.

Para alavancar muito além de seus limites operacionais, Leeson se valeu da Conta Erro que, por ser constituída para lançamento de operações feitas por engano, obviamente não tinha limites.

O grande terremoto-tsunami que atingiu o Oceano Índico, matando 228 mil pessoas e arrasando cidades costeiras da Indonésia, Sri Lanka, Tailândia, Índia, Maldivas, Mianmar e Somália, ocorreu na manhã do domingo 26 de dezembro de 2004, em pleno feriadão de Natal.

Com todos os mercados fechados, ninguém teve chances de fazer stops em suas posições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retroagindo no tempo, o fuzilamento do casal Ceausescu (Nicolae e Elena), ele ditador da Romênia, ela parceira atuante, aconteceu no próprio dia de Natal de 1989.

A execução, um dos marcos do fim do comunismo internacional (Cuba e Coreia do Norte são exceções que confirmam a regra; a China é capitalista disfarçada), com certeza seria altista para os papéis de renda variável.

Já está na hora dos mercados não serem interrompidos nunca, como escrevi em Os mercadores da noite.

Estou terminando esta crônica às 17 horas de quinta-feira. O Dow Jones expandiu sua queda minutos antes do fechamento. Agora cai 7%, o maior tombo em 12 semanas. Enquanto isso, os touros brasileiros permanecem manietados e inoperantes em seus currais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Amanhã, ao entrarem na arena, terão de compensar as perdas de quinta-feira em Nova York.

Aqueles poucos que ainda tinham esperança de ver o mercado voltar às máximas do ano, alcançadas em janeiro, podem tirar o cavalo da chuva.

Definitivamente estamos em um bear market.

Aproveito para convidar você a participar de uma reorganização financeira de perder o fôlego com a Dara Chapman (especialista da Invesa). O link para inscrição é este (gratuito).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um grande abraço,

Ivan Sant'Anna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HORA DE COMPRAR?

Ibovespa acima dos 250 mil pontos em 2026: para o Safra é possível — e a eleição não é um grande problema

15 de dezembro de 2025 - 16:05

Na projeção mais otimista do banco, o Ibovespa pode superar os 250 mil pontos com aumento dos lucros das empresas, Selic caindo e cenário internacional ajudando. O cenário-base é de 198 mil pontos para o ano que vem

TIME LATAM

BTG escala time de ações da América Latina para fechar o ano: esquema 4-3-3 tem Brasil, Peru e México

15 de dezembro de 2025 - 14:18

O banco fez algumas alterações em sua estratégia para empresas da América Latina, abrindo espaço para Chile e Argentina, mas com ações ainda “no banco”

CHUVA DE PROVENTOS CONTINUA

As ações que devem ser as melhores pagadoras de dividendos de 2026, com retornos de até 15%

15 de dezembro de 2025 - 6:05

Bancos, seguradoras e elétricas lideram e uma empresa de shoppings será a grande revelação do próximo ano

LEVANTAMENTO

A torneira dos dividendos vai secar em 2026? Especialistas projetam tendências na bolsa diante de tributação

15 de dezembro de 2025 - 6:05

2025 caminha para ser ano recorde em matéria de proventos; em 2026 setores arroz com feijão ganham destaque

LEI MAGNITSKY

Bancos sobem na bolsa com o fim das sanções contra Alexandre de Moraes — Banco do Brasil (BBAS3) é o destaque

12 de dezembro de 2025 - 17:14

Quando a sanção foi anunciada, em agosto deste ano, os papéis dos bancos desabaram devido as incertezas em relação à aplicação da punição

GIGANTE NA ÁREA

TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora

12 de dezembro de 2025 - 11:31

Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões

VERSÃO TUPINIQUIM

BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)

11 de dezembro de 2025 - 19:21

O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic

COM EMOÇÃO

Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem

11 de dezembro de 2025 - 17:01

Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros

FIIS HOJE

JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje

11 de dezembro de 2025 - 14:31

Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas

O TEMPO ESTÁ ACABANDO

Concurso do IBGE 2025 tem 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379; veja cargos e como se inscrever

10 de dezembro de 2025 - 15:00

Prazo de inscrição termina nesta quinta (11). Processo seletivo do IBGE terá cargos de agente e supervisor, com salários, benefícios e prova presencial

DEVO, NÃO NEGO...

Heineken dá calote em fundo imobiliário, inadimplência pesa na receita, e cotas apanham na bolsa; confira os impactos para o cotista

10 de dezembro de 2025 - 12:01

A gestora do FII afirmou que já realizou diversas tratativas com a locatária para negociar os valores em aberto

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Investidor estrangeiro minimiza riscos de manutenção do governo atual e cenários negativos estão mal precificados, diz Luis Stuhlberger 

9 de dezembro de 2025 - 19:12

Na carta mensal do Fundo Verde, gestor afirmou que aumentou exposição às ações locais e está comprado em real

DINHEIRO NO BOLSO

Após imbróglio, RBVA11 devolve agências à Caixa — e cotistas vão sair ganhando nessa

9 de dezembro de 2025 - 14:31

Com o distrato, o fundo reduziu ainda mais sua exposição ao setor financeiro, que agora representa menos de 24% do portfólio total

MERCADOS HOJE

Efeito Flávio derruba a bolsa: Ibovespa perde mais de 2 mil pontos em minutos e dólar beira R$ 5,50 na máxima do dia

9 de dezembro de 2025 - 12:10

Especialistas indicam que esse pode ser o começo da real precificação do cenário eleitoral no mercado local, depois de sucessivos recordes do principal índice da bolsa brasileira

OPERAÇÃO MILIONÁRIA

FII REC Recebíveis (RECR11) mira R$ 60 milhões com venda de sete unidades de edifício em São Paulo

9 de dezembro de 2025 - 11:12

Apesar de não ter informado se a operação vai cair como um dinheiro extra no bolso dos cotistas, o RECR11 voltou a aumentar os dividendos em dezembro

SINAIS CONFUSOS

Ações de IA em alta, dólar em queda, ouro forte: o que esses movimentos revelam sobre o mercado dos EUA

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Segundo especialistas consultados pelo Seu Dinheiro, é preciso separar os investimentos em equities de outros ativos; entenda o que acontece no maior mercado do mundo

NOVOS HORIZONTES

TRX Real Estate (TRXF11) abocanha novos imóveis e avança para o setor de educação; confira os detalhes das operações

8 de dezembro de 2025 - 10:17

O FII fez sua primeira compra no segmento de educação ao adquirir uma unidade da Escola Eleva, na Barra da Tijuca (RJ)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O estouro da bolsa brasileira: gestor rebate tese de bolha na IA e vê tecnologia abrindo janela de oportunidade para o Brasil

8 de dezembro de 2025 - 6:31

Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, Daniel Popovich, gestor da Franklin Templeton, rebate os temores de bolha nas empresas de inteligência artificial e defende que a nova tecnologia se traduzirá em crescimento de resultados para as empresas e produtividade para as economias

PEQUENA E PODEROSA

Aura (AURA33): small cap que pode saltar 50% está no pódio das ações para investir em dezembro segundo 9 analistas

7 de dezembro de 2025 - 14:06

Aura Minerals (AURA33) pode quase dobrar a produção; oferece exposição ao ouro; paga dividendos trimestrais consistentes e negocia com forte desconto.

ILEGAIS

CVM suspende 6 empresas internacionais por irregularidades na oferta de investimentos a brasileiros; veja quais são

6 de dezembro de 2025 - 12:39

Os sites, todos em português, se apresentam como plataformas de negociação em mercados globais, com ativos como moedas estrangeiras, commodities, metais, índices, ETFs, ações, criptoativos e outros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar