🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A verdade por trás de quem está pagando pelo pacote de estímulo

Essa
crise não “aconteceu” simplesmente. Essa crise financeira estava se formando há mais de 100 anos, desde 1913, ano em que o banco central e o sistema tributário dos EUA foram criados…

2 de maio de 2020
5:50 - atualizado às 14:16
Imagem: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma lei no final do mês passado criando um histórico pacote de U$ 2 trilhões para ajudar a economia do país e os americanos durante esse período crítico de quarentena por conta do coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei é o maior pacote de socorro emergencial da história dos EUA.

Representa uma injeção financeira maciça numa economia em dificuldades, um socorro destinado a ajudar trabalhadores, pequenas empresas e indústrias que lutam para sobreviver.

Como aconteceu em outras crises econômicas, o mundo está de olho no banco central e no governo dos EUA esperando por soluções, mesmo que essas instituições estejam causando os problemas.

Essa crise não "aconteceu" simplesmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa crise financeira estava se formando há mais de 100 anos, desde 1913, ano em que o banco central e o sistema tributário dos EUA foram criados…

Leia Também

O Fed não é "federal"

Como já disse antes, o Federal Reserve, o banco central americano, não é federal e não é americano.

O Fed é de propriedade de algumas das famílias mais ricas do mundo.

O Federal Reserve é um cartel bancário, assim como a OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) é um cartel de petróleo. Poucas pessoas percebem que o Fed não tem reservas porque não tem dinheiro. Não é necessário um grande cofre para guardar dinheiro. O Federal Reserve Bank não é um banco  — essa ideia é tão ilusória quanto o nosso dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em termos muito simples, os bancos centrais do mundo só podem fazer duas coisas:

  1. Criar dinheiro do nada, exatamente como as regras do jogo Banco Imobiliário permitem — algo que eles estão fazendo hoje em trilhões.
  2. Emprestar dinheiro que eles não têm. Quando você pega dinheiro emprestado de um banco, ele não precisa ter esse dinheiro no cofre.

Algumas pessoas dizem que a criação do Fed foi inconstitucional. Elas acham que a sua criação prejudicou a economia mundial. Outras dizem que o Federal Reserve é a melhor coisa que já aconteceu. Afirmam que isso ajudou a gerar riqueza para o mundo como nunca antes...

Não adianta questionar os motivos dos fundadores do Federal Reserve.

A realidade é que hoje o Fed comanda o jogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em vez de perguntar o que o presidente Trump fará sobre a crise econômica, é melhor se perguntar: "O que eu vou fazer?" Em vez de perguntar se o pacote de estímulo de trilhões de dólares funcionará, é mais inteligente se perguntar: “De onde vêm esses trilhões de dólares? Estavam guardados no cofre de alguém?”

Algumas pessoas querem acabar com o Fed. Minha pergunta é: o que o substituirá? Quanto caos isso causaria? E quanto tempo isso levaria?

Em vez de criticar o Fed, você deve se perguntar: "Como posso minimizar os efeitos do Fed na minha situação financeira pessoal?"

Eu, particularmente, decidi estudar o jogo dos ricos e jogar de acordo com as minhas regras.

Em 1983, depois de ler o livro "Grunch of Giants", de Dr. Richard Buckminster Fuller, peguei o que havia aprendido com o meu pai rico e apliquei esse conhecimento para jogar o jogo dos ricos de maneira diferente. Se eu não tivesse começado a me preparar anos atrás para esta crise, eu também poderia ter me tornado mais um aposentado assistindo minha aposentadoria se dissolver e minha casa perder valor, sempre com medo de perder meu emprego a qualquer momento, assim como minha aposentadoria e meu plano de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, o pior de tudo, poderia ter me tornado dependente do governo via os sistemas públicos de previdência social e de saúde, assim como meu pai pobre.

Em vez de esperar que o presidente Trump salve o mundo, acredito que é mais sábio se tornar mais inteligente com seu dinheiro.

A inteligência financeira salvará a sua vida

No mundo de hoje, você pode ser um gênio acadêmico, mas ainda assim um imbecil financeiro.

Isso vai contra a sabedoria convencional, especialmente quando comparamos pessoas que têm cargos bem remunerados, como advogados ou médicos. Muitos assumem que esses profissionais são financeiramente e academicamente inteligentes, porque ganham muito dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, como vimos, ganhar muito dinheiro não significa que você é financeiramente inteligente, especialmente quando gasta e investe esse dinheiro de forma imprudentemente — ou entrega suas economias a pessoas que não se importam se você ganha ou perde dinheiro.

Lembre-se sempre que existe uma grande diferença entre segurança no emprego e segurança financeira. A verdadeira segurança financeira requer uma sólida educação financeira baseada nas realidades do mundo real do dinheiro.

É isso que eu procuro ensinar no meu programa chamado de Renda Passiva Semanal do Pai Rico, onde mostro como não depender nem da falsa segurança de um emprego e nem das esmolas do Governo.

Veja, não estou surpreso com nossa atual crise econômica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem educação financeira real, a maioria das pessoas não percebe que o Federal Reserve e o Departamento Tributário dos EUA estão relacionados. Ambos foram criados no mesmo ano, em 1913.

Sem uma verdadeira educação financeira, é compreensível que as pessoas acreditem em tributar os ricos como uma solução para seus problemas financeiros pessoais.

Como a falta de uma verdadeira educação financeira é o verdadeiro problema, logo, a verdadeira educação financeira também é a solução.

Só você pode se salvar

Minha preocupação é que muitas pessoas estejam contando com o presidente Trump para salvá-las. Embora ele seja um grande homem, ele não é o Super-Homem. Duvido que possa salvar alguém, a menos que ele esteja disposto primeiro a se salvar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Donald Trump e eu concordamos  porque não acreditamos em entregar o peixe as pessoas, como Bernie Sanders e muitos outros acreditam. Donald Trump e eu acreditamos em ensinar as pessoas a pescar. Meu primeiro livro, "Pai Rico, Pai Pobre", foi escrito há 20 anos, em 1997, para ensinar as pessoas a pescar.

É hora de ensinar as pessoas a pescar e dar a elas o poder de resolver seus próprios problemas financeiros. A educação financeira tem o poder de mudar o mundo. Acredito que o primeiro país que adotar um programa abrangente de educação financeira para todos os estudantes, ricos ou pobres, emergirá como uma potência mundial financeira.

O maior erro na educação financeira hoje é que as escolas convidam gerentes de bancos e planejadores financeiros — acadêmicos — para ensinar as crianças sobre dinheiro. Como podemos esperar que a crise financeira termine quando os funcionários das próprias instituições que causaram essa crise são quem ensinam os nossos filhos? Isso não é educação financeira. Isso é exploração financeira.

Se educássemos as pessoas para ver o mundo através do prisma dos lados D e I do quadrante do fluxo de caixa, de Dono e Investidor, o mundo delas mudaria para sempre. As pessoas descobririam um mundo totalmente novo de abundância e oportunidade financeira.

Recentemente, conheci um senhor que passou grande parte da sua vida no quadrante E, de Empregado, como motorista de caminhão. Ele trabalhou longas horas por um salário decente, mas nunca se sentiu financeiramente seguro. Quando os tempos ficaram difíceis com o aumento dos preços dos combustíveis, a empresa em que trabalhava teve que fazer cortes e ele foi demitido. Nesse momento, ele assumiu um compromisso com a sua educação financeira e com o seu QI financeiro. No fim, ele comprou um negócio de franquia no setor de caminhões, uma área que ele já conhecia muito bem, e se tornou um empreendedor. Hoje, ele é financeiramente livre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto conversávamos, ele me disse que, antes de se tornar empresário, via o mundo como um lugar de possibilidades limitadas, onde se sentia preso pelas longas horas de trabalho, pelo baixo salário, os altos impostos e as despesas crescentes. Custos como os de alimentação, gasolina e com saúde o limitavam. Hoje, ele vê um mundo de infinitas possibilidades.

Ele poderia facilmente ter solicitado o seguro-desemprego, mas, em vez disso, foi atrás de ampliar sua inteligência financeira.

Para mim, este é um exemplo perfeito da minha crença de que dar dinheiro às pessoas não resolverá seus problemas. Acredito que é hora de parar de dar o peixe às pessoas. É hora de ensinar as pessoas a pescar e de dar a elas o poder de resolver seus próprios problemas financeiros.

Jogue com Inteligência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abraço

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

DÉCIMO ANDAR

Alinhamento dos astros: um janeiro histórico para investidores locais. Ainda existem oportunidades na mesa para os FIIs?

1 de fevereiro de 2026 - 8:00

Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país

31 de janeiro de 2026 - 9:01

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja como escolher ações para surfar na onda do Ibovespa, e o que mais afeta os mercados hoje

30 de janeiro de 2026 - 8:54

Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros

SEXTOU COM O RUY

Próxima parada: Brasil. Por que o fluxo de dinheiro gringo pode fazer o Ibovespa subir ainda mais este ano

30 de janeiro de 2026 - 7:11

O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mudança de FIIs para fiagros que pode impulsionar dividendos, a reação aos juros e o que mais você precisa saber hoje

29 de janeiro de 2026 - 8:38

Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Prepare-se para um corte da Selic ainda hoje

28 de janeiro de 2026 - 15:03

Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

BC não tem pressa, bolsa dispara e dólar afunda: veja o que move os mercados hoje

28 de janeiro de 2026 - 8:32

Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem que pode frear o foguete do Ibovespa, mais tarifas de Trump e o que mais os investidores precisam saber hoje

27 de janeiro de 2026 - 8:23

A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta sob os holofotes: juros parados, expectativas em movimento

27 de janeiro de 2026 - 7:08

A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos na tabela periódica, tensões geopolíticas e tarifas contra o Canadá: veja o que move os mercados hoje

26 de janeiro de 2026 - 8:28

Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O corre de R$ 1 bilhão: entre a rua e a academia premium, como a imensa popularidade das corridas impacta você

24 de janeiro de 2026 - 9:02

Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O melhor destino para investir, os recordes da bolsa e o que mais você precisa saber hoje

23 de janeiro de 2026 - 8:24

Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo

PARECE QUE O JOGO VIROU

Onde não investir em 2026 — e um plano B se tudo der errado

23 de janeiro de 2026 - 6:45

Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha da renda fixa, o recorde da bolsa, e o que mais move os mercados hoje

22 de janeiro de 2026 - 8:30

A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Menos cabeças, mais PIB para a China?

21 de janeiro de 2026 - 20:13

No ritmo atual de nascimentos por ano, a população chinesa pode cair para 600 milhões em 2100 — menos da metade do número atual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja onde investir em 2026, o que esperar das reuniões em Davos e o que mais afeta as bolsas hoje

21 de janeiro de 2026 - 8:28

Evento do Seu Dinheiro tem evento com o caminho das pedras sobre como investir neste ano; confira ao vivo a partir das 10h

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha pelas compras do Brasil, a disputa pela Groenlândia e o que mais move os mercados hoje

20 de janeiro de 2026 - 8:34

Mercado Livre e Shopee já brigam há tempos por território no comércio eletrônico brasileiro, mas o cenário reserva uma surpresa; veja o que você precisa saber hoje para investir melhor

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar