Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

FIIs do mês

Os melhores fundos imobiliários para investir em fevereiro, segundo 6 corretoras

A partir de fevereiro, passamos a publicar, mensalmente, os fundos imobiliários preferidos das corretoras, que selecionaram os melhores FII das suas carteiras recomendadas exclusivamente para os leitores Premium do Seu Dinheiro.

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
9 de fevereiro de 2020
5:40 - atualizado às 15:57
Selo de melhores fundos imobiliários do mês
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A partir deste mês de fevereiro, o Seu Dinheiro passa a publicar, mensalmente, os três fundos imobiliários preferidos das corretoras que divulgam carteiras recomendadas mensais desse tipo de ativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As carteiras das corretoras geralmente são compostas de cinco a dez fundos, mas pedimos para os analistas do segmento recomendarem os seus três preferidos exclusivamente para o Seu Dinheiro. Em razão disso, estamos oferecendo esta reportagem como conteúdo especial para os nossos leitores Premium, como você.

Em fevereiro, seis das corretoras com as quais entrei em contato toparam participar do nosso projeto: a Ativa Investimentos, o Banco Inter, a Guide Investimentos, a Mirae, a Necton e a Terra Investimentos.

O queridinho continua

O fundo de investimento imobiliário (FII) mais indicado de fevereiro foi o mesmo de janeiro, quando eu apenas fiz um apanhado geral das carteiras recomendadas completas de quatro corretoras: o CSHG Real Estate (HGRE11), um dos preferidos de três corretoras.

Outros três fundos tiveram duas indicações cada um: o Hedge Top FOFII 3 (HFOF11), o Vinci Shopping Centers (VISC11) e o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Janeiro foi mês de realização de lucros

Os ativos de risco sofreram em janeiro, mês em que as tensões entre Estados Unidos e Irã e o surgimento de um novo tipo de coronavírus na China cobraram o seu preço dos mercados.

Leia Também

Também houve uma certa decepção no mercado local em relação a alguns dados econômicos brasileiros, que acenderam uma luz amarela em relação às perspectivas de recuperação da nossa economia.

Dos investimentos que acompanhamos aqui no Seu Dinheiro, os fundos imobiliários foram os que mais sofreram. O IFIX, índice desse mercado, caiu 3,76% em janeiro, primeira queda mensal em 17 meses.

Em relação aos FII, especificamente, havia ainda outro fator: espaço para realização de lucros, uma vez que esses ativos passaram por um tremendo rali em dezembro. Com todo o pessimismo do mercado no mês, janeiro foi o momento escolhido pelos investidores para embolsar os ganhos obtidos até então.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os analistas das corretoras, entretanto, permanecem otimistas com o mercado de FII, que deve ser impulsionado pela recuperação econômica e é beneficiado pela Selic na mínima histórica.

Há expectativa em torno de novos lançamentos, abertura de novos FII na bolsa e redução na vacância dos fundos que investem em lajes corporativas, além de aumento nos preços dos aluguéis.

Os rendimentos distribuídos pelos fundos, isentos de IR para a pessoa física, ainda se mostram atrativos frente à taxa básica de juros, que acaba de ser cortada em mais 0,25 ponto percentual, caindo para 4,25% ao ano.

CSHG Real Estate (HGRE11)

O fundo mais indicado do mês passado, o CSHG Real Estate (HGRE11), viu recuo de 0,84% no período, mas continua no topo das indicações. Ele figurou entre os prediletos de três corretoras: Ativa, Mirae e Terra Investimentos. Ele também aparece na carteira recomendada geral do Banco Inter, embora não no seu top 3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a Guide, que recomendou este fundo no mês passado, optou por retirá-lo da carteira em fevereiro, por entender que ele já atingiu seu preço-alvo e que é hora de os investidores que apostaram nele realizarem o lucro. Nos 12 meses terminados em 31 de janeiro, o HGRE11 valorizou cerca de 40%.

O CSHG Real Estate é um fundo de lajes corporativas focado na compra de imóveis para venda ou geração de renda com aluguéis. Tem mais de 20 imóveis na carteira, alugados para mais de 60 locatários, a maioria localizada na cidade de São Paulo. Há também imóveis nas cidades do Rio de Janeiro, Barueri (SP) e Porto Alegre.

O Banco Inter destaca que o fundo continua renovando a carteira, tendo realizado um novo investimento, a compra da Torre Martiniano. Embora a recente aquisição tenha elevado a vacância do fundo para 20%, a demanda aquecida na região central da capital paulista deve levar o fundo a fechar novos contratos em breve, acredita a analista Rafaela Vitória.

Já a Ativa destacou, na sua carteira recomendada de FII deste mês, justamente o segmento de lajes corporativas em São Paulo, que viu uma forte queda na vacância e aumento no preço dos aluguéis no final do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a carteira assinada pelo analista Ilan Arbetman, os fundos imobiliários de lajes corporativas localizadas nas regiões de mais alto padrão de São Paulo vão se beneficiar do poder de negociação pendendo para o lado dos proprietários nas revisionais de contratos e novas locações, dada a demanda aquecida. “Especialistas de mercado preveem aumento entre 10% a 30% nos aluguéis cobrados na área”, diz.

A Ativa destaca, ainda, que o HGRE11, especificamente, tem uma carteira diversificada de imóveis de alto padrão e boa localização, com diversificação também de inquilinos - nenhum dos locatários representa mais do que 15% da receita total do fundo.

Vinci Shopping Centers (VISC11)

O fundo Vinci Shopping Centers (VISC11) apareceu nos top 3 da Mirae e do Banco Inter. No mês passado, o fundo teve uma queda de 2,13%.

O VISC11 é um fundo com mais de 100 mil cotistas que investe em shopping centers em diversas regiões do Brasil. Atualmente são 13 shoppings, localizados em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Curitiba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fundo acabou de concluir aquisição de participação no Shopping ABC em Santo André, na Grande São Paulo. O Banco Inter diz esperar um retorno de 5,5% ao ano com a distribuição de aluguéis pelo fundo, mas acredita que as futuras aquisições podem trazer um potencial de retorno ainda maior.

Hedge Top FOFII 3 (HFOF11)

O Hedge Top FOFII 3 (HFOF11) apareceu nos top 3 de Necton e Ativa. Ele também aparece na carteira geral do Banco Inter, embora não esteja na sua lista de destaques. Em janeiro, o fundo teve queda de 3,40%.

Trata-se de um fundo de fundos imobiliários, que investe tanto em FII listados em bolsa quanto fundos de oferta restrita, que não estão disponíveis para o investidor pessoa física. O HFOF11 investe 35% do patrimônio em fundos de lajes corporativas; 19% em fundos de shoppings e 17% em fundos de títulos de renda fixa ligados ao mercado imobiliário, como CRI e LCI.

As principais posições individuais do Hedge Top FOFII 3 são Hedge Logística (HLOG11), cm 9,8% da carteira; TB Office (TBOF11), com 9,7% da carteira; Green Towers (GTWR11), com 9,2% da carteira; e Hedge Brasil Shopping (HGBS11), com 7% da carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o relatório da Necton, assinado pelo analista-chefe Glauco Legat, o HFOF11 deve apresentar distribuições de dividendos mais elevados nos próximos meses com a conclusão da aquisição do TBOF11 pelo Safra, o que deve gerar um bom ganho de capital pelo fundo.

“Acreditamos que o fundo esteja bem posicionado para capturar a melhora dos fundos de lajes corporativas e shoppings, e deve manter boa distribuição de dividendos por conta de ganhos de capital das posições do fundo”, diz Legat.

A Ativa destaca, ainda, a boa diversificação do fundo, não só de ativos, como também de estratégias (geração de renda e ganho de capital pela valorização dos ativos).

BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11)

Outro fundo de fundos, o BCFF11 aparece nos top 3 de Mirae e Terra Investimentos. Apesar de não estar entre os destaques, também figura na carteira da Guide. No mês passado, o FII teve queda de 7,66%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os FII com maior participação na carteira são o BTG Pactual Shoppings (BPML11), com 9,3% de participação na carteira; BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCR11), com 8,4% da carteira; e BTG Pactual Fundo de CRI (FEXC11), com 6,6% de participação na carteira.

Nem a Mirae, nem a Terra fizeram comentários específicos sobre o fundo, mas a Terra lembra que o fundo está em processo de emissão primária de cotas, que permite aos investidores comprar cotas diretamente do fundo, em vez de adquiri-las em mercado secundário na bolsa.

Quem já era cotista do fundo tem direito de preferência, que pode ser exercido até 12 de fevereiro. O prazo de subscrição das sobras e do montante adicional vai de 14 a 18 de fevereiro.

Carteiras recomendadas completas das corretoras

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NÃO É QUALIDADE

Fleury (FLRY3): os dois motivos que fizeram o BTG a desistir da recomendação de compra — e quem é a queridinha do setor

17 de abril de 2026 - 18:18

Embora o banco veja bons resultados para a companhia, há outras duas ações do setor de saúde que são as preferidas para investir

OPERAÇÃO BILIONÁRIA

O mercado parou para ler: carta de Bill Ackman detalha a estratégia por trás do IPO duplo da Pershing Square

17 de abril de 2026 - 17:31

Conhecido como “discípulo de Warren Buffet”, ele reforça que o modelo da Pershing Square se baseia em investir no longo prazo em poucas empresas de alta qualidade, com forte geração de caixa e vantagens competitivas duráveis

MERCADOS

Petrobras (PETR4) no olho do furacão: a trégua que virou pesadelo para as petroleiras, drenou o Ibovespa e fez o dólar flertar com os R$ 5,00 

17 de abril de 2026 - 12:54

O cessar-fogo no Líbano e a abertura do Estreito de Ormuz pelo Irã derrubaram o petróleo, que já chegou a cair 14% nesta sexta-feira (17), e mexeu com as bolsas aqui e lá fora

ENCHEU O CARRINHO

Vai cair na conta? FII da XP compra 6 galpões logísticos por R$ 919 milhões; veja como ficam os dividendos

17 de abril de 2026 - 11:22

Com as aquisições, o XPLG11 passa a ter um patrimônio líquido de aproximadamente R$ 5,4 bilhões, distribuído em 31 empreendimentos

EXPANSÃO DO PORTFÓLIO

Patria Malls (PMLL11) abocanha fatias de 5 shoppings enquanto tenta destravar fusão com outro FII; entenda o que está em jogo

17 de abril de 2026 - 10:55

O fundo imobiliário está a caminho de aumentar ainda mais o portfólio. A gestora vem tentando aprovar a fusão do PML11 com o RBR Malls FII

FIIS HOJE

BTG Pactual Logística (BTLG11) aumenta dividendos em maior nível em 15 meses; confira quando o dinheiro cai na conta dos cotistas

16 de abril de 2026 - 14:41

O novo rendimento tem como referência os resultados apurados pelo fundo em março, que ainda não foram divulgados

UMA NOVA MARCA PARA A B3

Bolsa ‘quebra a banca’ com R$ 120 bilhões e bate recorde em cinco anos — e uma ação rouba a cena

16 de abril de 2026 - 12:44

O vencimento de Opções sobre o Ibovespa movimentou R$ 81 bilhões, funcionando como o grande motor que empurrou a bolsa para o um novo topo operacional

SD ENTREVISTA

Dólar a R$ 4,90? Os dois motivos que explicam a queda da moeda — e por que isso não deve durar, segundo gestor especialista em câmbio

16 de abril de 2026 - 6:30

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Alfredo Menezes, CEO e CIO da Armor Capital, detalhou os motivos por trás da forte desvalorização do dólar e por que esse movimento pode estar perto do fim

NOVO TETO?

Ibovespa acima dos 220 mil pontos? O que dizem gestores com US$ 72 bilhões sob gestão

15 de abril de 2026 - 19:10

Gestores entrevistados pelo BofA seguem confiantes com a bolsa brasileira, porém alertam para riscos com petróleo e juros nos EUA

LUCROS COM ESG

Figurinha carimbada: B3 (B3SA3) é a favorita das carteiras recomendadas de ESG (de novo) – o que chama a atenção na ‘dona da bolsa’?

15 de abril de 2026 - 15:02

Para os analistas, a B3 tem buscado a liderança na agenda de sustentabilidade; a ação divide o pódio de recomendações com uma varejista que pode valorizar até 44%

MOVIMENTAÇÃO

MBRF (MBRF3) tomba quase 10% na bolsa após venda de ações em bloco por fundo árabe; entenda

15 de abril de 2026 - 14:48

No começo da semana, a companhia anunciou a ampliação de seu acordo de fornecimento de carne com a subsidiária do fundo soberano da Arábia Saudita, além de avanços nas aprovações para um possível IPO da Sadia Halal

DOS FIIS AOS ETFS

O gringo também gosta de FIIs: fluxo estrangeiro chega aos fundos imobiliários, e isso é bom para os cotistas; saiba quais ativos estão na mira

15 de abril de 2026 - 6:03

Volume estrangeiro nos primeiros dois meses do ano cresceu 60% em relação a 2025; só em fevereiro, gringos representaram 24% do volume negociado de fundos imobiliários

MERCADOS HOJE

200 mil pontos logo ali: Ibovespa se aproxima de novo recorde, mas Petrobras (PETR4) joga contra

14 de abril de 2026 - 16:01

Bolsa brasileira segue o bom humor global com o alívio das tensões no Oriente Médio, mas queda do preço do petróleo derruba as ações de empresas do setor; dólar também recua

NOVO PREÇO-ALVO

Não tem mais potencial? BofA e Safra rebaixam recomendação de Usiminas (USIM5) e ação recua até 3%; confira o que dizem os analistas

13 de abril de 2026 - 18:42

Apesar de preço mais alto para o aço, o valuation da empresa não é mais tão atraente, e potenciais para a empresa já estão precificados, dizem os bancos

GANHOS PARA O BOLSO

Dividendos de 12%: BTG reforça compra para Allos (ALOS3) após acordo com a Kinea

13 de abril de 2026 - 18:10

O novo fundo imobiliário comprará participações em sete shoppings de propriedade da Allos, com valor de portfólio entre R$ 790 milhões e R$ 1,97 bilhão, e pode destravar valor para os acionistas

FIIS HOJE

Este FII vende imóvel alugado à Caixa Econômica e coloca R$ 3,6 milhões no bolso do cotista; saiba qual e entenda a operação

13 de abril de 2026 - 17:32

Com a transação, o fundo passa a ter uma exposição de 21% do seu portfólio ao setor bancário, o que melhora a relação risco e retorno da carteira

RETORNO TURBINADO

Petrobras (PETR4) dobrou o capital do acionista em 5 anos — mas quadruplicou o dinheiro de quem reinvestiu os dividendos

13 de abril de 2026 - 16:39

Retorno foi de 101,5% de abril de 2021 até agora, mas para quem reinvestiu os dividendos, ganho foi mais de três vezes maior, beirando os 350%

CÂMBIO E BOLSA

Dólar ladeira abaixo: moeda fecha a R$ 4,99 pela 1ª vez em dois anos; Ibovespa supera inéditos 198 mil pontos

13 de abril de 2026 - 15:50

Depois do fracasso das negociações entre EUA e Irã no final de semana, investidores encontraram um respiro nas declarações de Trump sobre a guerra

RENDA PASSIVA

FII, FI-Infra e Fiagros: onde investir para garantir dividendos mensais, com isenção de imposto de renda, segundo o BTG

13 de abril de 2026 - 11:54

Carteira recomendada do banco conta com 17 fundos e exposição aos principais setores da economia: infraestrutura, imobiliário e agronegócio

SOB NOVA PRESSÃO

Petróleo sobe, dólar avança, e Petrobras (PETR4) pega carona após Trump ameaçar Estreito de Ormuz; veja como os mercados reagem

13 de abril de 2026 - 10:45

A operação abrange todos os portos do país no Golfo Arábico e no Golfo de Omã, e será aplicada a embarcações de qualquer nacionalidade

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia