Menu
2019-06-21T11:15:00-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Ações sob pressão

Smiles volta a cair na bolsa depois do anúncio de que a Gol quer reajustar preços das passagens

Após fracasso do acordo para incorporação do programa de fidelidade, clientes do Smiles terão de usar mais pontos para trocar por passagens aéreas da Gol se reajuste for aprovado

21 de junho de 2019
11:15
Avião da Gol pintado com o logo do Smiles
Avião da Gol pintado com o logo do Smiles - Imagem: Divulgação

A vida não está nada fácil para o Smiles, o programa de fidelidade da Gol. A empresa anunciou que a companhia aérea pretende reajustar extraordinariamente os preços dentro do contrato firmado com o programa de milhagem para a compra de passagens.

Isso significa que os clientes do Smiles terão de usar mais pontos para trocar por passagens aéreas da Gol. Lembrando que a compra dos bilhetes em condições favoráveis é justamente um dos grandes trunfos do programa de fidelidade, que tem ações listadas na B3. O reajuste ainda precisa ser aprovado por um comitê independente e pelo conselho de administração do Smiles.

Não por acaso, o anúncio coloca mais pressão sobre as ações (SMLE3), que eram negociadas em queda de 3,30% por volta das 10h50 de hoje. No mesmo horário, os papéis da Gol (GOLL4) recuavam 1,10%. Confira também nossa cobertura completa de mercados.

As ações do Smiles já haviam fechado em forte queda na quarta-feira, depois que as negociações com a Gol para a (re)incorporação da empresa fracassaram. A empresa aérea também informou que não pretende renovar o contrato que estabelece as condições para a compra de passagens.

A Gol detém 52,6% do capital do Smiles e anunciou no ano passado a intenção de fechar o capital da empresa. Mas em vez de pagar os minoritários em dinheiro, como a Latam fez com a Multiplus, ofereceu suas próprias ações em troca, em uma reorganização societária.

O problema é que a Gol acabou não chegando a um acordo com o comitê independente criado para avaliar as condições oferecidas pela empresa.

A aposta do mercado agora é que a companhia aérea voltará à carga para tentar incorporar o Smiles. E provavelmente em condições desfavoráveis aos minoritários do programa de fidelidade.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

estagnação

Ideia de que investimento público pode ser substituído é engano, diz ex-ministro da Fazenda

Bresser-Pereira disse que o Brasil vive há 40 anos uma situação de semiestagnação econômica por causa de uma redução do investimento público,

Crypto News

“O bitcoin está vencendo a revolução monetária da Covid-19”

Apesar de ter estudado a História de várias nações no ensino médio, não entendia nada de como as economias se comportavam com o passar do tempo.

em queda

Juros fecham em forte queda com notícia de que Bolsonaro desistiu de criar programa social em 2020

Alívio foi maior nas taxas futuras de longo prazo, que acompanham mais o risco fiscal. Agentes repercutem perspectivas de que governo deverá retomar o Bolsa Família em 2021. Produção industrial abaixo da esperada e perspectiva de privatizações ano que vem também embalam recuo

OTIMISMO

BofA projeta Ibovespa em 130 mil pontos em 2021 e diz que está sendo conservador

Banco acredita em pontuação maior, mas isso dependerá da situação fiscal estar ajustada, diz chefe de economia para Brasil

PODCAST TELA AZUL

Você controla seus investimentos numa planilha? Então veja isto

Essa semana, nós recebemos o Eduardo e o Gabriel, fundadores do Real Valor, o melhor aplicativo disponível para fazer a gestão dos seus investimentos pessoais.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies