A reforma da Previdência acaba de dar mais um passo importante. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou há pouco o deputado Marcelo Ramos (PR-AM) será o presidente da Comissão Especial da reforma.
Na mesma ocasião, Maia anunciou que a relatoria ficará com o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). "Espero que o relator consiga construir um sistema que ele tenha subrelatores, porque a demanda para ajudar é muito grande. E uma votação dessas é uma construção coletiva", disse Maia.
A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP) disse, ao chegar para reunião na residência de Maia, que espera que o relator da reforma acolha sugestões de líderes, mas "sem distorcer demais o texto" a ponto de ameaçar a economia fiscal de R$ 1 trilhão em dez anos.
A comissão que vai analisar o mérito da proposta do governo de reforma da Previdência (PEC 6/19) será instalada nesta manhã.
O texto foi aprovado na última terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O colegiado analisou apenas a admissibilidade da proposta. O mérito das mudanças sugeridas pelo governo Bolsonaro serão discutidas agora na comissão especial.
A Comissão Especial da Reforma da Previdência terá 49 titulares e igual número de suplentes.
*Com informações da Câmara dos Deputados e Estadão Conteúdo