Menu
2019-11-22T20:08:16-03:00
Estadão Conteúdo
Crescimento modesto

PMIs da zona do euro apontam PIB fraco no 4º trimestre, diz Oxford Economics

“Além disso, o crescimento moderado do emprego, no menor nível em cinco anos, confirma que o mercado de trabalho continua a se enfraquecer, como consequência da desaceleração na atividade econômica vista no ano passado”, acrescenta a instituição

22 de novembro de 2019
20:08
Zona do Euro - Euro, União Europeia
Imagem: shutterstock

A Oxford Economics avalia que os índices de gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês) da zona do euro divulgados hoje reafirmam sua projeção de um crescimento "modesto" da economia do bloco para o quarto trimestre de 2019. Em relatório divulgado hoje, a consultoria britânica revisou para baixo sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no último trimestre do ano, de 0,2% para 0,1%.

O PMI composto da zona do euro, que inclui indústria e serviços, caiu de 50,6 em outubro para 50,3 em novembro, segundo dados preliminares da IHS Markit. A Oxford Economics aponta que o PMI industrial teve uma "recuperação marginal", ao subir de 45,9 no mês passado para 46,6 neste mês, mas destaca que o setor de serviços "se deteriorou", com o indicador recuando de 52,2 em outubro para 51,5 em novembro. "A economia da zona do euro permaneceu próxima da estagnação em novembro", diz o relatório.

"Além disso, o crescimento moderado do emprego, no menor nível em cinco anos, confirma que o mercado de trabalho continua a se enfraquecer, como consequência da desaceleração na atividade econômica vista no ano passado", acrescenta a Oxford Economics.

Sobre a Alemanha, a consultoria afirma que o resultado do PIB do terceiro trimestre, que avançou 0,1%, confirmou "a força da demanda interna", apoiada por um mercado de trabalho "forte". A Oxford Economics pondera, no entanto, que os dados dos PMIs alemães permanecem "contraditórios", apesar de o composto ter avançado de 48,9 em outubro para 49,2 em novembro, o maior nível em três meses.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Quase 2 mil mortos

Covid-19: Brasil tem segundo dia com mais mortes confirmadas

O Brasil também registrou hoje o recorde de mortes por semana. O número foi divulgado pelo Ministério da Saúde no mais novo boletim epidemiológico sobre a pandemia do novo coronavírus.

pandemia em pauta

Guedes: Por ‘infelicidade’, Bolsonaro não deixou claro problema da saúde

Guedes defendeu a imunização contra a covid-19 para evitar nova queda economia, diante da “tragédia que voltou a nos atingir” ao falar sobre o agravamento da pandemia.

O melhor do seu dinheiro

Stuhlberger blindado no dólar

Com alta de quase 10% em 2021, o dólar tem sido, até agora, um dos melhores investimentos do ano. Pode até parecer estranho, tendo em vista a quantidade de estímulos fiscais e monetários nos Estados Unidos. Mas parte dessa valorização não vem exatamente do fortalecimento da moeda americana, mas do enfraquecimento do real. É no […]

FECHAMENTO DA SEMANA

Ufa! Ibovespa avança quase 5% em semana de alta volatilidade, mas dólar vai a R$ 5,68

A PEC emergencial e a disparada dos títulos públicos norte-americanos monopolizaram o noticiário, pressionando o câmbio e a bolsa

Regime especial

STF forma maioria para manter sigilo das informações do programa de repatriação

A análise tem origem em uma ação proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2017.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies