Menu
2019-11-08T16:36:37-03:00
Estadão Conteúdo
Setor de petróleo e gás

Projeto de lei do conteúdo local é enorme retrocesso, diz presidente da Petrobras

Projeto de lei tem como objetivo reestruturar as regras de conteúdo local do setor de petróleo e gás

8 de novembro de 2019
16:36
Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras
Imagem: Will Shutter/Câmara dos Deputados

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, criticou nesta sexta-feira, 8, o Projeto de Lei (PL) PL 7401/2017, que tramita na Câmara dos Deputados com o objetivo de reestruturar as regras de conteúdo local do setor de petróleo e gás. "Espero que essa iniciativa, que quer nos fazer de idiotas, liderada por campeões do atraso, seja derrotada", afirmou Castello Branco, referindo-se ao PL, em seminário Reavaliação do Risco Brasil, organizado pelo Centro de Economia Mundial (CEM) da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio.

Castello Branco dedicou grande parte de sua palestra a criticar as regras de conteúdo local. Segundo ele, a forma como as regras foram aplicadas no Brasil não surtiram o efeito de desenvolver a indústria local, especialmente porque, disse o executivo, não têm critérios técnicos, nem prazo de vigência nem exigências de contrapartidas.

Para Castello Branco, os defensores do conteúdo local são setores da indústria que atuam como "inimigos do capitalismo", em nome de protecionismo e em detrimento de aumentos de competitividade. Segundo o executivo, no embate entre liberais e "industrialistas", os segundos venceram na formulação das políticas, mas ainda é possível mudar, replicando a experiência de países que se desenvolveram com a exploração de commodities, como Noruega e Austrália.

"O Décio (Oddone, diretor-geral), da ANP, conseguiu melhorar bastante, simplificar, reduzir os índices (de conteúdo local)", afirmou Castello Branco, completando que, apesar do "trabalho muito bom", é preciso melhor ainda mais as regras.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

polêmica

Governo barra novo cadastro para auxílio

A estratégia do governo já desperta críticas de organizações da sociedade civil, que consideram urgente a abertura de um novo prazo para pedidos de auxílio

Tombo grande

Elon Musk perde US$ 27 bilhões em uma semana após tombo da Tesla

Mesmo com o tompo gigantesco, Musk segue como segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos, o fundador da Amazon

Expansão

3R Petroleum fecha parceria com DBO para aquisições de campos offshore

Com a parceria, a DBO se tornará acionista minoritária da OP, que seguirá sob controle da 3R

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies