🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Estadão Conteúdo
Vai subindo

Demanda por petróleo no Brasil em fevereiro foi de 2,84 milhões de BPD, diz Opep

Organização também alterou suas expectativas para a oferta de 2018 e de 2019 após quatro meses sem alterações

Estadão Conteúdo
10 de abril de 2019
16:29 - atualizado às 12:16
Plataforma de petróleo
Imagem: Shutterstock

A demanda por petróleo no Brasil em fevereiro foi de 2,84 milhões de barris por dia (bpd), conforme informou nesta quarta-feira, 10, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) por meio de seu relatório mensal.

O aumento no mês, de acordo com a entidade que tem sede em Viena, foi de 130 mil bpd ou 5% na comparação com o mesmo mês de 2018.

No documento, a Organização salientou que, similar ao que ocorreu em meses anteriores, houve uma grande demanda por etanol em substituição à gasolina, seguida pelo diesel e querosene para aviação.

"O aumento do consumo de etanol foi resultado dos menores preços do álcool, que maximizaram sua competitividade ante a gasolina", comparou a instituição.

A Opep constatou que, enquanto os preços de varejo do etanol giravam em torno de R$ 2,78 por litro, os da gasolina registraram a média de R$ 4,19 por litro durante o mês de fevereiro.

"Com isso, a demanda de etanol acelerou ao longo do mês e cresceu em 110 mil bpd na comparação com o mesmo mês do ano passado", pontuou.

Projeções de produção

Após quatro meses sem mexer em suas previsões para a produção no Brasil, a Opep elevou sua expectativa para a oferta de 2018 e diminuiu a para 2019.

Segundo o relatório mensal divulgado nesta quarta-feira pela entidade, o abastecimento doméstico do ano passado foi de 3,30 milhões de barris por dia (bpd) ante estimativa dos últimos meses de um suprimento de 3,26 milhões de bpd.

Com o novo número, a expansão de 2018 será um pouco mais forte do que a esperada anteriormente sobre 2017, quando a produção nacional foi de 3,25 milhões de bpd. No documento publicado nesta quarta, há apenas como referência de 2018, as projeções trimestrais da segunda metade do ano: 3,2 milhões de bpd no terceiro trimestre e 3,3 milhões de bpd no quarto.

Para 2019, no entanto, a Organização reduziu a estimativa de 3,63 milhões de bpd mantida nos últimos quatro meses para 3,61 milhões de bpd agora. No detalhamento por trimestres, é possível ver ajustes de expectativas para a produção em todos os períodos.

Para o primeiro trimestre de 2019, a oferta foi estimada em 3,3 milhões de bpd ante projeção do mês passado de 3,5 milhões de bpd.

Para o período de abril a junho, a projeção de 3,6 milhões de bpd substituiu a de 3,5 milhões de bpd e, para o terceiro trimestre, a expectativa de abastecimento de 3,6 milhões de bpd deu lugar à de 3,7 milhões de bpd. Para os últimos três meses do ano, a correção foi de 3,9 milhões de bpd para 3,8 milhões de bpd.

PIB

A Opep manteve nesta quarta-feira suas projeções para o crescimento do PIB do Brasil em 2019, mas suprimiu o viés de alta para a expansão da atividade doméstica que constava nos relatórios mensais anteriores. De acordo com a entidade, o PIB brasileiro deverá avançar 1,8% em 2019, após ter subido 1,1% em 2018.

Nas edições anteriores, a instituição vinha reforçando que sua estimativa poderia mudar para cima levando em consideração o trabalho da administração de Jair Bolsonaro. "Dependendo das ações políticas do novo governo, bem como da evolução dos preços das commodities, a previsão de crescimento para 2019 pode mudar", salientou a Opep nos meses anteriores.

No trecho em que faz análises sobre as moedas de países grandes exportadores de commodities, a Organização registrou que o dólar avançou 3,3% em relação ao real. Segundo a entidade, isso ocorreu devido a "preocupações com atrasos nas discussões sobre a reforma Previdenciária no Congresso do País".

Compartilhe

NADA DE PARAR

O ciclo continua: Opep+ confirma aumento da oferta de petróleo em 100 mil barris por dia em setembro

3 de agosto de 2022 - 18:20

A previsão era encerrar o ciclo de altas na oferta no próximo mês; o acréscimo de barris de petróleo, portanto, será menor em comparação aos meses de julho e agosto

PETRÓLEO SEGUE EM ALTA

Biden sai por uma porta, Putin entra pela outra: Arábia Saudita aproveita a pechincha e aumenta importação de petróleo russo; commodity opera em alta hoje

18 de julho de 2022 - 11:16

O presidente americano Joe Biden fez sua primeira visita ao Oriente Médio, na tentativa de baratear o preço do petróleo; mas sem sucesso no alinhamento às sanções à Rússia

PETRÓLEO EM QUEDA

Seguindo os planos: Opep+ vai produzir 648 mil barris a mais por dia em agosto

30 de junho de 2022 - 16:52

O grupo manteve a decisão de elevar a produção de petróleo entre julho e agosto; a Opep+ tem realizado sucessivos aumentos para conter a alta dos preços dos combustíveis no mercado internacional

TENTANDO CONTER A ALTA

Fator Putin: Opep+ vai aumentar de novo a produção de petróleo em julho e agosto; saiba por quê

2 de junho de 2022 - 13:00

Na tentativa de conter a alta dos preços do petróleo, a Opep+ deve aumentar a produção diária em 600 mil barris

PETRÓLEO EM ALTA

Opep+ vai produzir 432 mil barris de petróleo a mais por dia em junho; saiba o por quê

5 de maio de 2022 - 11:39

Mesmo com o aumento da oferta de petróleo pela Opep, a cotação da commodity segue em alta. Nova reunião acontece em 2 de junho

IVAN SANT'ANNA

Ganância, dinheiro e poder – ou por que hoje só invisto em petróleo na hora de encher o tanque do carro

23 de outubro de 2021 - 7:25

Deixei de operar petróleo e jamais comprarei novamente papéis da Petrobras ou qualquer outra ação sobre a qual o governo tenha influência

Fim do impasse

Opep+ chega a acordo para elevar produção de petróleo

18 de julho de 2021 - 12:40

Acordo também encerra impasse entre Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos

Crescimento da economia

Opep eleva previsão para crescimento do PIB do Brasil em 2021, de 3% para 3,2%

15 de julho de 2021 - 9:54

A análise destaca que a atividade econômica voltou ao nível pré-pandemia no primeiro semestre e se mostrou “resiliente” à escalada de casos de coronavírus na primeira etapa do ano

Situação delicada

Impasse da Opep+ e variantes do coronavírus pesam no mercado de petróleo, avalia AIE

13 de julho de 2021 - 8:18

Em relatório mensal publicado nesta terça-feira, 13, a entidade com sede em Paris diz que se a Opep não conseguir superar o impasse atual

Esquenta dos Mercados

Dados da atividade econômica dos países devem movimentar os negócios, em meio ao medo da variante delta

1 de julho de 2021 - 8:05

O chamado PMI mede a atividade econômica, que tem apontado para uma retomada da economia para o segundo semestre

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies