Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
plano em prática

Petrobras venderá rede de postos no Uruguai

Líder no Brasil em distribuição de combustível, com a BR Distribuidora, a petroleira colocará à venda a rede com 70 postos naquele país, e vai negociar com o governo uruguaio devolver a concessão de distribuição de gás

Roberto Castello Branco
Segundo Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, a estatal compra gás natural da Argentina a preço de mercado e no Uruguai a preço tabeladoImagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Petrobras quer se desfazer de seus negócios de distribuição de gás e da rede de postos de combustíveis no Uruguai. "A escala que temos no Uruguai não nos interessa", disse Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras ao 'Estadão/Broadcast', sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Líder no Brasil em distribuição de combustível, com a BR Distribuidora, a petroleira colocará à venda a rede com 70 postos naquele país, e vai negociar com o governo uruguaio devolver a concessão de distribuição de gás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Castello Branco, a estatal compra gás natural da Argentina a preço de mercado e no Uruguai a preço tabelado. A estatal opera as distribuidoras MontevideoGas e Conecta. "Esses negócios dão prejuízo."

Essa decisão faz parte do programa de venda de ativos não estratégicos, que está em curso pela Petrobras. A estatal comunicou ontem que também pretende vender oito refinarias no Brasil, entre elas a Abreu e Lima. São 13 unidades no total, com produção de 2,2 milhões de barris diárias. "A intenção é vender metade da nossa capacidade de produção", disse Castello Branco. A estatal pretende levantar US$ 15 bilhões com a venda dessas refinarias.

Se a estratégia for levada adiante, a Petrobras vai deixar de ter o monopólio de refino no Brasil. "É uma anomalia uma única empresa ter 98% da capacidade de produção de determinados produtos, qualquer que seja a circunstância", disse Castello Branco.

Empresas especializadas em refino e tradings estão entre as potenciais interessadas no negócio. Castello Branco afirmou que a Petrobras não venderá as refinarias a um único comprador para evitar monopólios regionais. A meta é vender 100% de cada unidade de refino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, a petroleira anunciou a venda de US$ 10,3 bilhões em ativos de um plano total de US$ 27 bilhões. Na quinta-feira, comunicou ao mercado a venda do gasoduto TAG para a francesa Engie, por US$ 8,6 bilhões, da plataforma do campo de Tartaruga Verde (comprada pela Petronas, da Malásia, por US$ 1,3 bilhão) e do polo do Riacho da Forquilha, arrematada pela baiana PetroRecôncavo, por US$ 384 milhões.
Estão na lista da estatal para desinvestimentos a Liquigás (botijão de gás), a fatia da Petrobras na Braskem. Além da redução da fatia na BR Distribuidora - hoje em 71%. A companhia pretende fazer uma nova oferta de ações da empresa na Bolsa.

Leia Também

NOVA QUERIDINHA?

OceanPact (OPCT3) pode pagar dividendos de até 23% com apoio da Petrobras (PETR4), diz BTG Pactual

PARA ANOTAR NA AGENDA

Dividendos de R$ 3,8 bilhões entram no radar dos acionistas da BB Seguridade (BBSE3); B3 (B3SA3) ajusta valor de JCP 

Gás

A estatal também está revendo sua estratégia na área de distribuição de gás canalizado no País. O professor Luciano Castro foi contratado para reavaliar o papel da estatal no segmento. "Esse é um setor que vai sofrer mudanças de regulação para estimular competição e investimentos", disse o executivo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de agência do Bradesco (BBDC4). 23 de junho de 2026 - 18:45
Fachada do Banco Inter. 23 de junho de 2026 - 15:09
grand capital assessoria de investimentos 23 de junho de 2026 - 12:00
Banco do Brasil (BBAS3), Caixa e BNDES. 23 de junho de 2026 - 10:33
Logo da MRV (MRVE3) nas cores verde e amarelo 22 de junho de 2026 - 20:04
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 22 de junho de 2026 - 19:49
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 22 de junho de 2026 - 18:45
22 de junho de 2026 - 17:33
GTA 6, Take-Two, Rockstar Games 22 de junho de 2026 - 14:19
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 22 de junho de 2026 - 13:27
brasil petróleo petrobras prio 22 de junho de 2026 - 12:49
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar