Menu
2019-04-03T10:18:32-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
corrupção

Ex-gestores da Petrobras podem ter interferido em comissão interna, diz CVM

CVM diz ter encontrado indícios de que trechos de relatórios produzidos por comissão interna foram suprimidos; trabalho era feito para indicar irregularidades nos investimentos realizados na Refinaria Abreu e Lima

3 de abril de 2019
9:12 - atualizado às 10:18
Letreiro da Petrobras em frente a prédio
Letreiro da Petrobras em frente a prédio - Imagem: Shutterstock

A ex-diretoria da Petrobras pode ter interferido no trabalho da Comissão Interna de Investigação (CIA) — que indica irregularidades nos investimentos realizados na Refinaria Abreu e Lima.

É o que aponta a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que diz ter encontrado indícios de irregularidades. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o jornal, a CVM afirma que diversos trechos de um relatório produzido pela CIA foram suprimidos. Entre as informações omitidas, estão várias menções a documentos de 2008 das áreas de planejamento e financeira da Petrobras, que apontavam a baixa atratividade e os riscos de investimentos.

De acordo com a CVM, também foi omitida a informação de que o cálculo do fluxo de caixa e da taxa de atratividade do investimento excluía o impacto tributário. Ainda assim, o investimento foi aprovado pela diretoria e pelo conselho de administração da petrolífera.

No final do ano passado, o relatório do inquérito administrativo apurou o caso e converteu a ação em processo sancionador. Ex-diretores e ex-conselheiros da companhia passaram então a ser acusados de faltarem com o dever fiduciário na aprovação dos investimentos.

Arrolados ao processos estão, entre outros, a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro Guido Mantega, a ex-presidente da estatal Maria das Graças Foster e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho.

Em depoimento à CVM, os membros da CIA confirmaram a suposta interferência no resultado do trabalho da comissão. Foster, por outro lado, declarou ter visto "várias coisas" fora do escopo do trabalho da CIA, mas entregou o relatório e "não soube de mais nada", ainda de acordo com O Estado de S. Paulo.

Outro lado

A reportagem do jornal obteve como resposta da Petrobras de que não comentaria o caso. A assessoria da ex-presidente Dilma disse que se manifestaria hoje. Mas a publicação desta nota não havia nada público. Graça Foster, ex-presidente da Petrobras não foi encontrada e Mantega disse que não se pronunciaria. Coutinho disse o mesmo — ao menos até ter conhecimento prévio do relatório.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

MERCADOS HOJE

Em sessão volátil, Ibovespa cede à cautela externa e perde os 116 mil pontos; dólar sobe 1%

investidores aguardam os números das “big techs” e decisão de juros do Federal eserve. No Brasil, o mercado segue monitorando a questão fiscal

Parceria

Klabin firma acordo com Timo para constituir SPE na área florestal

O objetivo principal da SPE será a exploração da atividade florestal no Estado de Santa Catarina.

Vai vir antes?

Ata do Copom leva bancos a antecipar início de alta da Selic

Segundo a ata, parte dos integrantes do Copom já considerava a necessidade de mexer na Selic por fatores como a elevação da inflação.

Impacto

Confiança do comércio da FGV cai 0,9 ponto em janeiro ante dezembro (90,8 pontos)

Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 1,7 ponto, na terceira queda seguida.

quer investir?

Locaweb desdobra ações para facilitar entrada de novos acionistas

Papéis serão desdobrados na proporção de um para quatro novos, depois de acumularem alta de mais de 400% desde estreia

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies