A queda maior que o previsto do índice de sentimento do consumidor americano, medido pela Universidade de Michigan, fez com que o JP Morgan revisasse para cima a chance de recessão nos Estados Unidos nos próximos 12 meses.
Agora, o banco projeta uma probabilidade de 42,9% de a economia americana entrar em recessão, contra uma projeção anterior de 40,8%.
O índice de sentimento do consumidor, divulgado na última sexta-feira pela Universidade de Michigan, caiu de 98,3 pontos em dezembro para 90,7 pontos na leitura preliminar de janeiro. Analistas esperavam recuo menor, para 96,4 pontos.
A forte queda no subíndice de expectativas dos consumidores foi o fator que mais pesou, passando de 87,0 para 78,3 no período.
De acordo com o economista Daniel Silver, do JP Morgan, o recuo no sentimento "é um sinal de que a paralisação do governo está tendo impacto negativo nas atitudes dos consumidores, embora o comunicado de imprensa da universidade tenha notado que apenas um em cada dez consumidores mencionou o 'shutdown' em suas respostas".
Silver destacou, ainda, outros fatores que também podem ter pesado no sentimento dos consumidores, já que a pesquisa, "mostrou um aumento nas respostas relatando notícias desfavoráveis sobre o mercado de ações".
*Com Estadão Conteúdo