IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2022-08-16T14:35:40-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
NOVO CAPÍTULO

E agora, Biden? Putin afirma que EUA querem prolongar a guerra na Ucrânia e provocar a China — saiba por quê

Putin acusou o país governado por Joe Biden de querer “parasitar” o mundo com interferências em outros países, promovendo uma política “anti-Rússia”

16 de agosto de 2022
14:35
Presidente russo, Vladimir Putin, sentado com as mãos sobre uma mesa e com a bandeira da Rússia atrás
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Imagem: Reprodução/Flickr

A bandeira branca entre Rússia e Ucrânia ainda deve demorar a ser hasteada. Sem avanços e com o diálogo escasso, o presidente Vladimir Putin afirmou, nesta terça-feira (16), que a guerra na Ucrânia vai se prolongar e o culpado são os EUA.

Putin acusou o país governado por Joe Biden de querer “parasitar” o mundo com interferências em outros países. As declarações fizeram parte do discurso do chefe de Estados na conferência sobre segurança internacional, em Moscou.

Os ânimos entre os dois países seguem acirrados com a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), aliança militar liderada pelos EUA. Segundo ele, os EUA estão tentando manter seu status hegemônico no mundo, com um projeto “anti-russo”.

Um dos motivos é a aprovação, há duas semanas, do Senado americano à entrada da Finlândia e da Suécia no grupo — adesão que foi uma resposta à invasão da Rússia à Ucrânia — e que aumenta o percentual de fronteira terrestre de países da OTAN próximos ao país russo.

Por fim, Putin defendeu novamente a invasão à Ucrânia como uma operação para garantir a segurança dos russos.

Visita de Pelosi à Taiwan

As falas de Putin ainda ecoaram a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, no início do mês — que intensificou as tensões entre o Ocidente e a China

Para o presidente russo, a presença da parlamentar norte-americana em Taipé foi uma “provocação cuidadosamente planejada”, que fazia parte de “uma estratégia intencional e consciente dos EUA para desestabilizar a situação na região e no mundo”.

Vale mencionar que, nesta terça-feira, o comando da Força Aérea dos EUA realizou um lançamento-teste de um míssil balístico intercontinental, sem munição. O artefato saiu da Califórnia, em direção ao Pacífico, atingindo, por fim, as Ilhas Marshall, na Oceania.

Por sua vez, os militares americanos negaram qualquer intenção de "demonstrar força” diante da movimentação chinesa em Taiwan.

VEJA TAMBÉM — ALERTA VERMELHO DE TENSÃO GLOBAL: Atrito entre EUA e China pode causar GUERRA?

Putin vai fornecer armas para aliados

Além dos ataques diretos aos EUA, o discurso de Putin foi direcionado aos seus aliados.

Durante a conferência, o presidente russo afirmou que o país está pronto para fornecer equipamentos militares — que vão desde armas até veículos blindados e aéreos — aos aliados na América Latina, Ásia e África, além de fornecer treinamentos a combatentes estrangeiros.

*Com informações de CNBC, CNN, Estadão Conteúdo e Reuters

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

DIA 32

Eleições no Congresso: das favas contadas à vitória de Lula contra o avanço bolsonarista

1 de fevereiro de 2023 - 20:25

Rodrigo Pacheco foi reconduzido à presidência do Senado com 49 votos, enquanto Arthur Lira foi reeleito para o comando da Câmara — mas os números não contam o que estava em jogo

LUCRO NO EXTERIOR

Petrobras (PETR4) sofre derrota bilionária no CARF, mas garante que irá recorrer; entenda o caso

1 de fevereiro de 2023 - 19:44

A estatal perdeu em um julgamento de recursos contra duas cobranças que totalizam cerca de R$ 5,7 bilhões

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Jerome Powell encanta Wall Street, mas Ibovespa não acompanha; confira os destaques do dia

1 de fevereiro de 2023 - 19:34

Chamado de Eros no Monte Olimpo e de Cupido na Roma Antiga, o deus da paixão é fruto da união entre os deuses da guerra e do amor. Ainda que ganhe novos nomes por onde passa, a imagem de um ser angelical armado com a flecha dos enamorados é universalmente reconhecida — e parece ter […]

é hora de dizer adeus

Stone embolsa R$ 218 milhões com venda de ativos e dá adeus ao Inter

1 de fevereiro de 2023 - 19:30

Cada BDR negociado na B3 sob o ticker INBR32 corresponde a uma ação de Classe A negociada em Nova York. Nesta quarta-feira, o ativo recuou cerca de 6% após a operação.

MERCADO DE TRABALHO

Você quer mudar de emprego? Saiba por que a maioria dos brasileiros também quer um novo trabalho em 2023

1 de fevereiro de 2023 - 19:00

Busca por maior salário move busca por novo emprego, mas o medo da demissão do atual trabalho também é grande, diz pesquisa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies