Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-04-04T12:35:40-03:00
Estadão Conteúdo
Para aprovar Previdência

“Guedes é amigo de vocês”, apela Bolsonaro à bancada ruralista

Em cerimônia com integrantes da bancada, presidente defendeu importância da agenda reformista e a necessidade de aprovação da reforma da Previdência

20 de fevereiro de 2019
7:32 - atualizado às 12:35
Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Em busca de apoio para aprovar a reforma da Previdência no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro fez afagos à bancada ruralista na cerimônia de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na noite dessa terça-feira, 19, no Clube Naval, em Brasília.

No evento, o presidente defendeu a importância da agenda reformista e disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é “amigo” dos ruralistas.

Também se colocou como um “soldado” à disposição dos agricultores e disse que o setor pode contar com “alguém que dará a devida segurança jurídica para plantar e produzir”.

“O Guedes é amigo de vocês. Um homem que tem desafios, mas cuja responsabilidade está dividida entre todos nós”, discursou o presidente. “A reforma não é minha, não é do Guedes, ela é do Brasil”, disse Bolsonaro.

O discurso do presidente ocorreu na véspera da visita que fará ao Congresso para levar o texto da reforma da Previdência. No discurso, Bolsonaro deixou claro que precisa aprovar as mudanças no sistema de aposentadoria. “Nós precisamos das reformas. O Brasil só poderá andar se fizermos as reformas”, declarou.

Mais cedo, o vice-presidente Hamilton Mourão, que também compareceu ao evento, disse que o governo estima ter o apoio de 250 dos 513 parlamentares. Pelos cálculos de Mourão, ainda é preciso “buscar” entre 60 e 70 votos para a aprovação da proposta, que depende de pelo menos 308 deputados.

Na noite desta terça, o presidente também afirmou que o governo “não vai mais atrapalhar” o agronegócio, em referência ao discurso da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que o antecedeu. A ministra mencionou que o agronegócio é “progressista” e busca modernização, mas muitas vezes foi atrapalhado por governos anteriores. “Contem com alguém que não vai mais atrapalhar”, disse o presidente.

Tereza Cristina ainda chamou a atenção do ministro da Economia, Paulo Guedes, para o agronegócio. “Professor Paulo Guedes, vamos olhar juntos com muita atenção para esse setor, que é sobrevivente”, afirmou a ministra.

Nos bastidores, Cristina tem demonstrado resistência às políticas liberais de Guedes. No início do mês, a ministra disse que o “desmame” de subsídios não pode ser tão radical.

Após conversar com Cristina e pressionado pelos produtores de leite, Bolsonaro mandou a equipe econômica voltar atrás e anunciou o aumento do Imposto de Importação para compensar o fim da sobretaxa ao leite em pó defendido por Guedes.

Por fim, no discurso de hoje, Cristina deu o recado: “Sabemos do significado e do peso dessa frente sobre o agronegócio”.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu comparecer ao evento em cima da hora para tentar melhorar a relação com o Congresso em meio à crise no governo. “Se estou aqui, é porque acredito em vocês”, afirmou.

Ele saiu sem falar com a imprensa e não comentou os áudios vazados pelo ex-ministro Gustavo Bebianno ao longo do dia.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Comandante do navio

Em meio à crise econômica, Bolsonaro se isenta de culpa pela situação do país: ‘se é assim, ache um cara melhor’

Como de costume, o presidente voltou a jogar a culpa da crise nas medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para conter o novo coronavírus

Quem não tem teto de vidro...

Governo cancela lançamento do Auxílio Brasil; veja por que o programa social fez a bolsa despencar e o dólar disparar hoje

Ainda não há uma nova data para o lançamento do programa, que levou o Ibovespa as mínimas antes do sinal vermelho para o anúncio

Juntando forças

Saiba mais sobre a Novi, carteira de criptomoedas criada pela parceria entre Facebook e Coinbase

Essa wallet ainda está em uma versão piloto, mas já está disponível para download e algumas pessoas estranharam a ausência da criptomoeda Diem

Desanimou

Prévias operacionais fracas derrubam ações da MRV; veja 3 motivos para a decepção dos investidores

Inflação dos custos de construção se refletiram em aumentos nos preços dos imóveis, impactando negativamente as operações da companhia no terceiro trimestre

GUERRA DAS MAQUININHAS NA BOLSA

Por que a Cielo (CIEL3) cai forte enquanto a Getnet (GETT11) engata mais um dia de alta expressiva no Ibovespa?

Enquanto o principal índice da bolsa cai mais de 2%, as units da Getnet avançam 23,45%, aos R$ 9,53, mesmo após terem subido mais de 65% na sessão de ontem.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies