Em mais uma fase da abertura da plataforma de investimentos dos grandes bancos de varejo, o Itaú Unibanco lançou para os clientes dos segmentos Personnalité e Uniclass (alta e média renda) o seu primeiro fundo de previdência multigestor.
A carteira do fundo conta com gestoras estreladas como SPX, Verde, Adam e Kinea. A seleção dos fundos que fazem parte do portfólio é feita pela equipe do banco.
Para investir no Itaú Seleção Previdência Multifundos no plano VGBL é preciso ter pelo menos R$ 50 mil de saldo aplicado no banco. Na versão PGBL, o mínimo necessário é R$ 25 mil.
O fundo pode ser uma opção caso você não queira deixar os recursos da sua previdência expostos à estratégia de apenas um gestor.
Mas se você se interessou em aplicar, fique atento aos custos. As taxas de administração fundo variam de 0,90% a até 2,90% ao ano. Esse percentual varia porque a composição dos gestores externos nos quais o fundo investe pode mudar.
Com o aumento da concorrência para plataformas independentes de investimento, os grandes bancos como o Itaú decidiram zerar no ano passado a famigerada taxa de carregamento, que era cobrada a cada aporte do investidor nos planos de previdência.