Menu
2019-08-28T14:26:24-03:00
Estadão Conteúdo
Indústria paulista

Indicador do nível de atividade de SP cresce 2,1% em julho, diz Fiesp

Fator que mais contribuiu para o aumento do índice foi a expansão das vendas reais em julho

28 de agosto de 2019
14:26
Indústria de automóveis
Imagem: shutterstock

A atividade da indústria paulista cresceu 2,1% em julho ante junho, aponta o Indicador do Nível de Atividade (INA), divulgado nesta quarta-feira, 28, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na série com ajuste sazonal. Sem o ajuste, a alta é de 9,9%.

De acordo com a Fiesp, o fator que mais contribuiu para o aumento do índice foi a expansão das vendas reais em julho, de 3,6% na comparação com junho, com ajuste. Essa alta mais do que compensou o recuo nos demais componentes do índice.

As horas trabalhadas na produção caíram 0,9% e os salários reais médios tiveram baixa de 0,2%. O nível de utilização da capacidade instalada, por sua vez, recuou 0,5 ponto porcentual.

No acumulado de janeiro a julho, o INA tem alta de 1,5% em relação a igual período do ano passado, em conta sem ajuste sazonal.

"O conjunto dos indicadores mostra uma expansão consistente das vendas, que é o início da retomada da atividade industrial paulista. Vale lembrar que o Sensor de agosto indica também uma tendência do aumento do emprego industrial, o que deve ser observado ao longo dos próximos meses", diz o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Sensor

O Sensor ao qual Skaf se refere é o indicador calculado pela Fiesp para tentar antecipar o resultado do mês atual, a partir de entrevistas com industriais.

Após três meses abaixo da linha de 50 pontos, o sensor avançou e marcou 50,2 pontos em agosto, indicando expansão da atividade.

As variáveis que mais contribuíram para o aumento foram a de vendas, atingindo 52,6 pontos, e a de estoques, que caiu ao marcar 46,8 pontos.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Radiocash

“Quando comecei a criar o Me Poupe, eu queria transformar finanças em mainstream”, conta Nathalia Arcuri

A plataforma de conteúdo e educação financeira tem uma CEO com uma jornada polêmica e impactante; confira no RadioCash

Economia na defesa

Privatização da Eletrobrás é ‘entrega elevadíssima’, afirma secretário de Guedes

Segundo associações do setor, o texto aprovado vai aumentar o custo da energia para consumidores em R$ 84 bilhões nas próximas décadas

Entre a cruz e a espada

Bitcoin se aproxima da “Cruz da Morte”: O que isso significa para a criptomoeda?

O bitcoin tocou essa linha imaginária no último final de semana, o que deve determinar o futuro da moeda para os próximos meses

Buscando confiança

Números de abril mostram melhora do IRB, mas queda da ação mostra que desconfiança persiste

Estratégia de rever contratos, principalmente no exterior, diminuiu as receitas fora do Brasil, mas ajudou sinistralidade e resultado final

Economia dos eua

Dirigente do Fed admite inflação alta, mas defende contínuo apoio monetário

Presidente da distrital do banco admitiu que as leituras recentes de inflação estão “altas” e devem ser monitoradas de perto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies