A taxa de administração dos fundos de investimento de varejo caiu 42% de agosto de 2005 a agosto de 2019, segundo um levantamento feito pela ferramenta Comdinheiro, fornecedora de informações macroeconômicas e financeiras.
Há 14 anos, a taxa de administração média dos fundos acessíveis aos investidores em geral e distribuídos nas instituições financeiras voltadas para os clientes de varejo era de 2,54% ao ano. Hoje, ela é de 1,47% ao ano.
Foram consideradas as taxas de administração vigentes nos fundos ativos no último dia útil de cada mês de agosto desde 2005. O Comdinheiro considerou, como fundos de varejo, aqueles que tinham mais de 20 mil cotistas em cada data analisada.
A taxa de administração média em cada data foi ponderada pelo peso do patrimônio líquido do fundo na ocasião.
Segundo o Comdinheiro, o patrimônio dos fundos estados era de R$ 119 bilhões em 31 de agosto de 2005, passando para R$ 598 bilhões em 27 de agosto de 2019.
Queda de juros e aumento da concorrência
Nos últimos anos, a queda na taxa básica de juros (Selic) e o aumento da concorrência com a proliferação de novos fundos e a popularização de plataformas independentes de investimento obrigaram os fundos mais caros a reduzirem suas taxas, que comiam parte significativa do retorno da aplicação.
Embora a taxa de administração média atual ainda possa ser considerada alta para um cenário de Selic a 6,0% ao ano, a redução foi significativa, e hoje em dia já existe até fundo de varejo que não cobra qualquer taxa.