Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-09-06T17:40:42-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Mais leve no bolso

Taxa de administração de fundos de varejo caiu mais de 40% nos últimos 14 anos

Custo dos fundos vem caindo desde 2005, mostra levantamento da ferramenta de informações financeiras Comdinheiro

6 de setembro de 2019
17:36 - atualizado às 17:40
Fed
Nos últimos anos, fundos foram obrigados a reduzir a taxa de administração com a queda dos juros e o aumento da concorrência. Imagem: Shutterstock

A taxa de administração dos fundos de investimento de varejo caiu 42% de agosto de 2005 a agosto de 2019, segundo um levantamento feito pela ferramenta Comdinheiro, fornecedora de informações macroeconômicas e financeiras.

Há 14 anos, a taxa de administração média dos fundos acessíveis aos investidores em geral e distribuídos nas instituições financeiras voltadas para os clientes de varejo era de 2,54% ao ano. Hoje, ela é de 1,47% ao ano.

Gráfico mostra queda da taxa de administração dos fundos de varejo de agosto de 2005 a agosto de 2019

Foram consideradas as taxas de administração vigentes nos fundos ativos no último dia útil de cada mês de agosto desde 2005. O Comdinheiro considerou, como fundos de varejo, aqueles que tinham mais de 20 mil cotistas em cada data analisada.

A taxa de administração média em cada data foi ponderada pelo peso do patrimônio líquido do fundo na ocasião.

Segundo o Comdinheiro, o patrimônio dos fundos estados era de R$ 119 bilhões em 31 de agosto de 2005, passando para R$ 598 bilhões em 27 de agosto de 2019.

Queda de juros e aumento da concorrência

Nos últimos anos, a queda na taxa básica de juros (Selic) e o aumento da concorrência com a proliferação de novos fundos e a popularização de plataformas independentes de investimento obrigaram os fundos mais caros a reduzirem suas taxas, que comiam parte significativa do retorno da aplicação.

Embora a taxa de administração média atual ainda possa ser considerada alta para um cenário de Selic a 6,0% ao ano, a redução foi significativa, e hoje em dia já existe até fundo de varejo que não cobra qualquer taxa.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

DIA AGITADO

Dividendos: em meio a polêmica na CPI, Hapvida (HAPV3) paga JCP aos acionistas

Depois de dia agitado com citação de diretor da empresa na CPI da pandemia, Hapvida encerrou a quarta-feira com anúncio de pagamento de JCP

Ivan Sant'Anna

Bitcoin ou ouro? A verdadeira reserva de valor que você precisa ter entre os seus investimentos

Quando alguém fala em reserva de valor, deve ter em mente que se refere a ativos cotados na moeda do país em que o investidor vive, ganha e gasta.

Polêmica

Reserva de emergência e aplicações de curto prazo: CDB 100% do CDI pode ser melhor que Tesouro Selic?

Com a Selic mais alta, vale a pena voltar a discutir qual a opção ideal para a reserva de emergência; e, nesse sentido, os CDBs que pagam 100% do CDI com liquidez diária podem sim ser uma boa pedida

De volta ao jogo

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 6,25%

Renda fixa “voltou ao jogo”, mas ainda não dá para ficar rico. Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras agora que o Banco Central elevou a Selic mais uma vez

entrevista

BC briga para recuperar a credibilidade e poderia ter acelerado alta da Selic, diz economista-chefe da gestora Garde

Para Daniel Weeks, BC passou mais tempo do que o necessário com a sinalização de que manteria taxa de juros muito baixas; ele avalia que aumento poderia ter sido de 1,25 ponto e que discussão sobre fim do ciclo de ajustes ainda não acabou

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies