Menu
2019-08-21T16:15:16-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

O que são fundos de fundos, também conhecidos como FoF

Conheça as vantagens dos fundos que investem em outros fundos

23 de agosto de 2019
5:30 - atualizado às 16:15

Você já ouviu falar de FoF? O nome é engraçadinho, mas, por incrível que pareça, estou falando de um produto financeiro. No vídeo a seguir, você vai entender o que é um FoF, um fundo de fundos, e quais as vantagens desse tipo de investimento:

Veja a seguir a transcrição do texto do vídeo sobre os fundos de fundos (FoF)

Os fundos de investimento são veículos excelentes para o investidor pessoa física, porque permitem investir em carteiras diversificadas de ativos escolhidos por um gestor profissional, que tem muito mais condição de acompanhar o mercado no dia a dia e no detalhe. O problema é que mesmo o universo dos fundos de investimento é muito variado, com uma infinidade de produtos e classificações que podem confundir a cabeça do investidor e deixá-lo bastante indeciso na hora de escolher. Mas e se você tivesse um gestor pra selecionar os fundos pra você? No vídeo de hoje, eu vou falar de um veículo que faz exatamente isso: os fundos de fundos, mais conhecidos como FoF.

FoF é uma sigla que vem do inglês: fund of funds ou, literalmente, fundo de fundos. Soa engraçado em português, mas não tem como esquecer. Um fundo de fundos é exatamente o que o nome indica, um fundo que investe em outros fundos. Eles também são conhecidos como fundos multigestores, porque os fundos que compõem as suas carteiras normalmente são comandados por gestores diferentes.

Um FoF tem algumas vantagens bastante claras, como a existência de um gestor profissional para escolher os fundos, uma diversificação ampla e a isenção de imposto de renda quando o gestor resgata ou vende cotas de um fundo da carteira pra investir em outro.

Mas os fundos de fundos têm outras duas vantagens menos óbvias: uma delas é o acesso a fundos que exigem grande aporte inicial ou que são restritos pra investidores profissionais ou institucionais, nos quais você não conseguiria investir como pessoa física; a outra é a possibilidade de investir em fundos que estão fechados pra aportes do público em geral.

Alguns FoF investem apenas em fundos de um mesmo tipo - por exemplo, fundos imobiliários -, mas outros podem investir em fundos de diversas classificações, como renda fixa, multimercados, cambiais e ações. Ou seja, investir em um fundo desses mais variado equivale a comprar, de uma só vez, uma carteira completa de fundos gerida profissionalmente.

Gostou do vídeo? Então não se esquece de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho pra receber as notificações. E pode deixar dúvidas e sugestões para outros vídeos nos comentários.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

executivo de carreira

Vice-presidente do BB, Walter Malieni, morre aos 50 anos

Executivo de carreira do BB, com mais de 35 anos de casa, Malieni completaria 51 anos em novembro

números da covid

Covid-19: Brasil tem 2,96 milhões de casos e 99,5 mil mortes

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.079 óbitos, segundo o balanço diário do Ministério da Saúde divulgado hoje (7)

Reserva de R$ 1,3 bi para gastos

Iguatemi vai recomprar até 1,3 milhão de ações

Quantidade representa 1,5% dos papéis em circulação da companhia. Ações acumulam queda de mais de 30% no acumulado de 2020

seu dinheiro na sua noite

Uma conversa sobre investimentos para o meu pai

O primeiro salário que recebi na vida foi em julho de 1994, mês inaugural do Plano Real. Foi com esse dinheiro que saí pelas lojas do bairro do Gonzaga, em Santos, em busca de um presente para dar no Dia dos Pais. Desde então, esse sempre foi um problema para mim, porque meu pai não […]

Preferência

Oi fecha acordo de exclusividade com Vivo, Claro e Tim para venda de operação móvel, diz jornal

Após fim da exclusividade da Highline, que desistiu de fazer nova oferta, teles brasileiras passam à frente, com oferta de R$ 16,5 bilhões

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements