Menu
2019-06-05T06:49:13-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ainda numa boa

PMI composto da zona do euro sobe a 51,8 em maio; varejo tem leve queda

O índice, divulgado em pesquisa pela IHS Markit, engloba os setores de serviços e industrial; leituras acima de 50 indicam expansão da atividade.

5 de junho de 2019
6:46 - atualizado às 6:49
Zona do Euro, União Europeia
Bandeira da União Europeia - Imagem: shutterstock

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro subiu de 51,5 em abril para 51,8 em maio, atingindo o maior nível em três meses.

O índice, divulgado em pesquisa pela IHS Markit, engloba os setores de serviços e industrial. As leituras acima de 50 indicam expansão da atividade.

O resultado de maio ficou acima da leitura prévia de maio e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 51,6 em ambos os casos.

Apenas o PMI de serviços da zona do euro aumentou marginalmente, de 52,8 em abril para 52,9 em maio. A estimativa preliminar também era menor, de 52,5.

Vendas no varejo tem leve queda

Outro dado divulgado nesta quarta-feira, 5, da zona do euro refere-se às vendas no varejo. Segundo a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, as vendas no setor registraram queda de 0,4% em abril ante março.

Analistas consultados pelo Wall Street Journal previam queda menor, de 0,2%. Na comparação anual, o setor varejista da região ampliou as vendas em 1,5% em abril.

Inflação ao produtor abaixo do esperado

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,3% em abril ante março,ainda segundo a Eurostat. O resultado surpreendeu analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta mensal de 0,3%.

Na comparação anual, o PPI do bloco subiu 2,6% em abril, ante projeção do mercado de ganho de 3,2%.

Excluindo-se custos de energia, o núcleo do PPI avançou 0,2% em abril ante março e registrou acréscimo de 1,2% no confronto anual, informou a Eurostat.

*Com Estadão Conteúdo 

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

IR 2021

Quer saber quando vai receber sua restituição de IR? Confira o calendário de 2021

Restituição do imposto de renda será, mais uma vez, paga em cinco lotes, entre maio e setembro. Veja o calendário válido para 2021

Vendas no Varejo

Varejo cresce 3%, ativado pelo setor de construção e supermercados

Conforme os dados da Fecomércio, o setor da construção registrou, ao final de 2020, crescimento de 18,7% no faturamento, fechando o ano em R$ 67,6 bilhões

expandindo a produção

PetroRio aumenta participação em campo no pré-sal e ações sobem mais de 4%

Empresa passa a deter 64,3% da concessão, que tem potencial para produzir mais de 140 milhões de barris de óleo

no geral, foi bom

MRV fecha 2020 com recorde de vendas, mas lucro cai 20,3%

Pandemia prejudica desempenho no primeiro semestre e empresa sente efeito do aumento dos custos com materiais nas margens

Melhora da economia

Desemprego nos EUA cai e número de postos de trabalho vem acima do esperado pelo mercado

Ambos os dados de emprego vieram melhores do que o esperado pelo mercado, o que deve pressionar os títulos norte-americanos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies