Menu
2019-04-05T14:48:21-03:00
Estadão Conteúdo
BC europeu

Juros negativos têm sido extremamente úteis para apoiar zona do euro, diz Praet

Economista-chefe do Banco Central Europeu disse não ver nenhum problema na concessão de empréstimos na zona do euro

28 de março de 2019
10:24 - atualizado às 14:48
Zona do Euro - Euro, União Europeia
Imagem: shutterstock

O economista-chefe do Banco Central Europeu, Peter Praet, afirmou que as taxas de juros negativas mantidas pela instituição têm sido "extremamente úteis" para apoiar a economia da zona do euro e, acrescentou, é "difícil" dizer se elas permanecerão nesse nível por ainda mais tempo do que se espera atualmente.

Ainda que sejam apontadas constantemente como um fator diretamente ligado à queda da lucratividade dos bancos na área da moeda comum, o franco-alemão defendeu que os efeitos das taxas negativas "também são bons" para as instituições financeiras. "Se os seus clientes (na economia real) se dão melhor, é bom para eles [os bancos]", comentou em entrevista à Bloomberg TV.

Segundo Praet, que em maio será substituído pelo irlandês Philip Lane, o BCE não vê, por ora, "nada de especial", ou seja, nenhum problema na concessão de empréstimos na zona do euro.

Por outro lado, ele reconheceu que a perspectiva de que os juros fiquem baixos "por ainda mais tempo" precipitou um debate sobre os efeitos colaterais desse quadro monetário.

Ele evitou responder, contudo, se o BCE está mesmo decidido a aplicar um sistema de "camadas" para a taxa de depósito - hoje em -0,40% -, que aliviaria parcialmente os bancos da parcela paga à autoridade monetária para depositar o seu excesso de liquidez no overnight. "Não se pode só concluir que vamos fazer o sistema de camadas só porque a economia está desacelerando e as taxas vão ficar negativas por mais tempo."

Praet admitiu, ainda assim, que a possibilidade está sendo estudada. "A questão precisa ser estudada cautelosamente."

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

seu dinheiro na sua noite

A chance do Pão de Açúcar de focar no seu negócio principal

Nessa nova experiência de home office que muitos de nós estamos vivendo, parcial ou integralmente, um dos desafios é conseguir manter o foco durante todo o expediente. Algumas pessoas dizem conseguir se concentrar muito melhor trabalhando de casa, onde é mais silencioso e confortável. Outras, como eu, encontraram bastante dificuldade para não procrastinar e acabar […]

Falta só a sanção

Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

Além de dar mais 90 dias de prazo, o texto também limitou o pagamento do imposto a, no máximo, seis parcelas

FECHAMENTO

Ibovespa engata segunda alta consecutiva, mas tempo segue fechado em Brasília

O Orçamento segue empacado e a situação fiscal preocupa, mas NY e as commodities vieram para salvar o dia e fazer o Ibovespa fechar a sessão no azul

Clássicos repaginados

Hasbro se une à plataforma de games Roblox para lançar novos produtos

A gigante dos brinquedos anunciou uma série de itens das linhas Nerf e Monopoly em parceria com a novata Roblox

Bom momento

Construtoras apresentam prévias operacionais fortes, apesar de restrições por causa da pandemia

Apesar dos lançamentos fracos, Cyrela viu crescimento nas vendas líquidas em comparação ao mesmo período do ano anterior; Direcional e Moura Dubeux bateram recordes de vendas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies